O sintoma característico da bromidrose é o odor intenso, a ponto de ser entendido como desagradável, que o suor provoca a partir de partes quentes do corpo como axila, virilha e pés, em indivíduos a partir da puberdade e também na idade adulta.
Umas das possíveis classificações dos odores os dividem em dez grupos. Entre esses grupos estão: o odor de pinho e a grama fresca, os aromas doces, os florais e perfumes, as frutas cítricas, o leite azedo, a gasolina, a carne podre, hortelã e os cheiros dos assados como torradas e pizzas.
Isso acontece porque as bactérias ali presentes metabolizam as substâncias presentes na urina em amônia, causando o mau odor”, diz o nefrologista. Segundo Ângela Santos, a falta de uma hidratação adequada também pode facilitar essa alteração.
A falta de higiene no corpo, por exemplo, pode levar ao aumento do mau odor, por conta do acúmulo de bactérias e outras sujeiras que aparecem no dia a dia. Por isso, é importante ter uma rotina de cuidados com todas as regiões do corpo que podem apresentar mau cheiro.
CORRIMENTO COM MAU CHEIRO de peixe podre o que fazer?
Quando respiro, sinto cheiro de amônia.?
Riscos da Amônia
Tem um cheiro característico e, é irritante quando inalada, e o nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.
A sinusite, broncopneumonia, abscessos e faringite, podem estar associadas à halitose. As secreções geradas por essas doenças somadas às bactérias que causam as mesmas inflamações e infecções contribuem para o surgimento do mau hálito e do gosto bucal ruim.
O odor diferente da urina, como a amônia, por exemplo, pode indicar um quadro de infecção urinária, já uma urina com cheiro adocicado está relacionada ao diabetes.
Por isso, quando a paciente relata sofrer com corrimentos com cheiro desagradável como odor de peixe podre, ovo podre, amônia ou outras variações, o médico ginecologista passa a investigar se há uma infecção por bactérias (vaginose bacteriana).
Que exala mau cheiro. Hálito fétido . ...um cheiro fétido , e que foi empregue como antiespasmódico, sedativo ou vermífugo. ...um cheiro fétido , e que foi empregue como antiespasmódico, sedativo ou vermífugo.
Muitas toalhas cheiram mal porque não secam de maneira adequada, por isso evite deixá-las no banheiro após o banho. A umidade faz com que elas demorem a secar e facilita o acúmulo de sujeira.
Ingestão de certos tipos de alimentos como cebola, alho, pimentas e condimentos. Medicamentos como antibióticos e alguns tipos de repositores hormonais. Situações de estresse e nervosismo - saiba mais aquiAbrir em uma nova janela sobre suor emocional.
O odor nas axilas, pés (famoso chulé), na virilha e em outras regiões do corpo é normal. Mas quando esse mau cheiro se torna excessivo e começa a causar constrangimento, é sinal de que pode ser a bromidrose —uma condição na qual o suor vem acompanhado de um odor mais forte e desagradável.
Ter odor na vagina é normal? Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.
O odor da urina pode variar e normalmente não indica um distúrbio exceto em pessoas que tenham certos distúrbios metabólicos raros. Por exemplo, urina concentrada pode ter um forte cheiro de amônia. Além disso, uma infecção do trato urinário pode causar urina com mau cheiro.
O que é Bromidrose? É um distúrbio que causa mau cheiro, odor excessivo. As glândulas sudoríparas são responsáveis por produzir o suor, e estão espalhadas por toda a extensão da pele. A função é regular e manter a temperatura corporal, e o ideal é em torno de 36,5 ºC.
A amônia é produzida por praticamente todas as células do organismo, mas principalmente pelas bactérias do trato gastrointestinal, como resultado da degradação de compostos nitrogenados. A amônia é uma substância tóxica que afeta principalmente o sistema nervoso central.
Trocar as roupas e meias diariamente e evitar permanecer com as meias suadas por período prolongado. Usar sabonetes antissépticos nas axilas ou pés durante o banho (por exemplo: sabonete com triclosan 1% ou a base de iodo). Evitar ingesta de alho.
Zogaib afirma que a amônia ajuda na dilatação das vias aéreas porque o composto químico irrita as mucosas e estimula os receptores da área. Além da ajuda na respiração, o cheiro "dá um choque" no atleta, deixando-o mais alerta com uma descarga de adrenalina, estimulando o sistema nervoso central.
A amônia, por conta do seu cheiro forte e desagradável, parece ser identificável com facilidade, no entanto, ela passa despercebida pelas pessoas que diariamente tem contato com o gás a níveis baixos. Isso ocorre uma vez que a sensibilidade olfativa vai se perdendo e, em determinado momento, deixa de ser perceptível.
A bromidrose ocorre por razões como ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.
Esse ar tem um odor descrito como “hálito urêmico”, ou seja, hálito com cheiro característico de urina, amônia ou peixe. Dá para se desconfiar da doença pelo hálito, pois ele possui esse cheiro bem característico”, diz Maria Cecília Aguiar, cirurgiã-dentista e presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).
Realizar uma limpeza duas vezes por dia com água e sabão normalmente remove as bactérias e leveduras que causam o odor. Em algumas pessoas, pode ser necessário lavar-se com um sabão antisséptico durante alguns dias, que pode ser combinado ao uso de cremes antibacterianos que contenham clindamicina ou eritromicina.