O que é o Ltcat e para que serve?

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições de Trabalho) é uma exigência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para validar o direito à aposentadoria especial, por isso é importante que a gestão da empresa esteja ciente sobre a importância desse documento.
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Quando é necessário fazer o Ltcat?

O LTCAT é obrigatório para todas as empresas e empregadores que possuam funcionários contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que exerçam atividades com potencial de exposição a agentes nocivos à saúde.
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O que é o Ltcat e quem elabora o laudo?

Laudo LTCAT: tudo sobre o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. O laudo LTCAT é um importante documento, que deve ser elaborado por toda empresa com funcionários CLT. Ele contém dados a respeito de riscos ocupacionais, exposição dos colaboradores e medidas de prevenção adotadas.
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Qual o principal objetivo de um Ltcat?

O que é o LTCAT? A sigla LTCAT significa Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. O documento — instituído pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — é utilizado para comprovação de exposição aos agentes ambientais que tragam prejuízos à saúde ou à integridade física do trabalhador.
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Quem tem que fazer Ltcat?

Quais são as empresas que precisam fazer o LTCAT? Por lei, todas as empresas que contam com colaboradores segurados pelo INSS, ou seja, qualquer trabalhador no regime CLT, deverão ter o LTCAT atualizado. A lei em questão é a Lei nº 8.213/91 e falamos mais sobre ela no começo deste texto.
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SEGURANÇA NO TRABALHO | LTCAT: O que é e para que serve?

Quando o Ltcat é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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Qual a diferença entre o PPP é o Ltcat?

Em termos práticos, o LTCAT consiste em um documento que destrincha as condições de trabalho que a empresa oferece para os seus colaboradores. Já o PPP consiste por sua vez em um documento que sintetiza o histórico laboral do trabalhador.
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O que fazer se a empresa não tem Ltcat?

Nesses casos, a melhor forma do trabalhador comprovar as condições de trabalho na empresa pela via judicial. No judiciário, o trabalhador pode fazer uso de outros meios de prova para comprovar as condições ambientais de trabalho, como pro exemplo, laudo em empresa similar, prova emprestada, entre outros.
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Qual a diferença do Ltcat para o PGR?

Enquanto o PGR é um programa de gestão de riscos ocupacionais que visa prevenir acidentes e incidentes no local de trabalho, o LTCAT é um documento técnico que avalia as condições ambientais de trabalho e é utilizado para elaborar o PPP (Perfil profissiográfico previdenciário).
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Quem deve elaborar e assinar o Ltcat?

Quem pode assinar o LTCAT? Por ser um laudo técnico, o LTCAT deve ser assinado preferencialmente pelo engenheiro de segurança do trabalho. Esse profissional do SESMT tem conhecimento aprofundado sobre riscos ocupacionais, incluindo antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das ameaças no ambiente laboral.
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Qual o valor de um Ltcat?

LTCAT - a partir de R$ 350,00.
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Qual a diferença de laudo de insalubridade e Ltcat?

Podemos dizer que o laudo de insalubridade retrata um adicional que é incorporado ao salário do funcionário, enquanto o LTCAT trata de um recolhimento previdenciário que vai definir se o funcionário vai se aposentar com 15, 20 ou 25 anos de contribuição.
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Quem fiscaliza o Ltcat?

Sendo assim, o INSS consegue ter as informações essenciais para avaliar a empresa e o LTCAT é a prova de que essa avaliação foi feita para fins de fiscalização.
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Quais empresas estão dispensadas do Ltcat?

Empresas que não possuem exposição a riscos físicos, químicos ou biológicos listados no Anexo IV do Decreto 3048/99 não precisam elaborar o LTCAT. Nesses casos, o PPP/eSocial pode ser embasado em fontes alternativas, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ou a Declaração de Inexistência de Riscos (DIR).
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Quem solicita o Ltcat?

De quem é a responsabilidade de emitir o LTCAT? É da empresa que você trabalha. Quem tem a obrigação de contratar um médico, ou engenheiro de segurança do trabalho, é a própria empresa. Então, por lei, a empresa deve ter esse documento pronto para que ele seja entregue ao trabalhador.
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Quais laudos são obrigatórios para todas as empresas?

Conheça os documentos de SST obrigatórios a todas as empresas
  • Laudo de Insalubridade. ...
  • Laudo de Periculosidade. ...
  • Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) ...
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) ...
  • Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
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O que pode substituir o Ltcat?

261 da Instrução Normativa nº 77 de 2015. Sua redação afirma que podem ser aceitos outros documentos em substituição ao LTCAT, como: PPRA, PGR, PCMAT e até mesmo o PCMSO, além de demais laudos. Porém, é valido desde que estes documentos contenham os elementos informativos básicos constitutivos relacionados no art.
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Qual o prazo de validade do Ltcat?

Qual é a validade do LTCAT? Esse documento não possui uma validade expressa em números, pois ele é válido enquanto o trabalho permanecer igual, sem quaisquer alterações que possam afetar o funcionário.
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Quando o PGR é obrigatório?

Quem precisa elaborar e renovar o PGR e o PCMSO? Todas as empresas e instituições que tenham colaboradores em regime CLT precisam realizar o PGR e PCMSO para preservar a saúde e integridade dos trabalhadores. Isso acontece independente do regime tributário da empresa.
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Quem está dispensado da Ltcat?

Quando o LTCAT é dispensado? O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho- LTCAT pode ser dispensado ao comprovar os direitos à aposentadoria especial em algumas exceções. A primeira é em casos de pedidos de aposentadoria especial por exposição do trabalhador a ruídos.
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Pode fazer o PPP sem o Ltcat?

A resposta, já trazemos no início deste texto: NÃO, a empresa não pode fazer o PPP sem o LTCAT.
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Qual a multa por não ter Ltcat?

De acordo com a Portaria, as empresas que não seguirem as regras do Regulamento da Previdência eSocial (RPS) podem receber multas entre R$ 3.215,07 e R$ 321.505,87. A multa prevista para inadimplências com o LTCAT é de R$ 32.150,53.
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Qual documento substitui a PPP?

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Laudo Pericial feito na Justiça do Trabalho são alguns documentos que substituem o PPP. Eles mostram as condições ambientais em que o trabalhador estava exposto e são válidos para o pedido de aposentadoria no INSS.
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Quando é dispensado o PPP?

§ 4.º O PPP dispensa a apresentação de laudo técnico ambiental para fins de comprovação de condição especial de trabalho, desde que demonstrado que seu preenchimento foi feito por Responsável Técnico habilitado, amparado em laudo técnico pericial.
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O que é CAT e PPP?

Outra informação que deverá esta consignada no PPP é nº da CAT (Comunicação de Acidentes de trabalho) emitidas em favor do trabalhador quando este tiver sofrido algum acidente ou doença do trabalho. As informações constantes do PPP devem ser baseadas no LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Trabalho).
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