O que é o tema 1050 do STJ?

Tema 1050. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, não tem o condão de alterar a base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento, que será composta pela totalidade dos valores devidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

O que é o tema do STJ?

​É o recurso julgado pela ​sistemática descrita no Código de Processo Civil (Lei n. 13.105/2015), em que o STJ define uma tese que deve ser aplicada aos processos em que discutida idêntica questão de direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que é valor total da condenação?

O valor da condenação é arbitrado pelo juiz. Serve para calcular as custas do processo e os honorários advocatícios, dentre outras atribuições. Para não confundi-los, lembre-se que o valor da causa é atribuído na petição inicial. Por outro lado, o valor da condenação é demonstrado na sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

O que é o tema 1018 do STJ?

Tema 1018. Regime geral de previdência social. Aposentadoria concedida judicialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que é a corte especial do STJ?

A Corte Especial é composta pelos 15 ministros mais antigos do Tribunal e julga as ações penais contra governadores e outras autoridades. A Corte também é responsável por decidir recursos quando há interpretação divergente entre os órgãos especializados do Tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Os honorários de advogado e o tema 1050 do STJ

Quanto tempo demora o julgamento de um recurso especial no STJ?

​O tempo médio consumido no trabalho de autuação dos processos recursais que chegam ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) caiu 75% em relação a 2023, passando de 16 para quatro dias nos agravos em recurso especial (AREsps) e de quatro para um dia nos recursos especiais (REsps).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quem tem mais poder, o STJ ou o STF?

​O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro, e a ele compete, precipuamente, zelar pelo cumprimento da Constituição, conforme definido em seu art. 102. Por esse motivo, o STF é conhecido como o Guardião da Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em international.stj.jus.br

Qual é a aposentadoria mais vantajosa?

Geralmente, a aposentadoria por idade é mais vantajosa devido a não aplicação do fator previdenciário. Além disso, a aposentadoria por tempo de contribuição torna-se menos favorável devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Previdência Social aqui.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em raizprev.org.br

É possível mudar o tipo de aposentadoria?

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Deputados e senadores ainda poderão alterar diversas regras do pacote. Quem completar o tempo de contribuição exigido até a aprovação da reforma tem assegurado o direito de se aposentar com as regras atuais. As aposentadorias que já são pagas não podem ser alteradas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saude.sp.gov.br

O que fazer quando o INSS não implanta o benefício?

Se você se deparar com a implantação do benefício judicial no INSS cancelada, não precisa se preocupar. Para isso, você pode tentar conversar com a administração do INSS, mostrando todos os documentos que garantem acesso ao benefício. Você tem o prazo de até 30 dias após o cancelamento para seguir com esse recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que diz o tema 1050 stj?

Tema 1050. O eventual pagamento de benefício previdenciário na via administrativa, seja ele total ou parcial, após a citação válida, não tem o condão de alterar a base de cálculo para os honorários advocatícios fixados na ação de conhecimento, que será composta pela totalidade dos valores devidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

Como o juiz decide o valor da causa?

O juiz julgará sempre de acordo com o pedido (arts. 141 e 492 do CPC), por isso, valor do pedido ou dos pedidos, será o valor da causa. Se o juiz somente pode julgar nos limites do pedido, este será o limite para a atribuição ao valor da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Qual o valor mínimo de honorários sucumbenciais?

85 do CPC/2015 constitui a regra geral no sentido de que os honorários sucumbenciais devem fixados no patamar de 10% (dez por cento) a 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou do valor atualizado da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quanto tempo o STJ demora para julgar um recurso repetitivo?

Atualmente, um tema repetitivo fica, em média, 391 dias aguardando julgamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quanto tempo um processo pode ficar suspenso por recurso especial repetitivo?

982, I, do Código de Processo Civil – CPC, com a admissão do incidente de resolução de demandas repetitivas – IRDR, suspendem-se os processos em tramitação pelo prazo de 1 (um) ano (art. 980 e parágrafo único), salvo decisão fundamentada do relator em sentido contrário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf4.jus.br

Como saber se um tema do STJ foi julgado?

O sistema de consulta do STJ indicará no andamento processual qual é o tema objeto da discussão, permitindo encontrar qual é o recurso representativo de controvérsia. Na página inicial do STJ, clique em “ ” e, após, em “ ”. Insira o número do tema no espaço Advogado Recursos Repetitivos indicado e clique em pesquisar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quem tem direito a se aposentar pela regra antiga?

Para ter direito adquirido às regras antigas da aposentadoria por idade, o homem precisa ter completado 65 anos de idade e 180 meses de carência antes de 13/11/2019. E a mulher precisa ter completado 60 anos de idade e 180 meses de carência antes de 13/11/2019.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lemosdemiranda.adv.br

Quem tem 54 anos e 15 anos de contribuição pode se aposentar?

Tanto homens quanto mulheres que estão com 54 anos de idade neste ano, mas que somaram 30/35 anos de contribuição e 180 meses de carência antes da Reforma da Previdência, podem ter direito adquirido à aposentadoria por tempo de contribuição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ingracio.adv.br

Como se aposentar com 100% do salário?

O tempo mínimo de contribuição exigido pela regra do pedágio de 100% é o mesmo exigido para a aposentadoria por tempo de contribuição antes da reforma da previdência: 35 anos de contribuição para homens; e. 30 anos de contribuição para mulheres.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lemosdemiranda.adv.br

Qual é a nova regra do INSS 2024?

Reforma da Previdência: Novas regras de aposentadoria no INSS. A Reforma da Previdência traz mudanças nas regras de aposentadoria no INSS até 2033. Em 2024, mulheres podem se aposentar com 58 anos e 6 meses, homens com 63 anos e 6 meses. Há um tempo mínimo de contribuição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oglobo.globo.com

Qual a profissão que se aposenta com 15 anos de contribuição?

Aposentadoria especial com 15 anos de atividade especial

Choqueiro; Mineiros no subsolo; Operador de britadeira de rocha subterrânea; Perfurador de Rochas em Cavernas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Quem tem 57 anos e 20 anos de contribuição pode se aposentar?

Então, se você é uma mulher, que soma mais de 30 anos de tempo contribuição, já tem 57 anos ou está próxima de completar essa idade, pode ser que a regra do pedágio de 100% seja uma realidade para você. Já no caso dos homens, a idade mínima exigida é de 60 anos em 2022.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem manda mais, um juiz ou um desembargador?

Em termos de hierarquia, é comum considerar que o desembargador possui um nível hierárquico superior ao juiz. Isso ocorre devido à estrutura do sistema judiciário, em que os desembargadores atuam nos tribunais de segunda instância, enquanto os juízes atuam nas instâncias de primeira instância.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unicep.edu.br

Qual o órgão que está acima do STF?

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em international.stj.jus.br