Sentido literal é aquele sentido usual, denotativo da palavra. Já sentido figura é o sentido alterado, sugere outras ideias, a palavra ou expressão passam a ser conotativas.
O sentido figurado amplia, expande ou transforma os significados das palavras e das frases. Como exemplo, das frases: "aquele apresentador de TV nada em ouro." ou "hoje estou morrendo de fome." Percebe? O apresentador de TV, no caso, não nada em ouro, mas a gente consegue compreender que ele tem muito dinheiro.
Resumindo, então. O sentido literal é o que a palavra é de verdade, enquanto o sentido figurado não é a palavra de verdade e sim, o que ela quer expressar. Os dois casos são muito usados. Geralmente, em jornais, revistas e notícias são usados o sentido literal, porque queremos saber exatamente o que aconteceu.
O sentido Próprio, também chamado de Denotativo ou Literal, é quando uma palavra tem apenas um significado, não permitindo outra interpretação nem mesmo dependendo do contexto em que for utilizada.
Sentido conotativo é o uso figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem. Ou seja, é aquele que proporciona interpretações abstratas que vão além do sentido real das palavras e das definições que aparecem nos dicionários.
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.
Qual a diferença entre sentido denotativo e sentido figurado?
Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido literal, dicionarizado. A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado.
Modo, aspecto , ponto de vista, maneira de agir, de considerar ou de distinguir (ex.: sentido de humor; sentido de orientação; sentido de responsabilidade).
Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.
Nos textos em que existe uma preocupação maior com a estética, é comum o uso do sentido figurado, ou conotação, em sua construção, como em músicas, poesias, poemas, textos publicitários etc. Veja um exemplo: - TIM, viver sem fronteiras.
Qual é a definição que apresenta um sentido figurado dessa palavra?
Resposta. Resposta: nos referimos ao fato de o autor ter explorado a significação da palavra e ampliado suas possibilidades de significação para além do sentido básico ou de dicionário.
Isso ocorre quando as palavras são usadas de maneira simbólica, metafórica ou não literal para transmitir ideias, emoções ou conceitos de forma mais vívida e impactante. No poema lido, o verbo que está sendo utilizado no sentido figurado é o verbo "nasce".
Já quando dizemos que a palavra foi utilizada em sentido figurado, nos referimos ao fato de o autor ter explorado a significação da palavra e ampliado suas possibilidades de significação para além do sentido básico ou de dicionário. Neste caso, dizemos que a palavra foi usada em seu sentido conotativo.
O que é sentido próprio e figurado das palavras exemplos?
O sentido figurado é o sentido que uma palavra literal adquire com o passar do tempo. O sentido próprio é aquele que pode ser interpretado como o sentido mais usual. Muitas vezes, ao não empregar palavras, adjetivos e verbos corretamente, damos outro sentido a uma frase que aparentemente teria somente um significado.
Qual a diferença entre metáfora e sentido figurado?
A metáfora se constrói com a escolha de dois termos, um em seu sentido literal (ao qual a referência é feita) e outro no sentido figurado (por meio do qual se refere ao primeiro). Assim, o que os une é uma característica do segundo termo sendo aplicada ao primeiro.
DENOTAÇÃO, “sentido denotativo, sentido literal” é a linguagem que utiliza as palavras e expressões com o sentido próprio, real (conforme o dicionário), habitual. A denotação é uma linguagem referencial, informativa, usada com o objetivo unicamente de informar, portanto é desprovida de emoções e sentimentalismos.