O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”.
O símbolo do cordão de girassóis foi criado no Reino Unido e adotado globalmente a partir de 2016 como forma de reconhecer as deficiências ocultas, definidas como “invisíveis”, ou seja, aquelas que não podem ser identificadas de imediato mas seus sintomas atingem de forma significativa a condição física, visual, ...
Em julho de 2023, uma alteração na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2014, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituiu o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação, no Brasil, de pessoas com deficiências ocultas, que são as condições não compreendidas de imediato como a surdez, o ...
Na sabedoria popular, os tons amarelados e alaranjados da flor do girassol o tornam uma planta associada à felicidade, energia, alegria e vitalidade. No amor, ele frequentemente simboliza respeito e honestidade, enquanto nas amizades, representa a lealdade. Em algumas culturas, o girassol também é símbolo de coragem.
Cordão de girassol é oficializado como símbolo para deficiências ocultas
O que a Bíblia diz sobre o girassol?
Outra referência ao girassol pode ser encontrada em Isaías 60:1-3, onde o girassol é usado como uma metáfora para a glória de Deus. O texto diz: "Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.
Um deles é a felicidade; suas pétalas amarelas indicam lealdade, calor e entusiasmo, pois transmitem a energia e vitalidade do sol. Também em relação ao sol, o girassol simboliza adoração, pois seu miolo remete a uma cabeça que presta culto ao sol, sempre direcionada a ele.
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei 5.486/2020, que oficializa o cordão de girassol como um símbolo de deficiências e outros diagnósticos ocultos, como autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, entre muitos outros.
Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas. Conectados com Deus, recebemos a Sua luz e a Sua sabedoria. O girassol também é um símbolo de renovação, resiliência e vida eterna.
O cordão de girassol simboliza a luta e resiliência das pessoas diagnosticadas com doenças não visíveis, que podem incluir transtornos mentais, surdez, autismo, patologias crônicas e raras, como a fibrose cística.
Este Oríkì retrata que os vegetais são fundamentais para a existência do Culto dos Orixás. Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá.
A partir da descoberta, a mãe adotou o cordão de girassol como forma de difundir conhecimento sobre o transtorno e alertar as outras pessoas sobre o comportamento de Ashley. “Estamos há seis anos no Brasil, e há três descobrimos o TDAH.
“O Cordão de Girassol trata de um acessório destinado às pessoas com deficiências ocultas. Atualmente, a terminologia correta para nos referirmos a uma pessoa com deficiência é PcD, sendo P de pessoa, C de com e D de deficiência.
Porque o girassol é o símbolo da deficiência oculta?
A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes, relata que a pessoa com deficiência precisa viver a vida e não viver a deficiência. E que o símbolo de girassol é para que as pessoas assumam a deficiência, e a sociedade seja mais empática e respeitosa.
Cordão de Girassol: entenda o significado e saiba quem tem o direito de usar. O Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas. Problemas físicos, cognitivos, permanentes ou temporários, como: autismo, surdez, demência, esquizofrenia, epilepsia e muitas deficiências não aparentes.
Por que o quebra-cabeça é um símbolo do autismo? O símbolo, portanto, foi escolhido devido à própria representação do jogo. Popularizado em 1963, o quebra-cabeça foi o símbolo escolhido por um médico da entidade norte-americana, Autism Speaks.
Quem pode usar o Cordão de Girassol? O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.
O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”.
🌻✨ Os girassóis são símbolos de lealdade, adoração e alegria. Seu vibrante tom amarelo traz luz e felicidade a qualquer ambiente, iluminando os corações de quem os recebe.
Os significados do girassol são felicidade, vivacidade, alegria, calor, lealdade, entusiasmo e energia positiva. Sendo assim, é uma excelente planta para se ter na decoração da casa, como na sala de estar, varanda e jardins internos e externos, já que realmente é uma planta que transmite alegria.
Lembre-se que o caminho não acabou. O girassol não morreu. Apenas descansa para recuperar as energias e enfrentar um novo desafio, uma nova meta, um novo dia. Amanhã será um novo dia, uma nova oportunidade para viver melhor, para corrigir ou (quem sabe?)
Então, quando a haste da planta deixa de crescer, o girassol fica paradinho em direção ao oriente até morrer. Já a crença popular diz que “a flor de girassol significa felicidade. Suas pétalas amarelas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol.”
🥰 🌻O cordão de girassol foi oficializado por lei no Brasil como símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas. São consideradas deficiências ocultas, por exemplo, autismo, surdez e baixa visão.