O Plano de Metas foi um programa de industrialização e modernização levado a cabo no Governo Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais" que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores".
Planejamento de metas ou plano de metas é uma forma de estabelecer e organizar as estratégias de uma organização para que ela atinja seus objetivos empresariais. Ele compreende a primeira etapa da gestão de metas, que é o processo de estruturação e acompanhamento de metas, desde sua criação até os resultados.
O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização elaborado pelo presidente Juscelino Kubitschek, na forma de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que daria continuidade ao processo de substituição de importações que vinha se desenrolando nos dois decênios anteriores.
De maneira geral, o Plano de Metas pregava que através do planejamento econômico e de investimentos públicos e privados nos setores corretos da economia era possível realizar, uma rápida e forte industrialização no país, a fim de superar o subdesenvolvimento, a pobreza e as desigualdades sociais.
Para elaborar um plano de metas para uma empresa você deve definir objetivos, traçar planos de ação para atingi-los, medir os resultados e corrigir o rumo, se necessário.
O primeiro passo para um bom planejamento de metas é o próprio Planejamento Estratégico da organização. Precisamos ter claro os norteadores estratégicos (propósito, missão, visão e valores). Na sequência, construímos nossos objetivos estratégicos e projetos que nos possibilitem atingir a visão da empresa.
O Plano de Metas, 60 anos em 5 não deu certo porque o desenvolvimento econômico não se deu na rapidez esperada e apenas criou dívidas internacionais e destruição da indústria de bens de consumo nacional.
Qual foi a parte negativa do Plano de Metas? Uma das consequências do Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek para a economia brasileira é o aumento da dívida externa, que ocasionaria problemas inflacionários durante os anos futuros.
Quando eleito Presidente da República, dentre as principais proposições políticas do governo Juscelino Kubitschek esteva o Plano de Metas, também chamado de Programa de Metas.
O Plano de Metas alterou completamente a estrutura industrial e produtiva do país, consolidando a industrialização pesada. Além do rápido crescimento econômico, a infraestrutura e a construção de Brasília levaram o país a um novo patamar no mundo.
O governo de Juscelino Kubitschek entrou para história do país como a gestão presidencial na qual se registrou o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Na área econômica, o lema do governo foi "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo".
Outro ponto importante do governo de Juscelino Kubitschek está ligado à ascensão da indústria automobilística no país. Para alcançar tal objetivo, JK via a necessidade de priorizar a entrada de capitais estrangeiros no Brasil. Ganster destaca que, até o início da década de 50, o país apenas importava veículos.
Definir objetivos e metas, de acordo com a Teoria de Locke, também é importante pois eles têm a função de: Ajudar a manter o foco na execução e realizar as tarefas com atenção; Mobilizar a energia, os recursos e o esforços do colaborador; Aumentar a persistência e perseverança.
Portanto, a diferença entre objetivo e meta é de que o objetivo diz respeito ao que você pretende alcançar, enquanto a meta significa as atividades específicas que vão te levar a atingir o objetivo.
O que significa o lema de JK 50 anos em 5? O Plano de Metas pretendeu atuar em cinco setores da economia nacional e estabeleceu várias metas para cada um deles, esses setores foram: energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação.
Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que se tornou conhecido como Programa ou Plano de Metas.
A construção de Brasília foi um dos fatos mais marcantes da história brasileira, e da política de JK no seu mandato de cinco anos como presidente, sendo uma das maiores obras do século XX.
Objetivo é: o que se pretende alcançar, realizar ou obter; propósito, meta, alvo. Na prática, é possível dizer que a principal diferença entre eles é: objetivo é algo que te faz agir. Enquanto sonho é aquilo que você pensa ou imagina – é algo quase impalpável, pouco concreto.
Um sonho é uma visão de algo ideal que queremos materializar na nossa vida. Com o objetivo definido, começamos a dar forma a esse sonho e esse sonho passa para o limbo entre uma visão utópica e a realidade. E por fim, com metas claras e bem definidas apercebemo-nos que esse sonho é realmente possível.
Na vida, nossas metas têm essa mesma função. Há uma diferença entre ter metas ou objetivos e sonhos. As metas funcionam como partes que compõem os passos para realização de nossos sonhos. Tem como característica um nível de detalhamento que um sonho ou objetivo não tem.
Mas o que são metas? Metas pessoais são planos que nos ajudam a alcançar nossos objetivos de vida. Os objetivos costumam estar relacionados aos nossos desejos mais abrangentes para o futuro, enquanto as metas são os resultados que esperamos alcançar a partir de um conjunto de ações.