A distância de frenagem em carros de passeio é o período que um veículo percorre desde o momento em que o motorista aciona os freios até parar completamente.
Em palavras simples, o tempo de frenagem é o tempo que leva para um veículo parar depois de pisar no pedal do freio. No entanto, deve-se levar em consideração que o tempo de frenagem nem sempre é igual ou semelhante aos casos anteriores.
Por exemplo, se o tempo de reação do motorista for de dois (2) segundos, contando a partir do momento em que o condutor nota o obstáculo até a realização da frenagem, em uma velocidade de 100 km/h, considerando μ = 1, podemos observar que: V = 100 km/h. μ = 1. D = 40 metros.
A distância de frenagem em carros de passeio é o período que um veículo percorre desde o momento em que o motorista aciona os freios até parar completamente.
Distância de Segurança - Distância de Seguimento, Distâncias de Reação, Frenagem e Parada
Quais tipos de frenagem?
Existem três tipos de freios: a disco, a tambor e ABS. Conheça as diferenças entre eles e saiba qual é o mais indicado para você no momento de decisão de compra do veículo novo ou usado.
Quando o pedal do freio é pressionado, as pinças se fecham e fazem com que as pastilhas de freio entrem em contato com os discos, gerando uma força, segurando a rotação das rodas. Essa força transforma a energia cinética do veículo em energia térmica, que é dissipada pelos discos.
É por meio dele que o motorista pode acionar os freios, realizando pressão com os pés. Ele geralmente fica localizado no assoalho do veículo, ao lado dos pedais de embreagem e acelerador. No caso de carros automáticos, temos apenas o pedal de aceleração e o de freio.
A frenagem normal, também conhecida como frenagem mecânica, é o processo tradicional de desaceleração de um veículo. Quando o motorista pressiona o pedal de freio, as pastilhas de freio são pressionadas contra os discos de freio, criando atrito e, consequentemente, calor.
De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, distância de frenagem é aquele espaço percorrido pelo veículo, desde que se pisa no freio até a parada total do veículo. “A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem”, explica.
Já a de frenagem denomina a distância que o veículo percorre entre o momento em que o motorista aciona o freio e a parada completa do automóvel. Para que o acidente não aconteça, então, é essencial que a distância de seguimento seja maior que a distância de frenagem.
Primeiramente, a distância de frenagem diz respeito à distância que o carro percorre desde o acionamento dos freios até conseguir parar completamente. Portanto, exige uma atenção dos motoristas, que precisam antecipar esse espaço com o intuito de evitar a colisão com outro veículo ou obstáculo.
O efeito de frenagem é ampliado, e isso significa que a paragem é mais rápida. Por um lado gera mais segurança, mas por outro pode causar um acidente se o condutor não souber lidar com a frenagem brusca. Há menos desgaste nas peças, o que significa menos gasto com manutenção.
Quando uma força é aplicada para retardar ou parar um corpo em movimento, é conhecida como “AÇÃO DE FRENAGEM”. Três fatores governam o aumento de atrito desenvolvido na ação de frenagem, como segue: Pressão.
Antes de acionar os freios, o carro percorreu 25 metros e depois de acionados ainda percorreu 40,5 metros até parar completamente. Portanto, à distância percorrida pelo automóvel, do instante em que o condutor viu o obstáculo, acionou os freios e parou, foi de 40,5 + 25 = 65,5 metros.
“É preciso que o pedal do freio seja pressionado firmemente, até o veículo parar por completo, alerta Hanashiro. “O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.”
O sistema de frenagem é composto por várias peças que trabalham conjuntamente para desacelerar e parar totalmente um automóvel. Mais uma de suas funções é manter o veículo parado quando ele está estacionado.
A lona de freio é um componente do sistema de freios a tambor. Ela é responsável por fornecer o atrito necessário para desacelerar o veículo quando pressionada contra o tambor. As lonas de freio também são feitas de materiais resistentes ao calor e ao desgaste.
O fluido de freio é um dos elementos mais importantes do sistema de frenagem, pois ele é o responsável por transmitir a pressão hidráulica aos freios quando o pedal é acionado.
O freio a disco é o mais popular dentre os sistemas, equipando desde automóveis mais populares, até carros de luxo e superesportivos. É considerado muito eficiente e seguro.
O sistema de Frenagem Autônoma auxilia o motorista a evitar colisões com obstáculos à frente do veículo. No entanto, esse sistema possui limitações e não dispensa a atenção e o cuidado do motorista ao dirigir o HB20 ou CRETA.