Resposta. Loesse é um sedimento fértil de coloração amarela. É formado por sedimentos depositados pelo vento, ou seja, de origem eólica. [1]Encontrado em parte da Europa (França e Países Baixos) e principalmente na China, onde encontra-se o Rio Amarelo, importante rio na cultura do arroz chinês.
Solos aluviais: presentes em áreas de formação recente em planícies úmidas. Quando os seus sedimentos são transportados, formam um solo de coloração amarela denominado de loess.
Solo fértil é a capacidade de fornecer água e nutrientes às plantas nas proporções adequadas para o seu crescimento e produtividade. Além disso, a fertilidade pode variar muito em uma só propriedade agrícola, pois algumas necessitam de boas características físicas e biológicas.
Aluviais: São solos que se formam a partir de sedimentos (fragmentos de rochas) advindos de outros lugares e transportados pela ação das águas e dos ventos.
As denominações, tais como: solos argilosos, solos arenosos, solos rasos, solos vermelhos, solos profundos, solos de mata, solos de campo, solos de basalto, solos de granito, solos jovens, solos velhos, etc., podem ser consideradas formas simples de classificação, em que se considera apenas um fator ou característica, ...
O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil.
Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. Salmorão: é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros.
O que é solo humífero? O solo humífero, também conhecido como humoso, tem um acúmulo de 70% de matéria orgânica em sua estruturação. Ele pode ser encontrado naturalmente em locais úmidos, perto de matas e florestas. Sua coloração é predominantemente escura, geralmente preta.
A maioria está muito suja, deteriorada e misturada com outros produtos não recicláveis. Acaba, portanto, incinerada e em lixões, algo que contribui à deterioração ambiental e à poluição por plástico, uma das grandes pragas de nossa época criada pelo ser humano.
KSTAR, o dispositivo de pesquisa de fusão da KFE ao qual se refere como “sol artificial”, conseguiu sustentar plasma com temperaturas de 100 milhões de graus durante 48 segundos durante testes entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, batendo o recorde anterior de 30 segundos estabelecidos em 2021.
A Floresta Amazônica é muito realçada com as chuvas, tornando a terra cada vez mais fértil. Os Estados Unidos, seguido da Índia e China são os países que atualmente apresentam as maiores áreas de terras agricultáveis utilizadas no mundo.
O solo mais rico em carbono é também o mais fértil, uma vez que o carbono é a base de toda a matéria orgânica. Resumindo, pegamos em resíduos, queimamos produzindo energia, retiramos o carbono do ciclo, reduzindo o aquecimento global, e, no final, ficamos com o melhor fertilizante do mundo.
O salmourão é um solo arenoso e geralmente infértil, encontrado em algumas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. Classificação: pode ser classificado como um tipo de Neossolo Quartzarênico, devido à sua textura arenosa e baixa capacidade de retenção de água.
A) Loess é um tipo de solo fértil formado a partir da ação dos ventos, que possibilita o acúmulo de grãos finos e muito pequenos (entre 20 e 50 micrômetros) de argila, cálcio, feldspato, quartzo e outros minerais.
II) Os solos eluviais são formados a partir de rochas transportadas pela chuva e vento para os locais onde o solo será formado. III) Quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo encontra-se no mesmo local do solo, esse tipo de solo é chamado de eluvial.
O solo siltoso possui pouca coerência e se transforma em lama facilmente em contato com a água, sendo um intermediário entre a areia e a argila, o que dificulta a construção nesses tipos de solo.
O Solo Pedregoso é um tipo de solo caracterizado por uma alta concentração de pedras, cascalho e rochas em sua composição. Ele é conhecido por sua textura irregular devido à presença desses materiais sólidos. Essas pedras podem variar em tamanho, desde pequenos cascalhos até grandes rochas.
O solo calcário é uma rocha composta de mais 30% de minerais, estando presente em boa parte dos solos do território brasileiro e contendo altos níveis de acidez. A princípio, esse aumento de acidez no solo prejudica e impede o desenvolvimento de qualquer atividade agrícola na área.
SOLOS TIPO 1: Solos de textura arenosa, com teor mínimo de 10% de argila e menor do que 15%; SOLOS TIPO 2: Solos de textura média, com teor mínimo de 15% de argila e menor do que 35%; SOLOS TIPO 3: solos de textura argilosa, com teor de argila maior ou igual a 35%.
Solos jovens ou neossolos – são solos rasos, muito pouco desenvolvidos, onde o horizonte A (horizonte mineral com adição de matéria orgânica) assenta-se diretamente sobre a rocha, estando ausentes ou praticamente ausentes os horizontes B e C.