Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
Informações sobre o gênero: A palavra cartum é uma forma aportuguesada da americana cartoon, que diz respeito a um desenho engraçado. O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet.
Este tipo de desenho é, ainda, considerado uma forma de comédia, e mantém o seu espaço na imprensa escrita atual. Na imprensa escrita moderna, o cartoon aparece como uma obra de arte, geralmente com intenção de humor. Cartoons e charges são gags visuais, contudo, a charge satiriza um acontecimento atual.
Um cartoon é um desenho humorístico ou caricatural, acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, retratando, de uma forma bastante sintetizada, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade. A palavra Cartum tem origem no inglês cartoon e significa “esboço ou modelo desenhado em cartão”.
Por meio do cartum, o veículo expõe a opinião, e ponto de vista em um desenho que pode, ou não, ser acompanhado de legenda. Também pode ser considerado uma forma de levar ao público leitor, de maneira diferenciada e rápida, o debate sobre os mais variados temas da atualidade.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
O cartum é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.
A charge ou cartum é um gênero textual que utiliza a linguagem visual para transmitir uma mensagem crítica ou humorística sobre determinado assunto. É comum encontrarmos charges em jornais, revistas e até mesmo em redes sociais.
Cartoon é um termo de origem britânica que significa cartão, cuja origem vem da palavra italiana cartone. No entanto, no Brasil, a palavra foi aportuguesada virando então cartum. Ademais, o cartoon tem como características a utilização de elementos de histórias em quadrinho. Por exemplo, balões, cenas e onomatopeias.
A função do cartoon é instigar o debate no leitor a respeito de um determinado tema. O cartoon pode utilizar linguagem verbal e não verbal para comunicar sua mensagem. A ideia é chamar a atenção do leitor para algum tema da atualidade.
São Paulo – Considerado o primeiro desenho animado da história, o "Fantasmagorie" completa hoje 104 anos desde a sua primeira exibição no cinema. O curta de pouco mais de 1 minuto foi feito em 1908 e é obra do francês Émile Cohl, conhecido como o pai da animação.
A principal mensagem do cartum é mostrar que cada vez mais a pobreza e desigualdade social vem aumentando, causando cada vez mais a queda na classe social, causando cada vez mais pobreza.
Para concluir, julgo que o cartoon expressa uma mensagem importante em alguns aspetos, mas erra ao culpar as tecnologias do isolamento social, já que não são elas o que está errado na sociedade, mas sim o comportamento humano.
O modo pelo qual os cartuns (ou "cartoons") resolvem abordar os seus temas é através do humor e também do sarcasmo, onde a ironia poderá indicar uma crítica ou apenas indicar um fato ocorrido para os leitores.
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
O cartum é um texto opinativo que, em geral, faz uso de recursos verbais e não verbais. Esse gênero textual manifesta um posicionamento crítico com relação a questões políticas, sociais e comportamentais dos membros de uma sociedade, contemporâneas ao cartunista.
O cartum tem temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo, pois não é um assunto de uma determinada região no qual precisa de uma certa bagagem de conhecimentos específicos para entender. É um desenho geralmente cômico e universal.
Quais são as linguagens utilizadas na construção do cartoon?
A linguagem visual é um dos elementos principais do cartum, sendo responsável por transmitir a mensagem de forma rápida e impactante. Ela utiliza recursos como desenhos, caricaturas, expressões faciais e gestos para representar personagens e situações de forma humorística.
Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais eprsonagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo.