O que é OEE e para que serve?
O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele.Quais são os 3 pilares do OEE?
Para obter o indicador de OEE do seu chão de fábrica, é necessário compreender os três pilares que o compõem: disponibilidade, performance e qualidade.O que o OEE nos diz?
O OEE (Overall Equipment Effectiveness, que em português significa Eficácia Geral da Máquina) é o indicador do grau de eficiência dos equipamentos de uma indústria. Ou seja, ele indica qual é a capacidade de produção, assim como identifica as perdas.Quais são os indicadores do OEE?
Para chegar ao resultado esperado, esse cálculo é feito com base em três indicadores principais: disponibilidade, qualidade e performance.O que é OEE?
Qual nível de OEE é bom?
Um OEE ideal é de 100%, mas isso é muito raro de ser alcançado na prática. Um OEE de 80% ou mais é considerado bom, e um OEE de 60% ou mais é considerado aceitável. O cálculo do OEE é uma ferramenta importante para as empresas que querem melhorar a eficiência de suas máquinas e processos produtivos.Qual o valor ideal do OEE?
Atualmente a média OEE mundial é de 60%, ou seja, empresas que possuem este resultado têm a possibilidade de melhorar muito o seu desempenho, tendo uma boa margem para melhorar cada indicador (performance, qualidade e disponibilidade).Como calcular o OEE passo a passo?
A fórmula que representa o cálculo é OEE = disponibilidade x qualidade x performance. Disponibilidade: quantidade de tempo de trabalho de um equipamento, em comparação com o período em que ficou disponível para seu funcionamento, ou seja, parado.O que impacta no OEE?
O desgaste de peças nos equipamentos é uma das principais causas de redução do nível do indicador OEE. Ele reduz a performance dos mesmos, com consequente redução da qualidade do produto produzido e finalmente gera a necessidade de parada para manutenção corretiva.O que é OEE de qualidade?
O que é OEE – Overall Equipment EffectivenessO OEE apresenta de forma clara e objetiva se um equipamento foi usado com efetividade. Isso quer dizer, quantos itens com a qualidade desejada o equipamento produziu, em comparação à sua capacidade total.
Quando utilizamos o OEE?
OEE: ConceitoO termo Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento é um indicador usado para medir, acompanhar e melhorar os resultados dos equipamentos.
Quando analisamos o OEE, trabalhamos com?
Com o indicador OEE, é possível verificar o quanto a empresa está utilizando os recursos disponíveis (máquinas, mão-de-obra e materiais) na produção.Quais são os 4 pilares da produtividade?
Para alcançar esse objetivo, as empresas devem alinhar os 4 pilares da produtividade: processos, gestão, tecnologia e pessoas.Qual a origem do OEE?
A origem do OEE é o sistema industrial japonês. O indicador foi criado por Seiichi Nakajima, na década de 1970, como parte do Total Productive Maintenance (TPM), em português, Manutenção Produtiva Total.O que é performance no OEE?
Performance. A performance nos diz quão bem o equipamento produziu, enquanto estava produzindo. Está relacionado com a velocidade de operação do equipamento. Ou seja, podemos medir a Performance instantânea do equipamento medindo o tempo ciclo real e comparando com o tempo ciclo padrão.Qual a diferença entre OEE?
Enquanto o AU mede a utilização do ativo com base em todo o tempo disponível, o OEE considera o tempo programado. Por isso, o OEE é mais utilizado e, muitas vezes, considerado melhor, principalmente, pelo fato da maioria das linhas não serem automatizadas.O que significa OEE em português?
O OEE (Overall Equipment Effectiveness) é o indicador mais utilizado pela indústria para gerenciar a efetividade global de equipamentos e linhas de produção. OEE é o principal indicador de efetividade global de um equipamento, sendo largamente utilizado nas indústrias de manufatura.O que é disponibilidade no OEE?
Basicamente a disponibilidade é medida pelo tempo que a máquina esteve disponível para produção e suas paradas, esse índice pode demonstrar vários pontos interessantes para o gestor, entre eles, como os tempos de setups, de falhas do equipamento, ausência de material, problemas com operadores ou erros de processos ...Como calcular a disponibilidade?
Como calcular a DisponibilidadeÉ calculada pela fórmula: Taxa de disponibilidade = (Tempo de operação / Tempo total) * 100%. Taxa de indisponibilidade: Indica o tempo em que o equipamento ficou indisponível para operação. É calculada pela fórmula: Taxa de indisponibilidade = (Tempo de parada / Tempo total) * 100%.
Como calcular a produtividade?
Como calcular a produtividade por hora?
- Quantidade de produtos ou serviços produzidos / quantidade de recursos utilizados = output / input.
- PRODUTIVIDADE = receita total ÷ pelo custo total.
- Divida o número registrado pelas horas trabalhadas no mesmo período.
- Leia mais em:
Como medir a eficiência operacional?
Índice de Eficiência Operacional = Despesas / ReceitasOs custos para financiar as suas atividades operacionais foram de R$ 35 mil reais. Existe ainda outra maneira de fazer o cálculo, que é o número de vendas pelas horas dos colaboradores.
Quais são os indicadores de produção?
Principais indicadores de produção industrial
- Produtividade. Essa é uma das KPIs mais importantes para a manufatura. ...
- Tempo de ciclo. ...
- Previsão de demanda. ...
- Custo evitado. ...
- Tempo de transição. ...
- Taxa de downtime de máquinas. ...
- Eficiência geral de equipamento (OEE)