O símbolo de marca registrada, ou ®, representa uma forma de proteção da própria marca; já o símbolo de copyright, representa a proteção por direitos autorais. Além desses dois símbolos, também é comum (mas não tanto) a utilização do ™ e do ℠. O símbolo ™ costuma ser utilizado por marcas não registradas.
Ícones, por sua vez, dizem respeito a símbolos visuais que caracterizam posicionamento de mercado, muitas vezes substituindo ou complementando logotipos. O popular “jacaré” da marca Lacoste é um exemplo de ícone, bastante reconhecido mesmo sem o nome da companhia.
Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém). O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
Tem relação direta com o objeto e nos mostra algo que aconteceu ou vai acontecer. Ao contrário do ícone, necessita de algo para existir. Ex.: nuvem > chuva; pegadas > alguém passou por ali. Símbolo: é um signo que existe através de uma regra, con- vencional ou não.
O que é Branding? Quais as diferenças entre Logotipo e Logomarca? O que é manual de identidade?
O que vem a ser um ícone?
Na comunicação visual, um ícone carrega a essência dos objetos que representa. É, portanto, um elemento de informação, que significa algo e, por isso, deve ser usado com moderação. A interpretação de um ícone depende de aspectos culturais, do contexto e das convenções que se construam em torno dele.
O símbolo de marca registrada, ou ®, representa uma forma de proteção da própria marca; já o símbolo de copyright, representa a proteção por direitos autorais. Além desses dois símbolos, também é comum (mas não tanto) a utilização do ™ e do ℠.
Um ícone de design é um elemento gráfico utilizado na comunicação visual para representar uma ideia, ação ou objeto de forma simplificada e visualmente atrativa. Esses ícones são amplamente utilizados em diversos contextos, como em interfaces de aplicativos, sites, apresentações e materiais de marketing.
Ícones são representações pictóricas de objetos, importantes não apenas por razões estéticas como parte da identidade visual de um programa, mas também por razões utilitárias como abreviação para transmitir significado que os usuários percebem quase instantaneamente.
O ICON, também conhecido como Índice de Consumo, é gerido pela B3. Ele representa as principais companhias do setor de consumo que estão listadas da bolsa de valores brasileira. Ele engloba empresas de consumo cíclico, não cíclico e de saúde.
Um ícone (como por exemplo um desenho de uma árvore) possui semelhança física com a ideia que representa. Um índice aponta para o seu referente ou consiste em um vestígio ou impressão direta de um objeto ou evento. A sombra de uma árvore, assim como um fruto ou semente que cai no chão são índices da árvore.
Ícone, termo derivado do grego εἰκών, (eikon, imagem), no campo da arte pictórica religiosa identifica uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira. No Ocidente, ícone pode também ser qualquer imagem (seja estátua ou pintura) de representação religiosa, e não pode ser confundida com o ídolo.
Favicon é um pequeno ícone que identifica um site ou blog. Ele é exibido na aba e na tela inicial dos navegadores de internet, nos resultados mobile do Google e na seção de favoritos. O favicon é importante para reforçar a credibilidade de uma página, pois conecta o usuário com a respectiva marca.
Os logotipos estão por toda parte. Dê uma olhada ao seu redor e provavelmente você encontrará alguns em suas roupas, no seu smartphone ou na sua garrafa de água. De forma geral, logotipo e logo significam a mesma coisa: uma representação visual com o objetivo de identificar uma marca específica.
Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.