Conforme critérios da Portaria SIT nº 787, de 27 de novembro de 2018, a Norma Regulamentadora nº 11 é definida como Norma Especial, ou seja, é uma norma que regulamenta a execução do trabalho considerando a realização das atividades, sem estar condicionada a setores ou atividades econômicos específicos.
A NR 11 é uma norma regulamentadora que visa criar regras para que a empresa garanta um local seguro de trabalho para os colaboradores. O foco desta norma é atingir os profissionais que trabalham com transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de material.
Dessa forma, todas as empresas que estejam envolvidas em atividades que envolvam o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais devem cumprir os requisitos estabelecidos pela NR 11 e garantir a segurança dos seus colaboradores.
A NR 11 tem as principais medidas voltadas ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, que consiste em: Transporte: 11.1.8 Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.
A NR-11 estabelece uma série de exigências para as atividades logísticas internas. Essas regras são válidas para transportadoras, galpões, centrais de distribuição, canteiros de obras, ambientes do setor industrial, almoxarifado e demais áreas que utilizam os equipados mencionados na norma.
#SextouComNR – Tudo sobre a NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
Onde se aplica o treinamento de NR 11?
Nesse sentido, a Norma Regulamentadora 11 se aplica a transportadoras, galpões de armazenamento, canteiros de obras, almoxarifados, centros de distribuição, etc.
11.2.1 Esta norma aplica-se a todas as atividades de trabalho onde ocorrem transporte, movimentação e armazenagem de materiais e onde são utilizados máquinas e equipamentos para estes processos.
A NR 11 é uma norma regulamentadora que foi criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e que faz parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O principal objetivo é estabelecer as normas mínimas para que o transporte e movimentação de materiais seja mais seguro em instituições públicas e privadas.
Qual o seu objetivo da NR11 para a área da logística?
Seu principal objetivo é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores durante essas atividades, prevenindo acidentes, lesões e doenças ocupacionais relacionadas ao manuseio inadequado de cargas e materiais.
Elevadores, guindastes e outras máquinas transportadoras desempenham funções essenciais em canteiros de obras e instalações industriais. Considerando os riscos associados ao uso destes equipamentos, a NR 11 estabelece diretrizes específicas para garantir a segurança de todos os envolvidos.
A partir da quarta página temos o anexo I da NR-11, que leva o título “REGULAMENTO TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE CHAPAS DE ROCHAS ORNAMENTAIS”, ou seja, é um assunto ainda mais específico que a norma aborda de forma direta para orientar os processos desta atividade.
5.4.3 O certificado deve conter o nome do trabalhador, conteúdo programático, carga horária diária e total, data, local, nome e formação profissional do(s) instrutor(es), nome e assinatura do responsável técnico ou do responsável pela organização técnica do curso.
Conforme critérios da Portaria SIT nº 787, de 27 de novembro de 2018, a Norma Regulamentadora nº 11 é definida como Norma Especial, ou seja, é uma norma que regulamenta a execução do trabalho considerando a realização das atividades, sem estar condicionada a setores ou atividades econômicos específicos.
Carga horária: 16 horas. A realização de algumas capacitações irá depender do tipo de atividade exercida pelo trabalhador. Mas, uma coisa é certa: a capacitação deve ser realizada. Só assim será possível orientar, ensinar e proporcionar um local de trabalho seguro e sem riscos de acidentes!
Validade 1 ano independentemente da carga horaria aplicada. NR11 – Movimentação de Carga: Curso base não tem carga horaria especificado na norma, assim como a validade não esta especificada na norma.
O principal objetivo da NR11 é determinar os requisitos básicos de segurança para lidar com o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte de cargas sem o risco de danos e acidentes no ambiente de trabalho.
Conteúdo Programático e Carga Horária do Treinamento NR-11. O treinamento NR-11 abrange um conteúdo programático específico, desenvolvido para capacitar os colaboradores envolvidos em operações de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
A empilhadeira deve ser operada em área delimitada e sinalizada, para evitar acidentes com outras pessoas ou equipamentos no local. Esses são os requisitos básicos de segurança adotados pelas normas regulamentadoras NR-11 e NR-12 para a operação de empilhadeiras.
A NR 11 foi criada para estabelecer um conjunto de procedimentos obrigatórios que garantam a segurança dos trabalhadores envolvidos nas operações de movimentação de cargas. Assim sendo, a norma busca minimizar os riscos de acidentes e lesões, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro.
A norma orienta as empresas a colocarem, em locais bem visíveis, sinalizações a respeito da carga máxima de trabalho, durante as movimentações. Além disso, ela determina que os equipamentos voltados ao deslocamento de pessoas devem ter condições específicas de segurança.
O veículo não pode ser utilizado em áreas de perigo de incêndio ou explosão, áreas corrosivas e/ou muito empoeirados. Operadores de Empilhadeiras e Caminhões. CURSO COM DURAÇÃO DE 16 HORAS AULAS (para formação). CURSO COM DURAÇÃO DE 8 HORAS AULAS (reciclagem).
O que faz parte da NR 11 para se prevenir de acidentes?
Isolamento e sinalização. O texto da NR-11 define que, ao longo da movimentação de cargas, é obrigatório que as áreas utilizadas sejam isoladas e sinalizadas para prevenir acidentes, especialmente das pessoas não envolvidas com a atividade.