Algumas instituições usam a letra D+ algum número para explicar a liquidez daquele investimento. Nesse caso, a letra D significa dia do resgate e o número é a quantidade a mais de dias úteis em que será possível resgatar o dinheiro.
Logo, por exemplo, uma cotização de D+30 representa de 30 dias corridos para as cotas do fundo serem transformadas em dinheiro (o prazo de cotização) e esse montante ser transferido para a conta do investidor (o prazo de liquidação).
Seu apelido, D2, vem de "dar um 2", o que significa dar apenas dois "pegas", isto é, fumar maconha, no jargão dos usuários. Marcelo D2 surgiu na música brasileira em 1995, com o disco de estreia do Planet Hemp, Usuário, uma estreia que mostrou pela primeira vez as virtudes de um autêntico hip hop made in Brasil.
Quando falamos em D1, se eu liquidar o valor hoje, a empresa no exterior vai receber no próximo dia útil, terça-feira. E quando falamos em D2, se eu liquidar hoje, a empresa no exterior vai receber daqui 2 dias úteis, ou seja, quarta-feira.
D+0, D+1? Entenda a sigla que mostra a data de resgate dos investimentos | Inteligência Financeira
O que é D 2 na bolsa?
A liquidação financeira da compra e venda de ações é feita em 2 dias úteis (D2), ou seja, após a compra/venda dos ativos, os recursos são debitados 2 dias úteis após a operação.
“D+0” significa que no mesmo dia o dinheiro estará na conta do investidor; “D+1”, significa que o dinheiro estará disponível em um dia, “D+2” significa que o prazo é mais longo, de até dois dias úteis, por características do investimento que exijam algum tipo de compensação bancária. E assim por diante.
E é isso que você passa a ter com os títulos do Tesouro Direto. Para receber o dinheiro no mesmo dia do resgate, essa solicitação deve acontecer até às 13 horas em dias úteis. Caso a solicitação aconteça após às 13h, o dinheiro será creditado na conta da sua instituição financeira no próximo dia útil (D+1).
Quanto você adquire um CDB, o risco é concentrado em uma única instituição financeira, ao passo que, no fundo DI, existem diferentes emissores, como o governo federal, bancos e empresas, em alguns casos. Ou seja, com o mesmo valor investido, pode-se conseguir mais diversificação com os fundos DI do que com os CDBs.
A liquidação da compra do Tesouro Direto ocorre em D+1 no site do Tesouro e em D+0 (no dia da compra) em nosso sistema. A liquidação da venda ocorre em D+0 (mesmo dia) se solicitada até as 13hrs, em dias úteis.
Por se tratar de um investimento de renda fixa, o CDB é considerado um investimento seguro. Ou seja, não possui risco de você ter prejuízo no período. Portanto, todo investimento em CDB sempre será positivo.
Na B3 as operações possuem um prazo de liquidação, por isso que existe D1 e D2 que indicam o prazo em que a liquidação será efetivada, ou seja, que o saldo estará disponível na sua conta para que você opere ou retire.
É nessa hora que entra em cena a expressão “D+”, cujo significado é simples: em quantos dias úteis, a partir da solicitação, o resgate de um investimento se transforma em liquidez. “D” é a data de solicitação do resgate.
Quando a data de conversão é D+3, por exemplo, isso significa que o pagamento do resgate vai ter como base o valor das cotas na data correspondente a 3 dias úteis após o pedido de resgate.
Em uma aplicação D+1, por exemplo, o resgate do dinheiro completa em um dia útil após a sua solicitação. Logo, se o investidor pedir o saque hoje, o depósito ocorrerá em sua conta no dia útil seguinte. Dessa forma, em um D+2, o dinheiro terá seu depósito dois dias depois.