Carta mais alta do jogo, no truco jogado no sul do Brasil, manilha com naipe de paus. As manilhas no sul são Gato (paus), Copilha (copas), Espadilha (espada) e Mole (Ouro).
ZAP, GATO OU ZORRO – É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus (também chamado de 7 de paus). Copas, Copeta ou Copilha – É a segunda maior carta e seu nipe sempre será copas (também chamado de 7 de copas).
A carta seguinte a ela (nos quatro diferentes naipes) serão as manilhas; Manilhas: A carta com um valor acima da carta vira será a carta de maior valor dessa rodada (maior até mesmo que a carta de número três). Cada naipe terá um valor, crescente: Ouros (pica fumo), Espadas (espadilha), Copas (copeta), Paus (Zap);
Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus. Copas/Copeta/Copilha: Segunda manilha, do naipe de copas. Espadas/Espadilha: Terceira manilha, de naipe de espadas.
A manilha é a próxima carta na sequência, após esta. MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada).
Ordem básica de valores das cartas No truco paulista pode-se jogar com 2 opções de conjunto de cartas: o baralho sujo e limpo. No baralho sujo (ou cheio) são 40 cartas, retirando-se apenas os 8, 9, 10 e curingas. No limpo (ou meio baralho) são 24 cartas, retirando-se os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e curingas.
Em ordem decrescente, começa pelas 4 manilhas: Zap, Copeta, Espadilha e Pica-fumo. As demais cartas também em ordem decrescente: 3, 2, Ás, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4. As manilhas são definidas como sendo uma carta acima de acordo com a "vira".
As manilhas são as cartas seguintes à vira, de acordo com a ordem das cartas do Truco. Exemplos: se a vira for 6, as cartas de número 7 serão as manilhas; se a vira for 7, a manilha são as Q; se a vira for 2, a manilha será o 3.
Trucar somente verbalmente, não é permitido sinais, (ex. Mostrar 3 dedos, apontar para o adversário, balançar a cabeça, etc.) A ação só será validada se for usada as palavras, conforme ação do momento (TRUCO, 6 ou MEIO PAU, 9 e 12). Não será permitido o uso de artimanhas, como turco, suco, ou Jorge, etc...
É um termo que se refere aos tubos de concreto utilizados em construções de esgotos sanitários, industriais e pluviais. Essas peças, como o tubo para drenagem, facilitam o transporte da água e outros fluídos e efluentes, por isso são indispensáveis em um sistema de drenagem e precisam oferecer alta resistência.
No poker, há quatro naipes: copas, espadas, ouros e paus. A maioria das variações do jogo trata todos os naipes igualmente, o que significa que nenhum naipe é mais forte do que o outro.
Geralmente, são jogadores não muito preocupados em desenvolver suas habilidades, passando longe dos livros e artigos especializados. Costuma-se chamar estes jogadores pela carinhosa alcunha de “patos”.
No Truco, existem dois conceitos sobre o jogador que começa a rodada e quem é o último. O mão (em castelhano: mano), é o que joga primeiro, e o pé (em castelhano: pie), é o último a jogar. O mão é sempre o jogador à direita do pé.
Nessa sequência de cartas, combinadas ou não com naipes, que é formada as mãos vencedoras ou perdedoras no poker. O ás é a carta mais forte, enquanto o dois é a mais fraca. No Texas Hold'em, cada jogador recebe duas cartas.
O truco de 3 pessoas é um jogo de cartas popular e divertido que pode ser jogado com três jogadores. O objetivo do jogo é acumular pontos e chegar à pontuação necessária para vencer. Antes de começar o jogo, as cartas são embaralhadas e distribuídas igualmente entre os jogadores.
A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...
Existem três tipos de truco: O Truco Paulista, que é o mais comum nas jogatinas, no qual se utiliza o baralho francês (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas.
Quando uma das duplas está com 11 pontos. Nesse momento, nenhuma dupla poderá solicitar truco, e a partida começa valendo 3 pontos para a dupla adversária. O jogador (ou dupla) que marcou os 11 pontos, ao analisar as cartas que tem em mãos, pode(m) "correr" do jogo, dando apenas 1 ponto ao adversário.
O objetivo principal do truco é conquistar 12 tentos, e a dupla que conquistar essa pontuação primeiro vence o jogo. O jogo é comumente composto por 4 pessoas, uma dupla contra a outra. Para cada integrante do jogo é distribuído 3 cartas, cada rodada tem três turnos e quem tiver mais vitórias ganha um tento.
Ex: se virou o 3, as manilhas são todas as cartas de número 4. Neste caso o 4 que normalmente é a menor carta do baralho, passará a ser a maior carta do jogo, superando o próprio 3 que normalmente é a maior carta. O 3 só ficará sendo a maior carta do jogo caso a carta virada sobre a mesa seja o 2.