O teste da urease é um exame laboratorial utilizado pra identificar bactérias através da detecção da atividade de uma enzima que as bactérias podem ou não possuir.
O que significa quando o teste de urease da Positivo?
Urease positivo: significa que a pessoa possui uma infecção por um bactéria que possui a enzima urease, como H. pylori, Staphylococcus saprophyticus, Staphylococcus epidermidis, Proteus spp. e Klebsiella pneumoniae; Urease negativo: não há infecção por bactéria que possui a enzima.
A H. Pylori, no entanto, é capaz de neutralizar o suco gástrico secretando urease, uma enzima capaz de transformar o ácido gástrico em amônia, e penetrar na mucosa que reveste o órgão por causa do seu formato de hélice (por isso é chamada de Helicobacter), causando gastrite crônica.
A presença de úlcera no estômago causa sintomas como dor e queimação no meio do abdômen, náuseas, vômitos e sensação de estômago cheio, sendo importante que o gastroenterologista seja consultado.
O que significa quando o exame de endoscopia da Positivo?
Quando positivo, o teste significa que a bactéria está presente no estômago. O fato de ter a bactéria, na ultima diretriz brasileira, recomenda o tratamento da mesma.
Teste de urease positivo para H pylori: o que significa, como é feito o exame? - Dr. Victor Proença
Como se pega a bactéria urease?
A H. Pylori pode ser transmitida por meio do consumo de água e alimentos contaminados, além do contato com fezes e saliva da pessoa com a bactéria. Dessa forma, maus hábitos de higiene, como não lavar as mãos após usar o banheiro ou antes de preparar as refeições, aumentam a probabilidade de transmissão.
O patógeno gástrico Helicobacter pylori é uma espiroqueta microaerofílica que infecta o estômago humano, causando gastrite, úlcera e até câncer gástrico. Esta bactéria produz grandes quantidades da enzima urease, essencial para a sobrevivência deste organismo no ambiente ácido do estômago.
O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500mg + omeprazol 20mg (ou outro IBP – p.ex: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.
O que não pode comer quando está com bactéria no estômago?
pylori: Evite alimentos irritantes: Durante o tratamento, é aconselhável evitar alimentos que possam irritar o estômago, como alimentos picantes, alimentos fritos, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e cafeína. Esses alimentos podem aumentar a acidez estomacal e causar desconforto.
Apesar disso, existe um tipo de bactéria que é resistente a toda essa acidez: é a famosa H. pylori. A presença de bactéria no estômago pode ser bastante perigosa e causar problemas de saúde, como úlceras, gastrite e até mesmo câncer de estômago.
A urease é uma enzima produzida por bactérias, plantas, fungos, algas e invertebrados e possui função catalítica de hidrolisar a ureia, formando como produto final ácido carbônico e amônia, aumentando o pH do meio como efeito da reação.
Figura 1 - Modelo 3D de urease de Klebsiella aerogenes, dois íons Ni2+ são mostrados como esferas verdes. Elas são amplamente encontradas em diversas bactérias, plantas, fungos, algas e alguns invertebrados, além de desempenharem um papel essencial no solo como uma enzima do solo.
A urease é uma enzima responsável pela degradação da ureia em amônia e bicarbonato, o que diminui o pH do local em que está presente e favorece a sua proliferação. Esse teste é utilizado principalmente no diagnóstico da infecção por Helicobacter pylori, ou H.
A infecção crônica pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) está associada ao risco de desenvolvimento de câncer de estômago. A presença dessa bactéria no estômago pode levar a inflamação crônica e danos celulares, aumentando a probabilidade de mutações genéticas que podem levar ao câncer.
Urease positiva significa presença da bactéria Helicobacter pylori. A infecção pelo H. Pylori é bastante comum, não é grave, porém possui indicacões de tratamento. Procure seu médico.
O que é endoscopia digestiva alta com teste de urease?
A endoscopia digestiva alta com biópsia e teste de Urease (Pesquisa Helicobacter Pylori) A câmera capta imagens para análise em busca de inflamações e alterações que podem causar sintomas como dor no estômago e refluxo.
O teste da urease positivo é indicativo de infecção pela bactéria H. pylori. O tratamento é a base antibióticos sendo recomendado realizar uma consulta.
De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H. pylori em até 90% dos casos. Mas, alguns pacientes podem precisar de medidas adicionais. “Nos casos refratários, podemos tentar outros esquemas de erradicação, considerados de segunda linha”, completa o profissional.
Como se pega Helicobacter pylori? A contaminação ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados e vômitos e fezes de pessoas contaminadas. As condições sanitárias precárias também podem facilitar a propagação da bactéria, sendo ainda mais comum em países subdesenvolvidos.
A endoscopia digestiva alta permite ao médico visualizar o esôfago e o estômago, além de fazer biópsias (retirada de pequenos fragmentos do tecido). O material da biópsia é enviado a um laboratório para que seja confirmado (ou não) o diagnóstico de tumor maligno e definido qual o tipo de tumor.
Esse teste serve para determinar a presença da bactéria Helicobacter pylori e é positivo, se a cor do líquido se tornar rosa ou vermelho. Então, teste de urease positivo, significa que há a presença de bactéria no estômago e teste de urease negativo, significa que a bactéria não foi detectada.
Que doenças o exame pode detectar? O exame de endoscopia é capaz de diagnosticar inúmeras doenças do trato gastrointestinal superior. Entre as principais doenças estão: tumores, esofagites, refluxo gastroesofágico, gastrites, duodenites, úlceras e a bactéria Helicobater pylori.