A sigla MSI, que significa "Multi-Point Sequential Injection" ou Injeção Sequencial Multiponto, refere-se a uma tecnologia de injeção de combustível mais tradicional em comparação com o TSI. Este sistema utiliza injetores múltiplos para entregar combustível em vários pontos da câmara de combustão.
TSI. A diferença é que, enquanto com gasolina o platô máximo vai de 1.750 a 4.250 rpm, com etanol ele se sustenta até 4.500 rpm. No 1.6 MSI, eram 15,8/16,5 kgfm (G/E), entregues apenas a 4.000 rpm. Leia também: VW Polo 170 TSI 2023 será só manual e mais econômico do o Up!
MPI significa Multipoint Fuel Injection, que se traduz como Injeção de Combustível Multiponto. Essa abordagem é comum e indireta, sendo utilizada em motores de até 100 cv de potência. Já MSI representa Multipoint Sequencial Injection, um sistema levemente mais sofisticado, porém ainda indireto.
O motor 1.6 MSI tem duas variantes, uma com 8 válvulas e outra com 16 válvulas. Essa primeira opção equipava modelos mais simples e baratos, como no caso do Gol, Fox, Voyage e Saveiro. Porém, as versões mais caras desses modelos recebiam o MSI 16V, que rendia potência e torque superiores.
Já MSI é a abreviatura de Multipoint Sequencial Injection, um sistema um pouco mais sofisticado, mas ainda indireto. Utilizada pela Volkswagen para designar motores aspirados de mais de 100 cv, essa nomenclatura é aplicada a dois propulsores: um 1.6 de 8 válvulas e um 1.6 16 válvulas.
A sigla MSI, que significa "Multi-Point Sequential Injection" ou Injeção Sequencial Multiponto, refere-se a uma tecnologia de injeção de combustível mais tradicional em comparação com o TSI. Este sistema utiliza injetores múltiplos para entregar combustível em vários pontos da câmara de combustão.
Para as versões Comfortline e Highline está disponível exclusivamente o motor 1.0 TSI (que a Volkswagen chama de 200 TSI), sempre combinado à transmissão automática de 6 marchas. A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm), combinado à transmissão manual de 5 marchas.
Pensando nisso, o Voyage MSI 2019 não decepciona: seu motor 1.6 TOTALFLEX com 4 cilindros e 2 válvulas por cilindro tem uma potência de 104 CV e alcança a velocidade máxima de 186 km/h.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol. O torque é de 250 Nm (25,5 kgfm).
A versão 2020 do Virtus está disponível em duas configurações: a primeira com o motor 1.6 16v MSI Total Flex, de 117 cv e 16,5 kgfm com etanol. Ou ainda com 110 cv e 15,8 kgfm com gasolina, acoplado à transmissão manual de 5 velocidades, ou a nova automática de 6 velocidades.
O recurso do Windows Installer (MSI) pode ser usado para gerar pacotes instaláveis para distribuição de aplicativos. Para obter informações sobre o Windows Installer, consulte os artigos do MSDN como esta: O Windows Installer.
São os mesmos motores, a diferença é que um tem um cilindro a menos e é turbo. O TSI é um motor 1.0 turbo 3cc. O MSI é 1.6 aspirado com 4 cilindros e o 1.4 TSI é turbo e tem 4 cilindros.
Dotado de turbocompressor e injeção direta, ele dispensa o uso de tanque auxiliar com gasolina nas partidas a frio. A denominação 200TSI se refere ao torque máximo gerado pelo motor. São 200 Nm (Newton-metro), ou 20,4 kgfm, o maior da categoria.
TFSI é a abreviação de injeção direta turbo. A Audi foi a primeira montadora no mundo a produzir esta tecnologia em larga escala a partir de 2004. A marca começou a diminuir o tamanho do motor (downsizing) com o primeiro 2.0 TFSI no A3 Sportback.
Se o estilo e o desempenho são importantes para você, o Polo Track é a opção perfeita. Por outro lado, se a economia e a eficiência são mais relevantes, o Polo MPI é uma escolha inteligente.
O MSI (Multi-Point Sequential Injection), Injeção Multiponto Sequencial, é uma evolução do motor MPI. Ele mantém a injeção multiponto, mas com um controle mais preciso, o que melhora a eficiência de combustível e a resposta ao acelerador.
O T-Cross é um SUV crossover compacto (segmento B) urbano produzido pela montadora alemã Volkswagen, baseado no Volkswagen Polo VI. Foi apresentado em 25 de outubro de 2018, e comercializado no Brasil a partir de 19 de abril de 2019.
LEGENDA: O motor MSI é multiválvulas (quatro válvulas por cilindro). As vantagens trazidas são: menor gasto energético do motor para o acionamento das válvulas, maior vazão na entrada do ar e melhor aproveitamento da mistura ar-combustível.
Sob o capô, tanto na versão manual de 5 marchas quanto na automática de 6 velocidades do Polo 1.6 MSI está o mesmo motor EA211, com potência máxima de 117 cavalos com etanol e 110 cavalos com gasolina, sempre aos 5.750 giros. O torque máximo fica em 16,5 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, sempre em 4 mil rpm.
📌 MSi: Motores de injeção multiponto com maior eficiência e economia de combustível. Ideal para quem busca um equilíbrio perfeito no dia a dia. ⛽ 📌 MPi: Injeção multiponto distribuída que proporciona melhor performance e menor consumo de combustível. Ótimo para viagens e uso urbano.
TFSI e TSI são gerações diferentes da plataforma de injeção direta. Ela também é encontrada na linha VW. Modelos anteriores tiveram problemas com seguidores de cames e algumas outras coisas. A maioria foi resolvida com a introdução do TFSI a partir do MK5.