O que é o RIMA?
O RIMA – Relatório de Impacto Ambiental – é o relatório que traz todas as conclusões apresentadas no EIA – Estudo de Impacto Ambiental. Geralmente, é elaborado de forma objetiva e possível de se compreender, ilustrado por mapas, quadros, gráficos, ou seja, por todos os recursos de comunicação visual.Qual a importância do EIA-RIMA para o meio ambiente?
A importância do EIA/RIMACom uma análise criteriosa de recursos físicos, bióticos e socioeconômicos, o estudo ajuda a encontrar soluções que minimizem os efeitos negativos sobre o meio ambiente, favorecendo a utilização responsável dos recursos naturais.
O que é EIA e RIMA no licenciamento ambiental?
Comum a todos os estados e regulamentado pela Resolução CONAMA 001/1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são exigidos no licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que possam causar significativos impactos ambientais.Quando o EIA é exigido?
O EIA é obrigatório apenas para atividades que possuam potencial poluidor considerado alto pelos órgãos e legislação competentes. Por exemplo: complexos ou unidades petroquímicas, cloroquímicas, siderúrgicas e usinas de destilação de álcool; projetos agropecuários em áreas superiores a 200 hectares, entre outros.O QUE É EIA-RIMA?
O que é EIA e para que serve?
O EIA/RIMA é uma sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente. Ambos são documentos direcionados à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente.Quem tem que fazer o EIA-RIMA?
Comum a todos os estados e regulamentado pela Resolução CONAMA 001/1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são exigidos no licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que possam causar significativos impactos ambientais.Quais são os 4 indicadores ambientais?
O BSC propõe o desenvolvimento e implantação de um sistema de indicadores de desempenho como, por exemplo, os indicadores ambientais construídos a partir de quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizado e crescimento.O que deve constar no RIMA?
O RIMA deve conter claramente os objetivos e justificativas dos projeto e suas relações com as políticas setoriais e planos governamentais. Deve descrever as alternativas tecnológicas do projeto (matéria-prima a ser utilizada, fontes de energia, efluentes e resíduos que serão gerados).Qual a lei do EIA-RIMA?
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), conhecidos tão somente como EIA/RIMA, são instrumentos da Lei n° 6.938/81 da Política Nacional do Meio Ambiente e foram instituídos pela Resolução CONAMA n.º 001/86, de 23/01/1986, e regulamentados pelo Decreto Federal n° 99.274/90.Qual o conteúdo mínimo de um EIA?
Conteúdo mínimo do EIA RIMADiagnóstico ambiental da área de influência do projeto – consiste no levantamento e análise dos recursos ambientais e suas interações na área de influência do projeto, considerando o meio físico, biológico e sócio-econômico.
Qual a principal função preventiva do EIA-RIMA?
O objetivo do EIA/RIMA é demonstrar que há como recomendação uma atuação cautelosa e preventiva em relação à intervenção ao meio ambiente.Quais atividades técnicas que o EIA desenvolverá?
Veja algumas das atividades técnicas desenvolvidas pelo EIA:Mostra sua descrição e análise dos recursos ambientais e como irão interagir. Isso leva em conta: o meio físico (subsolo, águas, ar e clima). Nessa fase são feitas topografia e demais análises de solo, águas e demais componentes.
O que é EIA no meio ambiente?
O EIA é um documento técnico multidisciplinar que trata sobre controle preventivo de danos ambientais para a atividade na qual for constatado riscos e perigos ao meio ambiente. Se os riscos e perigos são constatados, o estudo deve avaliar as melhores medidas mitigadoras para evitar ou minimizar os danos causados.Qual o objetivo da rima?
Rimas e poemas colaboram no desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica da criança, auxiliando no significado das palavras. Nesse sentido, textos rimados facilitam o entendimento da criança ao manipular os sons da fala.O que quer dizer a palavra EIA?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Quais são as 04 etapas principais de um EIA?
O EIA deve ser um estudo seqüencial, começando com a descrição do sistema (diagnóstico ambiental), análise das alternativas, prosseguindo na análise dos impactos, e finalmente apresentação de medidas (planos e programas) visando evitá- los, minimizá-los ou compensá-los.Por que a RIMA é importante?
As rimas contribuem ainda para que as crianças saibam pronunciar melhor as palavras, inclusive os pequenos ganham habilidades no ritmo de leitura. Recitar poemas é um incentivo lúdico e divertido para treinar a leitura e, pensando nisso, reunimos dicas de poemas para alfabetização.Onde encontrar EIA-RIMA?
Em 31 de dezembro de 2020, as informações, documentos, orientações e serviços oferecidos atualmente pelo endereço www.ibama.gov.br deverão estar integralmente disponíveis no domínio www.gov.br/ibama.Quais são os 3 indicadores principais da sustentabilidade?
A sustentabilidade é um conceito que está fortemente relacionado com três pilares: social, ambiental e económico. Juntos, eles asseguram a sobrevivência do nosso planeta, permitindo um desenvolvimento sustentável em todas essas esferas.Quais são os indicadores de ESG?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
O que é um indicador?
“O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”.Quais as atividades que exigem EIA e RIMA?
As atividades que exigem o EIA/RIMA são:
- Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento;
- Aeroportos e Ferrovias;
- Portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos;
- Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão);