“Antes vocês não tinham identidade como povo, agora são povo de Deus. Antes não haviam recebido misericórdia, agora receberam misericórdia de Deus.” Amados, eu os advirto, como peregrinos e estrangeiros que são, a manter distância dos desejos carnais que lutam contra a alma.
Ela está atrelada à nossa natureza espiritual. Nós fomos criados à imagem e semelhança do nosso Pai. Porém, o pecado atrapalhou esse plano divino e o homem passou a carregar uma imagem deturpada a respeito de si mesmo e a se ver como alguém indigno do amor e do favor de Deus.
Identidade em Cristo é a consciência de quem somos em Deus, de onde viemos e para onde vamos. É o reconhecimento de que somos criados à imagem e semelhança de Deus, que somos amados, aceitos e perdoados por Ele, que somos chamados e capacitados por Ele para cumprir o seu plano e propósito.
Nesse sentido, compreendemos que identidade cristã é a apreensão de todo um conjunto de experiências presentes nos conteúdos da nossa tradição e prática em seguir a pessoa do Senhor Jesus Cristo em seu seguimento (João 13:15; 1 Coríntios 2:16; Romanos 15:5).
É a manifestação de Deus nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, constituindo um verdadeiro gesto de amor, que engloba toda a humanidade na via da salvação.
IDENTIDADE, Pregação Impactante, a identidade do verdadeiro cristão, muito forte, Rodrigo Ortunho
Onde a Bíblia fala sobre identidade?
“Antes vocês não tinham identidade como povo, agora são povo de Deus. Antes não haviam recebido misericórdia, agora receberam misericórdia de Deus.” Amados, eu os advirto, como peregrinos e estrangeiros que são, a manter distância dos desejos carnais que lutam contra a alma.
Fonte de Poder e Vida: A identidade de Cristo é fundamental para nossa própria identidade. Como Paulo escreveu em Gálatas 2:20, “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Quando abraçamos nossa identidade em Cristo, nos tornamos partícipes do seu poder e vida.
Como sabemos, identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados, uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.
Ser "Filho", "imagem do Deus invisível", Messias, Filho do homem, é isto. "Cristo" quer dizer rei, é claro, mas seu poder real não se exerce sobre nós que, com Ele, somos "herdeiros do Reino" (cf., entre outros, Romanos 8,17), mas sobre a morte e tudo o que é contra nós, tudo o que vai no sentido da decadência.
Quando Jesus perguntou a Seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”, eles mencionaram as conclusões comuns de seus contemporâneos. O Salvador então personalizou a pergunta, dizendo: “Quem dizeis vós que eu sou?” (Ver Mateus 16:13–15.) Sem hesitação, Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
O documento de identidade da Igreja é a evangelização. Ela existe para que todos os homens e mulheres conheçam a Jesus Cristo, a Ele venham a aderir e viver a plenitude da vida, que só o Senhor pode oferecer.
A verdadeira identidade é a essência da criatura humana. É aquilo que somos aos olhos de Deus e que, a partir da nossa formação e amadurecimento, vai aflorando. É aquilo que não pode ser mudado, pois a essência não muda, transforma-se.
Nós não precisamos ter dúvidas sobre nossa identidade de filhos de Deus. Se temos a Jesus como Senhor e Salvador, somos feitos filhos de Deus ( Jo 1.12). E conforme a Palavra de Deus em Romanos 8, os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus.
31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia sejam tiradas de entre vós. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
O QUE EU SOU - Sou uma nova criatura, criada em verdadeira justiça e santidade; sou filha de Deus; sou herdeira de Deus e co-herdeira com Cristo; sou princesa e sacerdotisa para Deus o Pai; sou justiça de Deus em Cristo; sou cabeça e não calda, e estou sempre por cima e nunca por baixo; sou abençoada em todas as coisas ...
6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
Na doutrina cristã, nossa identidade diz respeito aquilo que nos tornamos pela obra de Deus, em nossa união de salvação com Jesus. Deus, quando decidiu nos salvar, pensou muito além de simplesmente perdoar nossos pecados e nos preparar para a eternidade.
Em Gênesis 27 nós vemos o Jacó enganando seu pai para receber a bênção de primogenitura que por direito era do seu irmão. Jacó assume a identidade de Esaú, uma identidade que não era sua e por isso ele paga um alto preço. Ele engana para receber uma bênção da qual ele não vive porque precisa fugir do seu irmão.
O nosso corpo é templo do Espírito Santo, então como está escrito 1 Coríntios 6: 19-20, não pertencemos a nós mesmos, pois fomos comprados por um alto preço e com isso devemos honrar a Deus através dele, o que começa na nossa identidade.