É muito comum que os seguidores das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, usem uma saudação como forma de demonstrar seu respeito e devoção a Xangô. Essa saudação é aportuguesada como Kaô Kabecilê, que se traduz como “venha saudar o rei”.
É uma epressão usada na Umbanda quando o Orixá Xangô aparece na Terra, e que significa "venham saudar o rei". Kabecilê é uma forma de saudação para Xangô.
Qual o santo que representa Xangô na Igreja Católica?
Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.
Rel No candomblé, ritual que consiste na oferenda de alimentos que as filhas de santo fazem aos seus orixás, no dia da semana que lhes é consagrado, seguido de cânticos e toques de atabaques. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Var : ossé . ETIMOLOGIA ior ọ(sẹ(.
No candomblé, Obanixé Kaô Kabecilê é um cumprimento utilizado entre os praticantes da religião e significa “salve o rei Kaô, o senhor da cabeça”. Já a expressão Oba Kao é uma variação mais curta utilizada para cumprimentar outras pessoas ou para se referir ao próprio orixá.
Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...
Laroyê é uma forma de saudação específica para Exu, é um chamado para ele falar, um convite para comunicar, vem da língua Yorubá e pode significar aquele que fala. Pronunciar “Exu Laroyê”, também traz o sentido de chamar Exu para lhe ajudar, lhe amparar, para ele “levantar”! .
Santo Antônio é o santo católico associado a Exu. Eduardo Carvalho (Èṣùgóroyè) nos conta que o sincretismo dos Orixás com os santos católicos se deu por conta da proibição das religiões de matriz africana imposta pela Igreja Católica.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
OSÉ É UMA CONFRATERNIZAÇÃO ESPIRITUAL ENTRE AS PESSOAS E OS ORIXÁS. UM RITUAL DE OSÉ INCLUI A LIMPEZA DO ASSENTAMENTO, O PREPARO E A OFERENDA DOS ALIMENTOS DE CADA ORIXÁ, CÂNTICOS, DANÇAS E REZAS. É NECESSÁRIO LIMPAR O ASSENTAMENTO E O AMBIENTE ANTES DE REALIZAR A OFERENDA, E TAMBÉM TRES DIAS DEPOIS DELA.
“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.
Sempre associada às águas (sejam doces ou salgadas), é considerada a protetora dos pescadores, por isso mesmo muitos dos mimos a ela ofertados, como flores, perfumes, espelhos, bijuterias e comidas, são reunidos em pequenos barcos e lançados ao mar.
"Epá" seria uma saudação similar a "salve". Já "hey" denotaria surpresa. A expressão não teria tradução exata para a língua portuguesa. Enquanto isso, Oyá, também chamada de Iansã, é o orixá dos raios e dos ventos.