1) O que é o jumbo? O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros. É chamado de “jumbo” por conta do tamanho das sacolas em que é carregado, que geralmente são muito grandes.
A entrega do “jumbo” deverá ser feita uma vez por semana, presencialmente ou por correspondência. Assim sendo, só poderá ser entregue ao preso um “jumbo” no prazo de sete dias, somente podendo receber outro, após uma semana. Se a entrega for presencial, o prazo será contado a partir do dia da entrega.
Com um investimento de R$ 3 mil que juntou com o trabalho na prisão, Freitas lançou a Disk Jumbo em abril de 2020. Pela internet, clientes podem escolher entre 400 produtos e montar jumbos de 6 a 12 quilos. A empresa só vende para quem está cadastrado no rol de visitantes do familiar preso.
A VERDADE SOBRE A COMIDA NA CADEIA: DESVENDANDO O 'JUMBO' E MUITO MAIS!
Pode levar Jumbo no dia da visita?
Além dos jumbos com alimentos, kit de higiene para presídio, roupas e demais itens, no dia de visita também é permitido levar comidas prontas. Contudo, elas precisam estar em vasilha plástica transparente de até três litros e devem ser consumidas durante a visita, sem que a pessoa possa levar para a sua cela.
1) O que é o jumbo? O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros.
Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.
“O 'pote' é o castigo, é uma ala da cadeia, normalmente pior ainda que a cadeia, em que os presos são colocados lá individualmente e permanecem por 30 dias, às vezes, infelizmente, até mais - o limite seria 30 dias.
Na lista do kit de higiene divulgada pela Sejuc consta: escova e pasta de dente; sabonete antibacteriano, 90g (tipo protex); desodorante roll on em frasco transparente; shampoo em frasco transparente, 250 ml, e chinelo tipo havaianas na cor branca, que devem ser entregues no Desipe (Departamento do Sistema ...
até ver depois dos quinze dias para que lugar que vai. o raio dois, ele é específico pra trabalho, todos os raios tem trabalho, mas o raio dois, ele acaba sendo a frente da cadeia, porque é o raio que trabalha na Radial.
12) Preciso ter a carteirinha de visitante para mandar o “jumbo”? Sim. Apenas visitantes autorizadas podem manter contato com a pessoa presa e encaminhar itens de higiene, alimentação e limpeza pelo Sedex.
Todos os alimentos não industrializados devem estar fatiados de modo a facilitar o procedimento de inspeção. É expressamente proibido o ingresso de alimentos com caroços, recheados ou em camadas. Também é vedado o ingresso de alimentos com caldas.
Dentro dessas unidades prisionais, certas celas (ou barracos, no linguajar dos presos) são conhecidas por abri- gar esses sujeitos: são os chamados barracos das monas.
O cigarro não só é consumido, mas serve ainda como moeda de troca entre os detentos, colocando-se como inclusive, fator de poder. As únicas áreas onde deveria ser permitido, em um presídio ascender um cigarro deveriam ser nos pátios.
Para se acostumar, outras definições: "sapo" é cadeado, "boi" é banheiro, enquanto "tatu" é o buraco feito, geralmente dentro do "boi", para fugir da cadeia.
A Secretaria da Administração Penitenciária se destina a promover a execução administrativa das penas privativas de liberdade, das medidas de segurança detentivas e das penas alternativas à prisão, cominadas pela justiça comum, e proporcionar as condições necessárias de assistência e promoção ao preso, para sua ...
“Essa triagem é uma forma de garantir que os pedidos sejam apresentados, logo verificadas as condições da antecipação e sejam processados devidamente, como forma de atender os direitos dos internos no que diz respeito ao deferimento dos benefícios da Execução Penal, em razão da antecipação autorizada pelo Juiz da ...
Para saber quando um detento vai sair da cadeia, é necessário consultar o processo judicial dele. O processo judicial pode ser consultado no site do Tribunal de Justiça do estado onde o detento está preso.