O que são os meniscos? Meniscos são duas estruturas internas do joelho, formadas por fibrocartilagem, que servem para absorção e distribuição de força e impactos, além de contribuírem para a estabilidade do joelho. Temos um menisco no lado de fora do joelho (lateral), e um no lado de dentro do joelho (medial).
O menisco rompido inclui sintomas como a dor, tanto na parte de dentro (menisco medial), quanto na parte de fora (menisco lateral) que se agrava durante a rotação do joelho, quando paciente se agacha ou estica demais o joelho. Outro sintoma bastante como é a sensação de bloqueio ou travamento.
O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.
Os primeiros sintomas de um menisco rompido são dor localizada e inchaço no joelho. A dor geralmente está na parte interna ou externa do joelho, e não ao redor da patela. Se existe um momento específico que gerou a lesão do menisco, o inchaço geralmente não aparece até o dia seguinte à lesão.
Além de ser um grande amortecedor, o menisco também atua na estabilização do joelho, sendo o menisco medial um importante anteparo entre o fêmur e a tíbia, auxiliando o ligamento cruzado anterior a estabiliza-los, não permitindo que a tíbia vá para frente quando freamos o joelho.
O que é o Menisco? Para que ele serve? | Ep. 1 de 6
É necessário operar o menisco?
A cirurgia pode ser necessária para restaurar totalmente a função do joelho. Uma ruptura meniscal não tratada pode aumentar de tamanho e levar a complicações como artrite. O menisco lesionado dentro do joelho começa a dançar e gerar muita reação inflamatória com essa instabilidade levando também a um inchaço.
Os meniscos também têm um papel importante na estabilização articular, propriocepção, lubrificação da articulação do joelho e distribuição de nutrientes. Quando eles são retirados, aumenta-se em até 300% a sobrecarga e atrito entre os ossos do fêmur, patela, tíbia e fíbula, potencializando o risco de artrose.
Se você sente dores na parte de trás e lateral do joelho especificamente quando tenta fazer movimentos como agachar e girar o corpo, podemos estar diante de um caso de menisco inflamado!
Um dos principais testes para verificar se o menisco está rompido é o teste de McMurray. O médico flexiona, depois estica e gira o joelho. Esses movimentos aplicam tensão no menisco rompido. Se houver ruptura do menisco, eles produzirão um estalo.
O tempo de recuperação de uma lesão no menisco depende da gravidade da lesão. Lesões mais graves podem levar até seis meses para serem completamente curadas, enquanto lesões menos graves podem ser curadas em poucas semanas.
Diversos estudos apontam que não há problema em andar com um menisco danificado porque fortalecem os músculos e ajudam na recuperação após a cirurgia. No entanto, é importante observar o seguinte: Como a área afetada tende a inchar imediatamente após a lesão, é recomendável descansar durante esse período.
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, são comumente prescritos para tratar a dor e a inflamação. Alguns medicamentos tópicos, como cremes e pomadas, também podem ser úteis para aliviar a dor.
Uma sessão de Fisioterapia pode ser então constituída pela mobilização passiva do joelho, terapia manual, eletroterapia, exercícios de fortalecimento e crioterapia.
Ainda, o menisco discoide é uma malformação congênita que afeta o menisco lateral, estando ligado a um maior risco de degeneração e ruptura meniscal. Porém, a ressonância magnética permite diagnosticar essa malformação e suas complicações.
A cirurgia é indicada quando a lesão causar dor, desconforto, bloquear o movimento do joelho, o que acaba afetando a qualidade de vida do paciente. É claro que serão levados em conta outros fatores, como a idade do paciente, outra lesão associada, como ruptura de ligamento cruzado e avaliar a condição do joelho.
Os exercícios para lesão no menisco, como dobrar e esticar a perna, movimentar suavemente a patela de um lado para o outro ou fazer mini agachamentos, ajudam no fortalecimento e alongamento muscular, além do alívio da dor e na diminuição do inchaço no joelho.
A dor tende a ser na linha da articulação, entre o fêmur e a tíbia: do lado interno (medial) ou do lado externo (lateral), dependendo de qual menisco está lesionado. O inchaço pode ou não ocorrer, e é mais comum nas fases agudas de lesões meniscais, ou quando há desgaste ou sobrecarga adicional do joelho.
Qual o melhor Anti-inflamatório para menisco rompido?
O uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno, reduz a dor e a inflamação associadas à lesão no menisco. Principalmente nos primeiros dias da lesão, é comum o joelho ficar inchado, com falta de mobilidade.
Quanto tempo demora para curar o menisco sem cirurgia?
Lesões incompletas; Lesões periféricas e menores que 5 mm. Uma pequena lesão meniscal estável e periférica pode cicatriza após 6 semanas com proteção do joelho.