O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um.
O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
A educação proposta neste modelo tem como objetivo principal desenvolver jovens autônomos, solidários e competentes, com oferta de espaços de vivência para que eles próprios possam empreender a realização das suas potencialidades pessoais e sociais.
§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
O PEI é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina que toda pessoa com deficiência tem direito à educação inclusiva, devendo o poder público adotar medidas para garantir o acesso ao ensino regular com recursos de acessibilidade e, quando necessário, oferecer ...
O PEI é para aquele estudante que, em razão da sua condição de PAEE ou de algum transtorno funcional específico, não responde satisfatoriamente ao currículo padrão da escola.
O que é um Plano Educacional Individualizado – PEI?
1 – Trace o perfil do aluno. Esta etapa tem como finalidade conhecer o aluno, compreendendo quais são as competências desta criança e suas reais necessidades.
2 – Defina metas de curto, médio e longo prazo. ...
Em geral, o aluno incluído no PEI convive com alguma deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (seja com alto desenvolvimento ou superdotação) ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo.
O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?
O modelo mais comum, adotado por escolas e redes de ensino no Brasil e em outros países, baseia-se em seis áreas de habilidades: acadêmicas, da vida diária, motoras/atividade física, sociais, recreação/lazer e pré-profissionais/profissionais.
Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...
Sabia que as pessoas confundem muito os dois? 👨🏫 Plano Educacional Individualizado (PEI) é documento próprio da educação e foi regulamentado pelo Parecer CNE/CEB nº 5/2019. 👨⚕️O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é documento da saúde, relacionada ao tratamento multidisciplinar do autista.
A proposta das escolas do PEI é oferecer oportunidades aos alunos menos favorecidos de terem mais tempo na escola para realizar atividades da qual não tem acesso fora dela, como os clubes e disciplinas voltadas para as habilidades e competências socioemocionais.
O PEI é fundamental na educação porque garante que cada aluno receba uma educação personalizada e adequada às suas necessidades. Ele promove a inclusão, permitindo que alunos com necessidades especiais participem plenamente da vida escolar e alcancem seu potencial máximo.
PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI): PARA QUE SERVE E COMO APLICÁ-LO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Conforme Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990), é direito de toda criança e adolescente sendo pessoa com deficiência ou não, frequentar o ensino regular.
O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
A combinação entre a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada consolida a essência do Modelo Pedagógico do Programa Ensino Integral, orientado pelos quatro princípios: Os Quatro Pilares da Educação, A Pedagogia da Presença, a Educação Interdimensional e Protagonismo Juvenil compatíveis com uma concepção de educação ...
Para fazer um Plano de Ensino Individualizado é importante você conhecer os 4 domínios envolvidos na etapa de avaliação do PEI. O Plano de Ensino Individualizado (PEI) envolve quatro etapas: avaliar, elaborar objetivos, elaborar programas de ensino e coletar dados.
PEI é a abreviação de Plano de Ensino Individualizado. Na prática, o PEI é um documento que tem sido utilizado como base para o planejamento e para a implementação de intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) junto a crianças com autismo ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.
Em novembro de 2020 o secretário de educação do estado de São Paulo anunciou que em 2021 as escolas com Programa de Ensino Integral (PEI) seriam 1.064 em todo o estado. Nas escolas PEI só existe um turno que dura 9 horas ou 9 horas e 30 minutos.
As escolas têm a responsabilidade de elaborar e implementar o PEI, assegurando que cada aluno receba a atenção e os recursos necessários para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.
Dentro do calendário escolar, o PEI de cada aluno deve começar a ser escrito ainda no início do ano letivo e não há uma data de conclusão. Ele deve fazer parte da rotina escolar e ser revisto constantemente, para fazer alterações quando necessário, conforme o andamento do ano e desenvolvimento do estudante.