Uma característica do estelionatário do amor é proporcionar à sua amada um namoro perfeito com declarações apaixonadas, além disso se apresentam como verdadeiros príncipes encantados e envolvem a vítima para posteriormente pedir dinheiro.
O crime consiste no uso de identidades falsas para atrair pessoas, envolvê-las emocionalmente em um suposto relacionamento a distância e, em seguida, ganhar dinheiro com fraude ou extorsão.
A vítima, envolvida emocionalmente, age com base em seus sentimentos, mas é ludibriada a sentir a partir de uma falsa realidade. Vale ressaltar que toda e qualquer mulher pode ser vítima de estelionato sentimental. Não há uma “vítima ideal” e esse tipo de golpe tem acontecido de múltiplas formas.
O golpe do amor, também conhecido como estelionato sentimental, é um crime que consiste em enganar alguém a fim de obter vantagens financeiras ou pessoais. Os criminosos geralmente se passam por pessoas atraentes e interessantes, e usam a internet para conhecer suas vítimas.
O estelionato amoroso ocorre nas situações em que o golpista se aproveita de um relacionamento amoroso para obter vantagens financeiras e patrimoniais. Segundo os promotores de justiça, deve existir a intenção de enganar a vítima e uma situação de abuso para que o crime seja configurado.
Áudios revelam como agia 'estelionatário do amor' que destruiu a vida de duas mulheres
O que é estelionato afetivo?
O Estelionato Sentimental nada mais é do que quando um parceiro se utiliza dessa condição, visando obter unilateralmente vantagens à custa do outro, como dinheiro, carros, roupas, viagens, quitação de dívidas, entre outros, tudo em decorrência do afeto que o parceiro lhe destina.
No entendimento de Nelson Gonçalves, o estelionatário sedutor é um tipo de ator, que mantém uma relação sentimental com a vítima e até se coloca no lugar dela para praticar golpes com requintes sentimentais.
O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.
Esses cybercriminosos exploram fragilidades dos usuários, procuram enganar e persuadir suas vítimas a fornecerem informações sensíveis ou a realizarem alguma ação que possa comprometer a segurança deles e de toda uma organização. Conheça as formas mais comuns desses golpes, suas consequências e dicas de prevenção.
Segundo o texto, quando o agente comete o crime valendo-se da relação afetiva que mantém com a vítima, a pena, que é de um a cinco anos de reclusão e multa, pode ser aumentada de 1/3 a 2/3. O estelionato ocorre quando o agente utiliza de artimanha para enganar alguém, induzindo-o a erro a fim de obter vantagem.
Paixão súbita, senso de urgência e comportamento dramático costumam compor o perfil dos golpistas que rapidamente fazem declarações de amor e promessas de futuro. Eles também procuram afastar as vítimas de amigos e familiares, pedindo para guardarem segredos.
Comprovar o estelionato sentimental pode ser um desafio, pois envolve a manipulação emocional em um contexto de confiança, geralmente em relacionamentos afetivos. No entanto, é possível reunir provas que demonstrem que houve engano e que o criminoso se aproveitou dos sentimentos da vítima para obter vantagens ilícitas.
Podemos então o termo estelionato sentimental com a seguinte explicação: quando uma das partes tem a intenção de obter para si ou para outrem, vantagem ilícita em prejuízo alheio, incentivando ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, como se fosse uma cilada/armadilha ou qualquer outro meio fraudulento.
Entre as conclusões, o autor destaca que estelionatários costumam trabalhar com a teatralização e frequentemente induzem suas vítimas ao erro por meio da simulação de situações em que se demonstram frágeis.
A rapidez do estelionatário evita que a vítima tenha tempo de ponderar, aponta a psicóloga: — Os golpistas entendem o cérebro e o comportamento humano. Ele aposta na ganância humana, na fragilidade e na carência, conforme o tipo de golpe. Quando a vítima percebe, começa a pensar: "como eu fui cair?".
No estelionato amoroso ou sentimental, como também pode ser caracterizado, o crime ocorre através da manipulação emocional de uma pessoa visando obter vantagens financeiras. A conduta decorre da má-fé por meio do agente para induzir o outro(a) ao erro obtendo vantagens ilícitas para si ou para outrem.
Os campeões em foco de ciberataques são a China e os Estados Unidos. Em termos de distribuição geográfica dos endereços IP de destino, a China e os EUA juntos sofreram cerca de 76% dos ataques rastreados pela pesquisa.
Essas novas modalidades são: estelionato virtual que é aquele cometido através da internet, estelionato contra o idoso que é aquele cometido contra maiores de 60 anos, o estelionato sentimental, que é aquele cometido contra o seu parceiro ou parceira utilizando o afeto para obter vantagem ilícita e o estelionato ...
“Isso acontece porque a vítima está exposta a uma falsa percepção da realidade, acreditando que aquele relacionamento é verdadeiro e que seu afeto é correspondido. Dessa forma, o agente criminoso obtém vantagem ilícita na medida em que engana a vítima para ter ganho financeiro e causando-lhe prejuízo”, explica.
Para que seja considerado estelionato, ele deve ter quatro características: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; 3) uso de meio ardil, ou artimanha; 4) enganar alguém ou levá-lo a erro. A ausência de um desses elementos, seja qual for, descaracteriza o crime de estelionato.
Estelionato: Saiba tudo sobre o 3º crime mais cometido no Brasil! O estelionato é um crime contra o patrimônio, no qual uma pessoa obtém para si ou alguém uma vantagem ilícita. Além disso, causa prejuízos à vítima e ganha vantagens através da indução ao erro, ou seja, utilizando de artifícios para enganar a vítima.
O juiz Alexandre Bandeira concluiu que esse tipo de falsário utiliza dos sentimentos das vítimas para, em suas interações sociais, empregar artifícios e outros meios fraudulentos para obter vantagem patrimonial ilícita.
É importante que as vítimas de estelionato sentimental e violência patrimonial denunciem o agressor e busquem ajuda o mais rápido possível. A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia de polícia ou por meio do Disque-Denúncia (180).
A pena é de reclusão, de 4 a 8 anos, e multa. No exemplo em questão — e isso é muito comum nesse tipo de crime — os agentes também respondem pelo crime de associação criminosa, previsto no artigo 288 do Código Penal, com pena de cinco a dez anos de reclusão, e multa.