A desnatação de mercado é uma estratégia de precificação que facilita o alcance de diferentes segmentações de clientes, colaborando para uma maior inserção de novos produtos no mercado.
A estratégia de desnatação consiste no estabelecimento de um preço relativamente alto com o objetivo de desnatar o mercado. Segundo Cogan (2002), o preço alto é fixado, geralmente, no início do ciclo de vida do produto e, com o passar do tempo, o preço é reduzido.
Essa estratégia, também denominada desnatamento, consiste na adoção de um preço alto no lançamento do produto e sua gradativa diminuição ao longo do tempo, isto é, o produto é lançado com preço bastante alto, tornado-o elitizado no primeiro momento e, com o tempo, com a diminuição do preço, ele se populariza.
D) Desnatamento máximo do mercado: empresas que lançam tecnologias novas - preços começam altos e se reduzem gradualmente. A empresa prefere cliente menos sensível ou mais sensível ao preço?
O skimming de preço (price skimming) é uma estratégia de precificação em que uma empresa define o preço inicial dos seus produtos ou serviços acima do preço médio de mercado e, ao longo do tempo, abaixa o preço a fim de atingir outros segmentos de clientes.
Com diversos fins, o skimming é utilizado mesmo que o leitor não se dê conta. Um bom exemplo é quando se visita museus. Há diversas obras e informações sobre elas expostas ao longo da mostra. Se cada pessoa resolvesse ler cada palavra e se atentar aos detalhes, provavelmente a visita demoraria dias.
Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.
A discriminação de preços ocorre quando, na tentativa de obter o maior lucro possível, um vendedor consegue vender um mesmo produto por preços diferentes para consumidores que são basicamente idênticos.
A fase de declínio é quando as vendas começam a cair, normalmente devido às mudanças que ocorrem no mercado. Essas mudanças incluem o lançamento de novas soluções, a evolução do gosto dos clientes e as mudanças tecnológicas que tornam o produto atual ultrapassado.
As estratégias de precificação são técnicas utilizadas para definir o preço de um serviço ou produto de forma que ele gere lucro para o negócio. Com elas, é possível ter informações mais precisas sobre os consumidores e a demanda, aumentando as chances de o preço definido ser certeiro.
O que é maximização da participação de mercado no marketing?
Maximização da participação de mercado – empresas determinam o menor preço possível, acreditando que um maior volume de vendas leva a custos unitários menores e a maiores lucros a longo prazo. Skimming do mercado – extrair o máximo da camada mais alta antes de baixar os preços para atender aos demais clientes.
2.1 Estratégias de preços distintos Conforme define Cogan (2002), nesse tipo de estratégias, diferentes preços são aplicados a diferentes compradores, para o mesmo produto. Esse tipo de estratégia engloba a estratégia de desconto em um segundo-mercado, de desnatação, de desconto periódico e randômico.
Em que situação pode ocorrer uma demanda negativa de mercado?
A demanda negativa está relacionada a um fator que contrarresta o desejo pelo produto. Pode surgir por uma má impressão causada pelo produto entre os consumidores, ou quando a empresa que o popularizou se vê envolvida em algum escândalo, atrelando uma conotação ruim ao produto em questão.
3. Desenvolvimento de mercado. Em uma estratégia de desenvolvimento de mercado, a empresa entra em um novo mercado com seus produtos já existentes. Neste contexto, expandir para novos mercados pode significar expandir para novas áreas geográficas ou até para segmentos distintos de clientes.
São eles: Caráter, Capacidade, Condições, Capital e Colateral. Quando analisados, cada um desses aspectos retorna um volume de informações que ajudam a definir se um determinado cliente está ou não aprovado para receber crédito — ou seja, se é um “bom pagador”.
Para que servem os 4Cs? Por meio dos 4 C's a empresa ou marca poderá definir o seu público, determinar onde e quando os clientes preferem adquirir determinado produto e a relação de custo-benefício que o cliente poderá receber, além de poder criar melhores canais de comunicação com o cliente.
O que é Discriminação de Preços? Discriminação de preços de um produto significa vendê-lo a diferentes valores para cada tipo de grupo de consumidores numa determinada população em geral, de acordo com os perfis econômicos das regiões abrangidas.
A discriminação de preços é uma prática recorrente no comércio que busca elevar o lucro dos produtores ou vendedores. A discriminação de preços consiste em vender um mesmo produto por preços diferentes, extraindo o máximo do que o consumidor está disposto a pagar.
Scanning é uma técnica de leitura que consiste em correr os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada. Exemplos típicos são o uso do dicionário para obter informação sobre o significado de palavras ou a utilização do índice de um livro para encontrar um artigo de interesse.
Por exemplo, quando você espera para ser atendido em um consultório médico e fica folheando aleatoriamente uma revista, você está usando a técnica do Skimming. Em ambas técnicas, você vai, naturalmente, obtendo a ideia geral de cada texto, identificando o assunto e prevendo informações essenciais ao texto.