O modelo reativo, focado em “apagar incêndios”, dentro do padrão quebra/conserta, não está mais alinhado às expectativas dos clientes. O foco agora é manter a alta disponibilidade da infraestrutura, a partir do modelo proativo, que exige dois fatores importantes: monitoramento e automação.
O tipo estratégico reativo tende a apresentar um desempenho inferior em relação aos demais. Dessa forma, a ausência de uma orientação faz com que as organizações que adotam o tipo estratégico reativo reajam às pressões apenas quando forçadas (SOMAVILLA; MACHADO; SEHNEM, 2013).
No caso de um posicionamento reativo, as respostas à imprensa serão feitas através de uma nota de esclarecimento, e o porta voz da empresa não concederá entrevistas. Se definido um posicionamento proativo, o representante poderá conceder entrevista e se posicionar.
Marketing proativo é agir com base em dados de previsão e garantir que as pessoas saibam quem você é muito antes de precisarem do seu produto ou serviço. Por exemplo, perceber o crescimento na indústria de chatbots automatizados e investir antes que eles se tornem lugar comum.
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Qual a diferença entre pró ativo e proativo?
Apesar das duas estarem corretas, é importante saber que a palavra “proativo” é a mais utilizada no português do Brasil, enquanto "pró-ativo", com hífen, é a mais comum no português de Portugal.
O que é proatividade? Em linhas gerais, a proatividade é a capacidade que uma pessoa tem de resolver problemas de maneira autônoma e antecipada. Ou seja: uma pessoa proativa é aquela que tem a capacidade de olhar os processos e enxergar formas de melhorá-los – ainda que ninguém tenha apontado um caminho.
A grosso modo, enquanto o ativo age, o reativo reage e o pró-ativo se antecipa à ação. Ser reativo é ser o contrário do pró-ativo, só executar as tarefas quando são solicitadas.
São consideradas “reativas” as pessoas que agem negativamente em resposta ao comportamento do outro. Recebem um estímulo e se comportam de forma automática e irracional. Uma pessoa reativa se torna passional pois perde a autonomia sobre si, ficando à mercê da circunstâncias.
Em contraste, a reatividade está centrada na resposta a eventos à medida que ocorrem. Indivíduos reativos podem ser eficazes em lidar com situações imediatas, mas podem enfrentar dificuldades ao lidar com problemas complexos ou ao tentar evitar recorrências.
O que é Gestão Reativa em saúde? A gestão reativa em saúde é caracterizada pela abordagem de resolver problemas à medida que surgem. Em outras palavras, as organizações de saúde que adotam essa abordagem, lidam com questões apenas quando elas se tornam evidentes.
Ao contrário do atendimento proativo, o atendimento reativo acontece quando a interação entre o cliente e a empresa é iniciada a partir da iniciativa do próprio cliente. Nesse contexto, o cliente conduz o atendimento com base em suas necessidades e objetivos.
Já os indicadores reativos são um alerta e que algo errado ocorreu e que é preciso corrigir o processo rapidamente. Eles só conseguem fazer a medição depois que as falhas ocorreram. Por exemplo: número de acidentes de trabalho.
O perfil reativo é aquele que reage a partir da ação de uma outra pessoa. Ou seja, espera atitudes ou circunstâncias acontecerem para então reagir e buscar soluções necessárias diante da situação. Sua principal característica é a falta de iniciativa.
Sistemas criados como Reativos são muito mais flexíveis, desacoplados e escaláveis. Isso os torna mais fáceis para desenvolver e mais abertos a mudanças. São significativamente mais tolerantes a falhas e quando elas ocorrem são tratadas com elegância ao invés de desastre.
A comunicação reativa é feita a partir de uma solicitação inicial do cliente. É quando ele entra em contato com você para tirar alguma dúvida sobre o status do pedido, por exemplo. Ou então quando há algum problema com o pedido e ele manda uma mensagem em busca de uma solução.
Proativo é aquele que está sempre na frente, já antecipa os problemas e as soluções. O reativo espera acontecer e ainda coloca a culpa em terceiros. A equipe proativa sabe que os resultados dependem dela, administra bem seu tempo, cumpre com as suas obrigações e ainda tem tempo para cuidar dos seus afazeres pessoais.
O Proativo vem se destacando por possuir a capacidade de fazer os negócios decolarem, por não ter medo dos problemas e por estar muito antenado a tudo que acontece à sua volta, tende a prever possíveis problemas e se antecipar a eles. A característica mais marcante do PROATIVO é agilidade de raciocínio.
A proatividade é um traço responsável por demarcar pessoas que possuem uma visão de futuro dinâmica, ágil e comprometida. E, para isso, se mantém em alerta e sempre dispostas a aprender e aplicar esse conhecimento para superar barreiras e desafios.