Sell-in é a relação comercial entre fabricante/indústria e os canais de distribuição (os pontos de venda). Em outras palavras, são as negociações B2B (business to business). No sell-in, existem algumas particularidades que não devem ser tratadas igualmente quando comparadas às vendas B2C.
Em um resumo simples, sell in (também chamado de B2B, ou Business to Business) trata-se da venda que ocorre entre empresas, distribuidoras e revendedores, enquanto o sell-out trata exclusivamente da venda para o consumidor final. Sendo assim, o sell in conecta o fabricante a um distribuidor ou ao revendedor do produto.
Sell-in refere-se à comercialização de produtos de um fabricante para um varejista ou distribuidor, ou seja, quando o produto é entregue ao ponto de venda (PDV). Já sell-out diz respeito à venda efetiva do produto ao consumidor pelo varejista, representando a saída das mercadorias do estoque e a geração de receita.
O sell in representa as vendas das indústrias a algum tipo de intermediário — como distribuidores, varejistas ou atacados, por exemplo. Envolve transações de maior preço, feitas a partir da decisão de mais pessoas nas organizações.
Negociar atividades de trade que incentivarão o giro dos produtos é importante para sustentar o plano de sell in. Acordos de espaço e visibilidade no PDV, aderir a campanhas promocionais do cliente, ou sazonais, ou das marcas. Dar visibilidade até aos planos de comunicação das marcas é valioso.
[Diferenças entre Sell-In e Sell-Out] O que é? Quais as diferenças? Quais ações posso fazer?
O que é volume Sell-in?
Sell-in é o relacionamento B2B entre o fabricante e os canais de distribuição, isto é, os pontos de venda. Ele possui um maior ciclo de vendas, menor frequência de compra, ticket médio mais alto e venda mais racional.
O sell out é basicamente a oferta de vendas de um revendedor para um consumidor final – um negócio B2C, portanto. É uma estratégia de vendas que se concentra em vender o máximo possível de um produto ou serviço em um determinado período de tempo.
O downsell é uma estratégia de venda em que é oferecido ao cliente uma solução com valor menor àquela que ele demonstrou interesse originalmente. Ou seja, busca-se atender ao menos parcialmente a demanda do cliente oferecendo a ele uma versão cujo preço é inferior ao da primeira opção.
A soft sell pode ser traduzida como “venda suave” (e algumas empresas brasileiras usam o termo “venda macia” também). Na prática, é uma metodologia indireta de abordagem e persuasão para que o lead adquira um produto e/ou serviço.
Sell in é a relação comercial que ocorre entre o fabricante e os canais de distribuição, ou seja, os revendedores. Esse tipo de negociação é B2B, ou seja, business to business, feita de negócio para negócio.
No caso do sell out, há um maior controle dos preços e como os itens são oferecidos em suas unidades de lojas físicas. Por isso, há uma tendência entre as fabricantes de regular o valor aplicado ao cliente final – o que deve ser acompanhado na prática.
Em resumo, a gíria Soft é uma expressão utilizada para descrever algo ou alguém que é considerado fácil, tranquilo, calmo ou suave. Seja para descrever uma tarefa simples, uma personalidade pacífica ou algo com características delicadas, a gíria Soft é de uso comum no vocabulário informal brasileiro.
A venda consultiva é uma abordagem na qual os vendedores atuam como consultores, escutando o potencial cliente e entendendo suas necessidades antes de oferecer produtos ou serviços. O objetivo é fazer ofertas mais adequadas, que contribuam para que a empresa tenha consumidores mais satisfeitos e menos cancelamentos.
O que é método Soft? A Soft Systems Methodology é um processo organizado e flexível, baseado em idéias de sistema, para lidar com situações que alguém vê como problemáticas, um processo organizado de pensamento na forma de tomar ação para melhoria da situação (CHECKLAND & POULTER, 2006).
Order bump é uma estratégia baseada em oferecer produtos complementares ao pedido do cliente nos momentos de finalização da compra. O objetivo é incentivar o consumidor a incrementar o seu pedido, aumentando o ticket médio e o faturamento do negócio.
Cross selling significa “venda cruzada” em português e se refere à venda de produtos ou serviços complementares, que podem ser comprados juntos para melhorar a experiência do cliente.
A principal diferença entre as duas estratégias é que Order Bump é uma oferta opcional apresentada ao cliente no carrinho de compras, enquanto Cross Sell é a técnica de oferecer produtos complementares ao item que o cliente já está comprando.
Em resumo, o buy limit é uma ordem de compra que deve ser executada por um preço igual ou inferior ao especificado na ordem. Por outro lado, o sell limit é uma ordem de venda limitada que é executada por um preço igual ou superior ao especificado na ordem.
Pontos principais do artigo: Sell in é o processo de negociação entre fabricantes e canais de distribuição, envolvendo a entrada de produtos no mercado de forma B2B (business to business); Sell out é o processo de venda dos produtos para os consumidores finais, caracterizado por transações B2C (business to consumer);
Market share é um indicador de mercado que representa a quota de participação de uma empresa. Para ter a maior fatia é preciso ter as ações certas. Market Share é a participação da empresa no mercado, ou seja, representa a porcentagem do valor de mercado de uma organização perante à concorrência.
Volume de leads é geralmente apenas uma métrica de atividade. Volume de oportunidades é uma métrica de resultados e de receitas futuras esperadas. Recentemente temos tratado com diversos fornecedores que sua única métrica de vendas era o volume de leads.
O que é volume de vendas? O volume de vendas consiste na quantidade contável, unidade por unidade, do total de produtos e serviços que uma empresa consegue vender em intervalo de tempo pré-determinado, seja mensal, trimestral, semestral ou anual.