O Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) tem como objetivo atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade que atuam no mercado de trabalho.
Quem é obrigado a cumprir a pontuação do PEPC? A prestação de contas do PEPC é obrigatória para contadores que desempenham funções como auditores independentes, responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou ocupam cargos de gerência/chefia na área contábil de empresas reguladas e/ou supervisionadas.
O Programa de Educação Profissional Continuada oferece aos profissionais da contabilidade a oportunidade de manterem seus conhecimentos e habilidades técnicas atualizados e em constante expansão.
O que acontece se o contador não cumprir com a pontuação exigida por norma do CFC?
19) Não atingi a pontuação mínima exigida pela norma. O que pode acontecer? Resposta: Nesse caso, o profissional perde o cadastro (CNAI e/ou CNPC) e será aberto processo administrativo, gerando um auto de infração pelo não cumprimento da norma.
O que é Programa de Educação Profissional Continuada?
Educação Profissional Continuada é um programa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que visa desenvolver e manter a competência profissional necessária para prestar serviços de alta qualidade a clientes, empregadores e outras partes interessadas, e, assim, fortalecer a confiança pública na profissão contábil por ...
Para quem a educação profissional continuada é obrigatória?
Quem deve cumprir o PEPC
Dentre os profissionais que precisam cumprir a o Programa de Educação Profissional Continuada, segundo o NBC PG 12, se destacam: sócio e responsável técnico pela elaboração das demonstrações contábeis; profissionais que tenham cargo de direção, de gerência técnica e que ocupem.
Em outras palavras, a educação continuada consiste em um programa de formação e desenvolvimento dos recursos humanos que objetiva manter a equipe em um constante processo educativo, com a finalidade de aprimorar os indivíduos e consequentemente otimizar resultados.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) comunica a todos os interessados que o edital do Exame de Suficiência 1º/2024 já está disponível. O exame é requisito obrigatório para os bacharéis em Ciências Contábeis que desejam obter o registro profissional como contador.
Como posso comprovar minha pontuação no Programa de Educação Continuada? Todos os cursos realizados para o Programa de Educação Continuada devem ser informados no sistema de prestação de contas, disponível em https://sso.cfc.org.br/sso/login#close.
A dúvida acaba ocorrendo pelo fato de muitos contabilistas atuarem como Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, fora do regime CLT. Sendo assim, esses profissionais, de fato, não têm direito a receber o pagamento do 13º, uma vez que não tem relação trabalhista com um empregador.
O Programa de Educação Continuada do Programa de Qualificação Operacional tem como objetivo atualizar e aperfeiçoar as competências e conhecimentos dos profissionais que atuam nos mercados administrados pela B3 durante o período de vigência de suas certificações.
O registro profissional junto ao CRC só é obrigatório para aqueles que exercem atividades contábeis e/ou ocupam cargos contábeis e para aqueles que respondem pelo departamento fiscal ocupando cargos de encarregado, gerência, coordenação, etc.
Aproximando-se o final do ano, intensifica-se a demanda pela obtenção dos 40 pontos no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), uma pontuação vital para os profissionais contábeis.
A fim de divulgar amplamente o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) disponibilizará uma série de conteúdos, que serão publicados em seus canais oficiais e explicarão, de forma minuciosa, todos os pré-requisitos para que os profissionais da contabilidade consigam ...
A primeira delas – e a mais importante – é que não ser aprovado significa que a pessoa não poderá exercer a profissão de contador legalmente e de forma regular, porque não poderá fazer o cadastro no CRC para obtenção do registro profissional.
O programa funciona de duas maneiras distintas: por um lado, pode ser proposto pelo funcionário, que custeia seus novos aprendizados. Por outro, o estudo pode ser pago pela empresa, com o intuito de oferecer meios de aprendizado que beneficiem os negócios e a função que o trabalhador exerce.
Qual é a diferença entre educação continuada e educação permanente?
Educação continuada: envolve as atividades de ensino após a graduação, possui duração definida e utiliza metodologia tradicional, tais como as pós-graduações, enquanto a educação permanente estrutura-se a partir de dois elementos: as necessidades do processo de trabalho e o processo crítico como inclusivo ao trabalho.
O § 1º do art. 62 da LDB define que “a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério”; O inciso III do art.
O registro ativo em CRC serve para atestar a habilitação profissional para o exercício das atividades. Ela só é conquistada a partir do momento em que o candidato - com formação em Ciências Contábeis - é aprovado no Exame de Suficiência, aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
A taxa de inscrição é R$ 100,00 e deve ser recolhida, em guia própria, em favor do CFC. O exame é composto de 50 questões objetivas e cada uma delas vale um ponto. Para ser aprovado, o candidato, precisar acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões.
Ela pode ser feita de maneira mais sistematizada, como cursos extracurriculares, oficinas, aulas livres e palestras, mas não se restringe aos lugares onde o papel de professor e alunos está claramente delimitado.
A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.
Por exemplo, para que aconteça, a educação continuada baseia-se em dois pontos: o desejo de se ter uma qualificação constante e a necessidade de se buscar por essa qualificação.