O indicador do RPM possui um apontador que vai do número 1 ao 8 (e que indica a contagem de giros), além de uma estampa com o número x1000 (ou seja, o número é multiplicado por mil).
Qual é a faixa de RPM ideal para economizar combustível? A faixa de RPM ideal para economizar combustível pode variar de veículo para veículo, mas geralmente fica entre 2.000 e 3.000 RPM. Nessa faixa, o motor funciona de maneira mais eficiente e consome menos combustível.
Os motores dos veículos mais comuns costumam girar entre 800 rpm (marcha-lenta) e 7000 rpm (rotação máxima), sendo que a faixa entre 1800 a 4000 rotações o ponto ótimo de trabalho da maioria dos propulsores, conforme a marca e modelo.
Existem dispositivos que podem ser utilizados para a medição do RPM. Os mais comuns são o tacômetro manual e o multímetro. Com o tacômetro, a medição é feita ao inserir o dispositivo diretamente no eixo do motor. Assim, a rotação é transmitida ao tacômetro por meio de uma embreagem de borracha.
Já os de alta rotação são motores a combustão (gasolina, álcool e GNV) que operam em regime de rotação acima de 5000 RPM, e motores a explosão (diesel) que operam em regimes de rotação acima de 3000 RPM.
A faixa de RPM ideal para economizar combustível pode variar de veículo para veículo, mas geralmente fica entre 2.000 e 3.000 RPM. Nessa faixa, o motor funciona de maneira mais eficiente e consome menos combustível. Importante ressaltar que o comportamento do condutor e o tipo de estrada também influenciam no consumo.
A velocidade amostrada no velocímetro é a 3.000 rpm - 40 Km ; 4.000 rpm - 60 Km ; 5.000 rpm 80 km, sendo que a mais de 4.000 rpm, parece que o motor está sendo aparentemente forçado !!
Quando o limite de rotação máxima é superado, o motor do veículo pode simplesmente estourar e os gastos financeiros com isso são tão grandes quanto o problema. Se o condutor diminui da quinta para a segunda marcha, dependendo da velocidade do veículo, a rotação subirá muito além do limite permitido.
Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.
A dica aqui é acelerar para manter o veículo dentro da faixa de rotação entre 3.000 rpm e 4.000 rpm. Nas subidas, é recomendado que se use o óleo sintético, pois esse produto diminui o atrito do trem de força, gerando economia de combustível.
Qual a melhor rotação do motor para economizar combustível?
Em geral, quanto mais baixa a rotação do motor, menos combustível é consumido. Portanto, evite manter as rotações do motor elevadas. Se o motorista está em quinta marcha e em velocidade constante, sem forçar o veículo, ótimo. É a rotação ideal para economizar combustível.
De forma simplificada, o torque é definido como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. Você gera, por exemplo, torque toda vez que utiliza uma alavanca e aplica força sobre ela. Um exemplo prático sobre isso é quando usamos uma chave de boca para apertar ou soltar os parafusos de uma roda.
Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.
Primeiro precisamos saber que a velocidade dos motores é gerada em RPM (rotações por minuto). Como o nome já diz, a RPM é o número de voltas completas que um eixo, ou uma polia, ou uma engrenagem dá em um minuto. A velocidade fornecida por um conjunto transmissor depende da relação entre os diâmetros das polias.
Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm.
O que gasta mais combustível andar rápido ou devagar?
Quanto mais rápido um veículo roda, mais combustível ele gasta. Sabe porquê? Mais de 50% da energia gasta para fazer um carro andar é utilizada para aumentar a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Quando um carro alcança entre 90 e 120 km/h, acaba consumindo até 30% a mais de gasolina.
A média de consumo vai de 2 L/h para veículos leves e novos, até 4,5 L/h para veículos pesados em marcha lenta. Para o cálculo desses custos, é aconselhável considerar a media de 3L/h, pois não podemos esquecer o uso do ar condicionado, que aumenta, consideravelmente, esse consumo.
A versão da LaFerrari é a mais giradora, capaz de chegar às 9.250 rpm. Em versões de competição, porém, o V12 F140 pode chegar às 9.500 rpm – caso da Ferrari FXX Evoluzione, versão de pista da Enzo, que tinha uma versão de seis litros deste motor.