Famosa principalmente por sua atuação como Rose Dawson Calvert (Rose DeWitt Bukater idosa) no filme Titanic (1997). Em 1998 tornou-se a pessoa mais idosa (ela tinha 87 anos) a receber uma indicação ao prêmio máximo do cinema americano — o Óscar —, na categoria de melhor atriz coadjuvante/secundária.
Rose DeWitt Bukater (Filadélfia, 11 de abril de 1895 – para alguns, Rose teria morrido no Oceano Atlântico, em 1 de outubro de 1996) é uma personagem fictícia e protagonista do filme Titanic de 1997, foi criada por James Cameron, o roteirista, produtor e diretor do filme ganhador de 11 Óscares em 1998.
Em 15 de abril de 1912, há exatos 112 anos, o RMS Titanic afundava no Atlântico Norte, com 2.224 passageiros e tripulantes a bordo, após ter o casco partido em dois por um iceberg, em seu quarto dia de viagem.
Para a frustração de muitos, entretanto, não é o caso do casal Jack e Rose. Eles são fictícios e não estiveram no navio da vida real em abril de 1912. No entanto, o cineasta se baseou em uma fascinante mulher real para dar vida a Rose. Dawson foi inspirada em Beatrice Wood, uma ceramista norte-americana de sucesso.
No entanto, em 2022, varreduras de imagem dos destroços mostraram que as grades começavam a ceder – e, na visita mais recente ao local do naufrágio, em 2024, foi possível observar que uma parte significativa delas já caiu.
Joaquim José já havia trabalhado e morado em São Paulo. Nesta viagem, via Nova York, o português buscava voltar pra cá para se juntar a sua família. Infelizmente, o homem de 41 anos morreu no naufrágio.
Fora estes, 1.160 corpos nunca foram encontrados, e outros 340 na superfície, utilizando coletes salva-vidas, mas que não sobreviveram. 705 sobreviventes foram resgatados.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
Ela deu esse lugar em seu coração para Jack para sempre. Ela nunca o esqueceu ou o que ele fez por ela. Finalmente, ela está deixando Jack ir. Ao jogar o colar no oceano, ela garante que ninguém mais o encontre, essencialmente dando-o à memória de Jack para sempre.
Mais de 100 anos depois de o Titanic ter afundado em sua viagem inaugural, em 1912, o testemunho do sobrevivente Frank Prentice continua sendo um relato poderoso e angustiante do terror absoluto sentido por quem estava a bordo. Frank Prentice tinha 23 anos quando sobreviveu ao naufrágio do Titanic.
Joseph Dawson era um jovem católico irlandês que, para seu infortúnio, estava a bordo do RMS Titanic. Ele tinha apenas 23 anos quando morreu no naufrágio, e era um rapaz pobre de Dublin que buscava ganhar a vida no mar, servindo como aparador no grande navio.
Entretanto, uma das principais muitos talvez desconheçam: que a personagem Rose Dawson na verdade é baseada em uma história real: a da artista Beatrice Wood. Ela foi uma artista muito versátil, indo das artes plásticas ao trabalho de sucesso com cerâmica.
Gloria Frances Stewart (Santa Mônica, 4 de julho de 1910 – Los Angeles, 26 de setembro de 2010) foi uma atriz americana de cinema, teatro e televisão. Famosa principalmente por sua atuação como Rose Dawson Calvert (Rose DeWitt Bukater idosa) no filme Titanic (1997).
O curioso é que, com o passar do tempo, os corpos daqueles viajantes nunca foram encontrados. Até o diretor de cinema James Cameron, antes de filmar o longa, visitou o local 33 vezes e nunca conseguiu ver restos humanos, segundo declarou em 2012.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
A Liverpool and London Steamship Protection and Indemnity Association, que foi assumida pela White Star Line, afirmou ser dona de propriedades do navio porque pagou por elas. As duas empresas chegaram a um acordo não divulgado em 2007, e a RMST opera até hoje como proprietária.
A história do navio USS Samuel B. Roberts, o naufrágio mais profundo do mundo. O navio pertencia à frota militar dos Estados Unidos e seu nome é uma homenagem a Samuel Booker Roberts Jr. Ele era um membro da Marinha norte-americana que foi morto em combate durante a Segunda Guerra Mundial.
O custo da passagem de primeira classe era de 512 libras, e o da terceira, 7 libras. Viajavam 329 passageiros na primeira classe, 285 na segunda e 706 na terceira. No domingo, dia 14 de abril às 22h55, o navio Californian, que navegava ao largo da Terra Nova, informou o Titanic da presença de vários icebergs.
O que acontece com o corpo humano na profundidade do Titanic?
O ex-diretor de medicina submarina e saúde de radiação da Marinha dos Estados Unidos, Dale Molé, explica que as mortes provavelmente foram instantâneas e indolores após a estrutura do submarino não ter conseguido suportar a pressão externa, que é extremamente alta na profundidade em que ele estava, cerca de 400 vezes ...
A estrutura do Titanic já se encontra em estado “frágil”, uma vez que bactérias estão consumindo o ferro no casco do navio. Estimativas apontam que o que restou do navio está se deteriorando tão rapidamente que pode desaparecer completamente nos próximos 40 anos.
Depois que o Titanic colidiu com um iceberg gigante e afundou nas águas geladas do Atlântico Norte, há 110 anos, na madrugada de 15 de abril de 1912, o navio foi manchete de todos os grandes jornais do mundo.