Toxoplasmose é contagiosa? A toxoplasmose é uma doença infecciosa (não é contagiosa) e as principais vias de transmissão são oral, congênita e, de forma mais rara, por aerossóis, inoculação acidental, transfusão e transplante.
Caso a lactante doe seu leite, a infecção pode atingir outras crianças. Outra possibilidade de transmissão da doença é pelo transplante de órgãos ou pela transfusão de sangue.
As principais vias de transmissão da toxoplasmose são: Via oral (ingestão de alimentos e água contaminados) Congênita (transmitido de mãe para filho durante gestação), sendo raros os casos de transmissão por inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.
Contágio direto: pode ocorrer por meio da inalação do agente transmissor, presente no solo, alimentos, fezes e contato com gatos, pombos e roedores. Transfusão de sangue e transplante de pacientes contaminados podem transmitir a doença.
A pessoa que teve contato prévio com a toxoplasmose não volta a se reinfectar por nova infecção. Mas uma vez infectado o parasita fica inativo no organismo e em caso de baixa da imunidade pode vir a reativar. Pode haver reativação especialmente nos indivíduos não tratados na infecção aguda.
A maioria dos pacientes imunocompetentes têm uma toxoplasmose benigna, autolimitada, com duração de semanas a meses, raramente mais de um ano, que desaparece mesmo sem tratamento. O aumento dos gânglios também desaparece com o tempo, mas em casos raros pode persistir cronicamente.
A maioria das pessoas infectadas pela primeira vez não apresenta sintomas e, por isso, não precisam de tratamentos específicos. No entanto, a doença pode trazer complicações, como sequelas pela infecção congênita (transmitida da gestante para o bebê), toxoplasmose ocular, toxoplasmose grave e toxoplasmose cerebral.
A tríade clássica consiste em coriorretinite, hidrocefalia e calcificações intracranianas. Sequelas neurológicas e oftalmológicas podem aparecer somente depois de anos ou décadas.
Quem tem toxoplasmose tem direito a algum benefício?
Você sabia que quem tem toxoplasmose pode ter direito a um benefício que paga salário mínimo por mês? A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode afetar várias partes do corpo, incluindo os olhos, cérebro, pulmões e músculos, causando uma série de problemas de saúde.
Lavar as mãos regularmente, sobretudo após a manipulação de alimentos e antes das refeições; Evitar contato com areia de gatos e lavar bem as mãos após este procedimento. Gestantes não devem ter contato com areia de gatos; Manter o gato bem alimentado e sem acesso à rua para ele não caçar e se contaminar.
Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose.
No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc.
Ter IgM positivo para toxoplasmose significa que a doença foi adquirida muito recentemente (o IgM surge com apenas 1 semana de contaminação). Depois de mais ou menos 4 semanas, o corpo substitui o anticorpo IgM pelo anticorpo IgG, que é mais forte e mais específico contra a doença pretendida.
Os pacientes que sofreram danos no cérebro causados por Toxoplasmose podem, com o tempo, desenvolver dor de cabeça com graus variados de frequência e intensidade. É comum e requer acompanhamento para o alívio das crises de dor, visando uma melhor qualidade de vida. Converse com um neurologista.
Quanto tempo dura o tratamento da doença toxoplasmose?
O tratamento da toxoplasmose ocular depende de algumas variáveis, como aspecto clínico da lesão, localização etc., tendo duração aproximada de 6 a 12 semanas em pacientes imunocompetentes, ou mais tempo em pacientes com sistema imunológico comprometido, como transplantados ou aqueles que possuem AIDS, por exemplo.
Sim, a toxoplasmose tem tratamento e na maioria das vezes é possível reverter o quadro. Por isso, é tão importante você procurar ajuda médica assim que notar os sintomas que comentamos anteriormente.
Desinfectar por meio da imersão em solução clorada com 200ppm de cloro, o equivalente a 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água, por 10 minutos. Lavar os alimentos novamente, um a um, em água potável corrente. Manter os alimentos refrigerados até a hora do consumo.