A poliviscose é a primeira fibra têxtil artificial utilizada desde 1905. Pode ser produzida a partir da polpa da madeira ou do linter da semente do algodão. Fica entre o sintético e o natural.
Por ser uma combinação de poliéster e viscose (2/3 e 1/3, respectivamente), componentes sintéticos, a poliviscose é inteiramente artificial. É muito indicada para o uso em camisetas de uniforme profissionais, devido ao seu toque leve e ao fato de não amassar tanto.
A poliviscose destaca-se por sua versatilidade e durabilidade, enquanto o algodão oferece conforto natural e sustentabilidade. Analise suas preferências e o uso pretendido das peças para fazer a escolha certa e aproveitar ao máximo seus trajes, seja no dia a dia ou em ocasiões especiais.
A malha PV é mais macia, isso se deve aos 33% de viscose que deixam a malha mais macia do que uma (100%) poliéster. A poliviscose estica muito pouco, pois, é uma característica do poliéster utilizado na fabricação. Ela ainda absorve menos água.
Os fios sintéticos da malha fria são bastante resistentes contra todo tipo de desgaste, tanto que o tecido gerado a partir dessas fibras dificilmente amassa. A poliviscose também não encolhe nem perde elasticidade, além de ser menos suscetível ao desbotamento.
Contudo é característico do fio apresentar bolinhas sob atrito excessivo na malha, entretanto nas etapas de produção da Disque Camisetas essa carência é amenizada.
As peças com tecnologia dry fit são feitas de fios sintéticos, como poliéster, poliamida e elastano, muito mais respiráveis que o algodão, por exemplo, e mais leves também. Outra vantagem das roupas feitas em dry fit é a durabilidade. Tomando os cuidados necessários, essas peças duram anos mantendo o aspecto de novas.
Qual tipo de tecido não esquenta e vale a pena evitar no inverno. As especialistas sugerem evitar usar no inverno roupas com fibras de linho, muito comum nos tecidos de verão. O acetato também não é uma boa aposta por ter um toque geladinho.
Portanto, se você está na dúvida se aquele lençol 100 poliéster é bom ou ruim, lembre-se que, independentemente do material, modelos com quantidade de fios inferior a 150 são menos confortáveis e duradouros. Os melhores tipos de lençol de aqueles a partir de 150 fios.
A poliviscose é um tecido utilizado para a produção de vestimentas, composto por ⅔ de poliéster e ⅓ de viscose. Também conhecida como malha fria, a poliviscose é inteiramente artificial por ser composta por materiais sintéticos.
A viscose é líder quando se trata de conforto térmico. No entanto, você não consegue encontrar peças de roupas feitas exclusivamente com esse material, pois sempre terá outros materiais em sua composição. Ao contrário do algodão que pode ser encontrado com posição em até 100% em roupas.
A poliviscose (PV), conhecida como malha fria, é um tecido mais resistente que o algodão e possui preço mais acessível. Tem maior durabilidade devido à resistência dos fios utilizados em sua composição.
Viscose. A Viscose é um tecido fino e fresco, com ótimo caimento e toque macio. Não amassa com facilidade e normalmente é comercializado com as mais variadas estampas.
A poliviscose é o tecido perfeito para fazer peças que ficam soltas ao corpo. Por exemplo: blusinhas de alça ou manguinha, vestidos curtos ou longos, mais rodados ou retos e saias com caimento bem leve. Além disso, é um tecido maleável e com bastante movimento para fazer camisas e camisetes.
Ao absorver o suor, o tecido Dri-FIT também afasta o calor da pele. Além disso, ele é respirável, permitindo que a transpiração evapore rapidamente. Caso você precise de um item que o mantenha aquecido durante uma atividade, busque por opções Therma-FIT.
Qual tecido é melhor para dry fit, poliéster ou poliamida?
O poliéster e a poliamina são tecidos com características dry fit muito utilizados para confeccionar roupas esportivas. Entretanto, a poliamida é considerada melhor porque é uma fibra mais nobre. Ela apresenta maior capacidade de absorção do suor e é mais flexível e suave que o poliéster.
Tecidos resistentes como linho, seda e jeans não tendem a formar bolinhas tanto quanto tecidos de malha aberta ou fibras sintéticas. Evite misturas de naturais com sintéticos, como algodão com poliéster. Use ciclos delicados. Menos agitação na máquina = menos atrito.
Esse tecido é uma mistura de poliéster e viscose, conhecido por sua durabilidade e resistência a rugas. Ternos de poliviscose oferecem um equilíbrio entre estilo e praticidade, sendo uma opção popular para ocasiões formais, como reuniões de negócios ou eventos sociais.
Linho: é um tecido natural e chama a atenção por sua leveza. Pode ser aplicado em calças, bermudas, blazers, camisas, entre outras peças. Porém, assim como a viscose, deve-se ter uma atenção a mais ao usá-lo pois amarrota com facilidade.
Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e seda, são mais propensos a encolher, uma vez que essas fibras podem encolher quando expostas ao calor e umidade. Além disso, se as instruções de lavagem não forem seguidas corretamente, isso também pode levar ao encolhimento.
Absorção de umidade: a viscose tem uma melhor capacidade de absorção de umidade, o que a torna uma opção mais fresca e respirável em climas quentes. Durabilidade: a viscolycra é mais durável do que a viscose devido à presença de elastano em sua composição, que ajuda a manter a forma do tecido e a evitar deformações.