O que é o TPAC? O Processamento Auditivo Central (PAC) é a capacidade que o cérebro tem de interpretar as informações que chegam através dos ouvidos. Pessoas com o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) detectam os sons, mas não conseguem entender as informações contidas nele.
Por isso, pacientes que apresentam o Transtorno do Processamento Auditivo Central não conseguem processar os sons e suas informações de forma adequada ou no tempo ideal. Assim, o indivíduo tem dificuldade em compreender a mensagem auditiva e fica “atrasado” no entendimento do ambiente.
Habilidades Afetadas: O TPAC afeta principalmente a compreensão auditiva, a fala e a linguagem, enquanto o TDAH afeta a atenção, o controle de impulsos e a organização. Tratamento: O tratamento para TPAC geralmente envolve terapia auditiva e estratégias para melhorar a compreensão verbal.
Há uma dificuldade em localizar, discriminar, reconhecer, memorizar e compreender a fala, mesmo quando a audição periférica está normal e outras funções cognitivas estão preservadas.
O tratamento para o TPAC geralmente envolve uma combinação de estratégias de treinamento auditivo e estimulação das habilidades afetadas. O objetivo é melhorar o processamento das informações auditivas e minimizar as dificuldades enfrentadas no dia a dia.
Transtorno de Processamento Auditivo Central - crianças que ouvem mas não entendem
Qual exame detecta o TPAC?
Como vimos, o distúrbio no processamento auditivo do cérebro é diferente de um caso de perda auditiva. Por esse motivo, ele não será detectado num exame de audiometria, por exemplo. Para diagnosticar o TPAC, o procedimento mais comum é a Avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC).
Algumas medidas podem ser tomadas em sala de aula para ajudar a criança com TPAC, como sentar longe de portas e janelas, de preferência perto do professor, reduzir ao máximo o ruído em sala de aula, garantir a atenção do aluno, usar vocabulário simples e repetir a fala sempre que necessário.
Pelo fato do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) não ser considerada uma deficiência para a lei brasileira, não está entre as condições contempladas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, o que impede que as garantias legais estabelecidas se estendam aos portadores de TDAH.
Inicialmente é necessário ter uma avaliação com Otorrinolaringologista para se descartar qualquer Alteração de Audição. Quanto ao PAC , seu filho deve fazer uma avalição do PAC onde uma Fonoaudióloga Especialista realizará os testes em Cabine Acústica e dará uma laudo do caso.
Os testes aplicados envolveram habilidades de fechamento auditivo, figura-fundo para sons lingüísticos e ordenação temporal. RESULTADOS: os indivíduos do grupo TPA (C) apresentaram maior probabilidade de alteração nos testes de fala com ruído e dicótico de dígitos do que os pertencentes ao grupo dislexia.
A avaliação é realizada por um fonoaudiólogo, utilizando equipamentos e materiais específicos, podendo acontecer em uma ou mais sessões. O exame é feito dentro de uma cabine acústica e os testes são selecionados de acordo com a faixa etária e a presença ou não de alterações auditivas.
A alteração em uma ou mais dessas habilidades dá-se o nome TPAC. A nomenclatura “DPAC” foi modificada para “TPAC” após especialistas da área entenderem que não se tratava de um distúrbio (como o antigo nome sugeria), mas sim de um transtorno. 🔸Extrema desatenção auditiva.
De acordo com dados da American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), cerca de 20% da população tem Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), com potenciais dificuldades em: manter a atenção em aulas e palestras, localizar de onde vem o som, compreender a fala em ambientes ruidosos, aprender um novo ...
Como é o tratamento? O TPAC é perfeitamente tratável por meio da (re) habilitação das habilidades auditivas que foram identificadas como alteradas. O tratamento envolve tanto a treinamento auditivo convencional quanto o treinamento auditivo em cabine (TAF).
O exame de avaliação do Processamento Auditivo é realizado com base no limiar auditivo do paciente, e quadros como infecções de ouvido, comuns em crianças, podem afetar a sua realização, por isso, é fundamental realizar uma avaliação audiológica completa, preferencialmente no dia do exame, ou no máximo com 30 dias ...
Quando a criança é diagnosticada com TPAC, é necessário fazer um acompanhamento fonoaudiológico, para que as habilidades auditivas alteradas sejam trabalhadas e reabilitadas. Porém, é possível que a família e a escola usem facilitadores para ajudar essa criança a compreender melhor as ordens auditivas.
Estudos sugerem que a presença de familiares com a condição pode aumentar a probabilidade de um indivíduo também apresentar TPAC; 2. Consequência de otites: Infecções de ouvido, como otites, podem levar a alterações no sistema auditivo, afetando o processamento das informações auditivas pelo cérebro.
O TPAC é um déficit no processamento neural do estímulo auditivo e tem como um dos sintomas a dificuldade de ouvir em um ambiente acusticamente desfavorável, pode estar associado a outras alterações ou causar alterações de linguagem e/ou aprendizagem e outras comorbidades(10.
Os deficit atencionais auditivos podem ser encontrados em outros diagnósticos, como no distúrbio de linguagem, no transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e no transtorno do processamento auditivo central (TPAC)(7.
Crianças que apresentam queixas para entender a professora, para ler e escrever, de se socializar com os coleguinhas, compreender piadas e ironias ou até mesmo de desenvolver a fala, podem apresentar algum transtorno de PAC.
Como tratar o Transtorno do Processamento Auditivo Central?
O tratamento para o problema auditivo é específico para cada pessoa e envolve treinamento auditivo, intervenções na escola, em casa e com todos que convivem com a pessoa. Para superar a dificuldade auditiva, o paciente pode realizar uma terapia de audição com o fonoaudiólogo.