Magma é rocha fundida, localizado normalmente dentro de uma câmara de magma, abaixo da superfície da Terra. O magma permanece sob alta pressão e, algumas vezes, emerge através das fendas vulcânicas, na forma de lava fluente e fluxos piroclásticos.
O magma é constituído, essencialmente, por rochas derretidas que passaram pelo processo de fusão em decorrência do elevado calor interno do nosso planeta ou pela alteração na pressão atmosférica do ambiente em que se encontram. O magma apresenta temperaturas que variam entre 700 e 1.200º C.
Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava. Magmas variam em sua composição química, o que dá a eles e aos seus vulcões diferentes propriedades.
O magma também fornece energia, que pode ser transformada em eletricidade em usinas geotérmicas. As usinas geotérmicas transformam a energia geotérmica obtida do calor proveniente do interior da Terra em eletricidade, sendo implantadas próximas às áreas onde há grande quantidade de vapor e água quente.
O magma pode se formar em profundidades maiores ou menores. Há magmas que se originam no interior da crosta terrestre, enquanto alguns outros podem ter sido formados no próprio manto.
O manto é a camada intermediária da esfera terrestre e é formado por diversas rochas e minerais, com destaque para as encontradas em estado pastoso, que constituem o magma.
Esses dados revelam que a maioria dos magmas se forma na Terra entre 50 km e 200 km de profundidade. Essa profundidade é relativamente rasa se pensarmos no tamanho do planeta, e isso está diretamente relacionado ao sistema de tectônica de placas que opera na porção externa da Terra.
Sua pele consegue gerar intenso calor fazendo com que qualquer um que o toque se queime e possibilitando-o de atirar projéteis de fogo. Força Sobre-humana: Magma possui força o suficiente para levantar 40 toneladas. Durabilidade Sobre-humana: Magma é altamente resistente a qualquer ferimento.
Rochas magmáticas são expelidas por vulcões, e eles existem desde que o nosso planeta se formou, é por isso que existem rochas com mais de 3 bilhões de anos e rochas com menos de 500 anos, elas foram expelidas pelos vulcões em épocas diferentes.
As Células de convecção – também conhecidas como Correntes de Convecção – são as movimentações do magma presente no manto terrestre. Acredita-se que a existência desse fenômeno no interior do planeta Terra seja diretamente responsável pelo movimento das placas tectônicas.
1) Quando o núcleo esfriar, o líquido se solidificará. A primeira consequência é o fim da atividade vulcânica, que acabará com a reposição de terra na superfície. Com o tempo, o vento e a chuva irão erodir as montanhas e, gradualmente, todo esse material irá parar no fundo do mar.
O comportamento do núcleo terrestre atua de diferentes formas sobre nós. A primeira delas é o movimento das placas tectônicas. Como o núcleo é muito quente, ele aquece o magma que se encontra mais próximo, tornando-o menos denso e fazendo com que ele suba, enquanto o magma mais superior, que é mais “frio”, desce.
"Esse magma sobe devido a diferença de densidade. Ao subir podem acontecer duas coisas: o magma pode chegar até a superfície, tornando-se um vulcão e expelindo lava; ou pode ficar alojado em algum lugar. O granito é um exemplo de magma que não foi expelido e se cristalizou em profundidade", explica.
Magu Magu no Mi é uma Akuma no Mi de classe Logia tipo mais forte que permite ao usuário se tornar, controlar e gerar magma. Foi comida pelo Almirante Sakazuki, também conhecido por seu pseudo-nome Akainu. "Magu" vem de "Maguma", que é a pronúncia japonesa da palavra "Magma".
As rochas magmáticas são provenientes do magma, uma substância existente no interior do planeta de consistência pastosa e que é derretida em altas temperaturas (variam de 700°C a 1.200°C). Compondo cerca de 80% das áreas rochosas da Terra, o magma pastoso transforma-se em rocha através do processo de solidificação.
Qual é o nome que damos para o magma após sair da Terra?
Quando ainda é subterrâneo, este manto rochoso é chamado de magma. Assim que atinge a superfície e se derrama pelos lados de um vulcão, passa a se chamar lava.
"O magma se mantém líquido, simplesmente, porque ocorrem decaimentos radioativos no interior do planeta, principalmente de urânio, tório e, em menor quantidade, de potássio, três elementos existentes no manto da Terra", explica Moura.
Se a lava de um vulcão é nada mais do que rocha derretida, isso significa que ela é recheada de minerais e metais que ultrapassaram seu ponto de fusão — passando do estado sólido ao líquido — nas altas temperaturas abaixo da crosta terrestre.
Um magma máfico, ou seja rico em ferro e magnésio, mas pobre em sílica, quando resfria, cristaliza inicialmente a olivina e o plágioclásio cálcico. Na sequência da cristalização dos minerais máficos (série descontínua), com a diminuição da temperatura, cristalizam nesta ordem, o piroxênio, o anfibólio e a biotita.
Essa estrutura comunica-se com uma câmara subterrânea profunda, onde o magma fica armazenado, a câmara magmática. Além do magma, saem pelo vulcão outros materiais, como gases e partículas quentes (como cinzas).