O que é o PEI e para que serve?

O que é PEI? O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento desenvolvido para atender às necessidades específicas de alunos, especialmente aqueles que possuem algum tipo de deficiência, transtornos de desenvolvimento ou superdotação.
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Qual é a função do PEI?

Cada aluno é único e aprende, portanto, de maneira diferente, e o PEI visa registrar esse caráter individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, ele possa aprender, assim como os outros estudantes, no ensino regular.
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O que é PEI e quem tem direito?

O Plano Educacional Individualizado – PEI, por sua vez, é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência, que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno.
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Quem tem que fazer o PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Como funciona o PEI nas escolas?

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um.
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O que é o PEI, para que serve e como favorece a inclusão escolar

É obrigatório fazer o PEI?

Sim. Usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) na sala de aula regular não só recomendável como necessário. Primeiro porque, considerando seus objetivos, o trabalho do Atendimento Educacional Individualizado (AEE) perde o sentido se não for diretamente articulado com o realizado em sala de aula.
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Quem deve elaborar o PEI no caso de um aluno autista?

No contexto do TEA, o PEI deve ser elaborado de forma colaborativa, envolvendo profissionais da educação, familiares e, quando possível, o próprio aluno autista.
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De quem é a obrigação do PEI?

As escolas têm a responsabilidade de elaborar e implementar o PEI, assegurando que cada aluno receba a atenção e os recursos necessários para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.
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O que é PEI para tdah?

O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
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O que deve conter em um PEI?

O QUE DEVE CONTER O PEI? “Deve conter informações básicas do discente, como: idade, curso/modalidade, condição de público alvo da educação especial, entre outros” (OLIVEIRA, 2017, p. 2).
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Qual profissional faz o PEI?

Para auxiliar a garantir esse direito, temos o Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, um documento elaborado pelo professor com base na observação e avaliação de um aluno com deficiência, TEA ou altas habilidades.
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Quais os benefícios do PEI?

Vantagens de ter um PEI

As habilidades acadêmicas, sociais, motoras (atividade física), recreação, profissionais e do dia a dia, são monitoradas e analisadas a fim de que o resultado norteie a evolução do aluno. O PEI é um documento que ajuda através da análise contínua o desenvolvimento ou não da criança.
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Quem tem prioridade na PEI?

Sim. A prioridade para entrada no PEI nesse momento é para escolas com Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.
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Quem preenche o PEI?

Um PEI para ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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Quais são as etapas do PEI?

Podemos resumir as etapas do PEI em:
  • Avaliação das necessidades do aluno;
  • Reunião de equipe multidisciplinar;
  • Definição de metas educacionais;
  • Desenvolvimento de estratégias e adaptações;
  • Implementação do plano;
  • Monitoramento e avaliação contínua;
  • Revisão e ajustes periódicos.
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Quais crianças têm direito ao PEI?

PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI): PARA QUE SERVE E COMO APLICÁ-LO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Conforme Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990), é direito de toda criança e adolescente sendo pessoa com deficiência ou não, frequentar o ensino regular.
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Quem tem TDAH recebe algum benefício do governo?

O BPC-LOAS é um benefício assistencial destinado a pessoas com deficiência de baixa renda. O TDAH pode ser considerado uma condição que se enquadra nos critérios para a obtenção do benefício. Para ter acesso a ele, é necessário comprovar a deficiência e a renda familiar dentro dos requisitos estabelecidos.
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Qual a nova Lei para quem tem TDAH?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce aos alunos da educação básica com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Não houve vetos.
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Quem tem TDAH tem direito a professora de apoio?

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.
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Quando é necessário fazer o PEI?

Em geral, o aluno incluído no PEI convive com alguma deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (seja com alto desenvolvimento ou superdotação) ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo. No caso do autismo, o PEI pode ser um importante aliado.
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Como fazer o PEI de um aluno?

  1. Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas:
  2. Conhecer sua história, seus gostos, seus conhecimentos já adquiridos e o.
  3. que ele precisa aprender.
  4. e longo prazo. ...
  5. tempo a partir do seu perfil.
  6. como e quando elas serão executadas.
  7. os procedimentos e avaliando as metas alcançadas.
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O que é o PEI no aba?

PEI é a abreviação de Plano de Ensino Individualizado. Na prática, o PEI é um documento que tem sido utilizado como base para o planejamento e para a implementação de intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) junto a crianças com autismo ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.
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Qual é o objetivo do PEI?

O Plano Educacional Individualizado, ou PEI, é um documento elaborado para atender às necessidades educacionais específicas de cada aluno.
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Qual Lei fala do PEI?

Acesso em: 1 fev. 2023. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
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Qual a diferença do PEI para o PDI?

Sabia que as pessoas confundem muito os dois? 👨‍🏫 Plano Educacional Individualizado (PEI) é documento próprio da educação e foi regulamentado pelo Parecer CNE/CEB nº 5/2019. 👨‍⚕️O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é documento da saúde, relacionada ao tratamento multidisciplinar do autista.
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