A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de veículos de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa.
O GL-5 tem aproximadamente o dobro da quantidade de aditivos EP em comparação com o GL-4, razão pela qual é frequentemente utilizado em circunstâncias de alta pressão, tais como num eixo dianteiro e diferencial do eixo traseiro.
EVORA GEAR GL-4 foi projetada para oferecer uma lubrificação superior em caixas de engrenagens hipoides (diferencial), caixas de mudanças e transmissões manuais automotivos de veículos de passeio, ônibus e caminhões, conforme a recomendação das principais montadoras de veículos, onde é requerido um nível de desempenho ...
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças.
O GL-5 (SAE 85W-140) é um óleo de alta performance para engrenagens, recomendado para equipamentos agrícolas, de construção, florestal ou qualquer equipamento que opere em condições de carga de trabalho severas.
A conclusão é que o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 controla melhor o espessamento e a oxidação do que os óleos concorrentes. Nenhum óleo da concorrência conseguiu finalizar os testes com desempenho adequado.
O que quer dizer API no óleo? As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá.
Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
A primeira é a SAE (Society of Automotive Engineers), que qualifica o óleo pela viscosidade. Já a segunda classificação, chamada de API (American Petroleum Institute), avalia os níveis de desempenho dos óleos lubrificantes e os divide em duas categorias, que variam dependendo do motor do carro.
Pode usar óleo de motor de moto em motor de carro?
Óleo de moto e de carro é tudo igual – MITO
Isso não acontece nos carros, que têm câmbio e embreagem separados do motor. Por isso, os lubrificantes para automóveis possuem componentes que podem danificar o sistema de transmissão das motos.
Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Qual a diferença entre um óleo API GL-4 e GL-5? Há problema em se utilizar GL-5 no lugar de GL-4? A diferença está no nível de aditivação. O óleo API GL-5 geralmente tem o dobro da taxa de aditivação de um óleo API GL-4.
A API SN é similar à ILSAC GF-5. A especificação API SP foi desenvolvida para oferecer protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (LSPI), melhor economia de combustível, melhor protecção do motor e melhor estabilidade ao envelhecimento do óleo. A API SP é similar à ILSAC GF-6A.
Lubrificante mineral destinado às caixas de transmissão e de engrenagens, eixos traseiros que operem em condições de cargas elevadas. Sua tecnologia proporciona a redução do desgaste e excelente proteção contra a corrosão.
Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SM, SL, SJ etc. O “S” dessa sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho em ordem alfabética crescente.
Quanto maior o grau de API, mais leve e de melhor qualidade é o petróleo. Para ser considerado um óleo leve, o API precisa ser acima de 31. Para o óleo ser considerado de densidade média, o API deve ser superior a 22 e inferior a 31, e o óleo pesado tem o grau API inferior a 22.
SAE, acrónimo de Sociedad de Ingenieros Automotrices, é a encarregada de estabelecer uma classificação baseada unicamente na viscosidade do óleo. Essa classificação é realizada, por um lado, medindo a viscosidade em frio a diferentes temperaturas abaixo do zero e, por outro, em quente a 100ºC.
A norma Brasileira limita a densidade a 880 kg/m3 @ 20oC, superior ao limite internacional de 880 kg/m3 @ 15oC. Esta unidade é inversamente proporcional à densidade e o grau API da água é igual a 10e a do diesel está entre 33o e 45o.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
As APIs podem ser divididas em cinco tipos principais: web, RESTful, SOAP, hardware e plataforma. A seguir, explicamos brevemente as características e diferenças entre elas. Confira!
Os óleos API CK-4 foram projetados para fornecer maior proteção contra a oxidação, perda de viscosidade por cisalhamento, aeração, envenenamento do catalisador, obstrução do filtro de partículas, desgaste do motor, depósitos nos pistões, degradação das propriedades em baixa e alta temperaturas e aumento de viscosidade ...
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.