Introduzido em maio de 2020, o API SP foi projetado para fornecer proteção contra pré-ignição em baixa velocidade (LSPI), proteção contra desgaste da corrente de distribuição, proteção aprimorada contra depósitos em alta temperatura para pistões e turbocompressores e controle mais rigoroso de lama e verniz.
As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá. Essa informação fica sempre no lado inferior direito da embalagem.
A API SN é similar à ILSAC GF-5. A especificação API SP foi desenvolvida para oferecer protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (LSPI), melhor economia de combustível, melhor protecção do motor e melhor estabilidade ao envelhecimento do óleo. A API SP é similar à ILSAC GF-6A.
SN não é um denominação ruim, apenas quer dizer que atende determinados tipos de motores, o SP, é feito para motores mais modernos, como os híbridos, GDI e start/stop, e que por consequência exige especificidades e componentes químicos diferentes.
Para entender as siglas dessa classificação é fácil: o API adota a letra S para motores a gasolina, flex ou gás natural e C para os motores a diesel. Em seguida, há uma segunda letra, por exemplo, CI, CJ ou CK. Quanto “maior” for a segunda letra no alfabeto, mais tecnológico e de melhor qualidade será o lubrificante.
ÓLEO API SN OU API SP OU DEXOS, QUAL APLICAR NO SEU CARRO?
O que significa óleo sp?
Óleo é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localizado na Microrregião de Ourinhos e na Mesorregião de Assis, o município está localizado à 300 km da capital paulista.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
Óleo lubrificante sintético de última geração, destinado aos mais modernos motores a gasolina, etanol, flex e GNV. Proporciona redução no consumo de combustivel em até 4,7% Além de proteção ao motor operando com etanol e ao sistema de controle de emissões, conforme norma ILSAC GF-6.
Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, e tem um desempenho muito melhor. Além disso, também há as combinações de letras e números que formam outra sigla. É o caso de "10W40", "15W30", "5W40" e por aí vai.
Introduzido em maio de 2020, o API SP foi projetado para fornecer proteção contra pré-ignição em baixa velocidade (LSPI), proteção contra desgaste da corrente de distribuição, proteção aprimorada contra depósitos em alta temperatura para pistões e turbocompressores e controle mais rigoroso de lama e verniz.
O óleo é uma parte essencial para o bom funcionamento do motor do seu veículo, pois tem a função de limpar e lubrificar, buscando protegê-lo do desgaste e da corrosão.
Pode usar óleo 5w30 se não houver stock do 0w20, porém na próxima manutenção coloque o óleo 0w20." A diferença nestes óleos é só a viscosidade e o preço...
Outro salto de qualidade, a especificação API SP representa avanço na tecnologia de aditivação dos lubrificantes e está um passo à frente da atual API SN como também da SN Plus.
A ILSAC GF-6, uma nova especificação de lubrificantes, será lançada pelo ILSAC (International Lubricant Specification Advisory Committee) em maio de 2020. Como sucessora da ILSAC GF-5, a GF-6 será uma nova norma da indústria e será compatível com as normas anteriores.
O óleo mineral atende às necessidades de carros antigos, e o sintético é mais indicado para os modernos. O óleo sintético funciona bem em situações severas de uso, enquanto o mineral não é ideal nesses cenários. O óleo sintético forma menos borra que o mineral.
A5 / B5 - Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, específico para uso em motores a gasolina de altas prestações com intervalos de mudança de óleo alargados, aptos a usarem lubrificantes de baixa viscosidade com uma taxa de corte (HT/HS) de 2.9 a 3.5 mPa.
O DexOs é um óleo que combina aditivos avançados para garantir a proteção e o desempenho ideais do motor. Além disso, o óleo DexOs atende a padrões rigorosos de qualidade e desempenho estabelecidos pela GM.
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.
Serviço. A categoria de serviço CK-4 da API descreve óleos para uso em motores a diesel com ciclo de quatro tempos de alta rotação, projetados para atender às normas de emissão de escape Tier 4 para veículos não rodoviários e rodoviários de 2017, assim como para motores a diesel de anos anteriores.
No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc. O “C” significa Commercial. A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.
O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.