O que é a oligúria? A oligúria é caracterizada pela diminuição da quantidade de diurese. Pode ser considerado oligúria quando se produz entre 100 ml a 400 ml de urina no período de 24 horas. A oligúria é definida como uma lesão renal aguda.
Qual é a diferença entre oligúria e anúria? No quadro de oligúria, há uma diminuição na quantidade de urina e ela ficaria, no geral, entre 100 ml e 400 ml ao dia. Quando a quantidade de urina é menor que 100 ml ao dia, então temos um quadro de anúria, o que indica um sofrimento renal ainda mais grave.
Diminuição ou supressão da excreção urinária. A anúria pode ser de causa pré-renal (choque com diminuição da irrigação sanguínea); renal (glomerulonefrite aguda, necrose tubular, enfarte renal); ou pós-renal (obstrução dos canais ou vias excretoras).
Os principais exames complementares em um paciente com oligúria são: A) Avaliação da urina: o exame de Urina I e a bioquímica urinária devem ser solicitados na maioria dos pacientes com oligúria, tendo maior relevância na distinção entre LRA de origem pré-renal e necrose tubular aguda (Tabela 2).
Qual a abordagem inicial de um paciente com oligúria?
Tratamento da Oligúria
Reidratação e reposição de líquidos: se a oligúria for causada por desidratação ou hipovolemia, o tratamento inicial envolve geralmente a administração de líquidos intravenosos para corrigir o volume sanguíneo e a pressão arterial.
Disúria é definida como dor, queimação, ardência ou desconforto durante ou após o ato de urinar. É um sintoma muito freqüente em mulheres adultas e a causa principal é a infecção do trato urinário. A maioria das pacientes é avaliada em atenção primária à saúde e em consultó- rios/ambulatórios não especializados.
O que é poliúria? Poliúria é o termo médico utilizado para designar os casos em que o paciente passa a eliminar quantidades excessivas de urina, por algum motivo. Para que a poliúria seja confirmada, pacientes adultos precisam eliminar mais do que 3 litros de urina por dia, e crianças, entre 2 e 2,5 litros por dia.
Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 1000 e 2000 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.
A retenção urinária é a incapacidade de urinar ou de esvaziar completamente a bexiga. As pessoas que têm esvaziamento incompleto da bexiga podem ter polaciúria ou incontinência urinária.
Quando o paciente sente vontade de urinar mais do que duas vezes por noite, temos a chamada noctúria. Geralmente, essa condição afeta pacientes acima dos 60 anos e é mais comum em pacientes do sexo feminino.
Oligúria é definida como o volume da urina excretada menor que as necessidades para a eliminação de catabólitos. Convencionalmente é classificada como oligúria uma diurese inferior a 400 ml/dia em adultos, e como anúria uma diurese inferior a 100 ml/dia.
Disúria corresponde à micção dolorosa ou desconfortável, tipicamente uma sensação aguda de queimação. Algumas doenças podem causar dolorimento sobre a bexiga e períneo. Disúria é um sintoma extremamente comum em mulheres, mas pode ocorrer em homens e em qualquer idade.
O que é o Sangue na Urina? Quando existe uma presença anormal de eritrócitos (glóbulos vermelhos) na urina, diz-se que estamos na presença de hematúria, ou seja, sangue na urina. A hematúria pode ser visível macroscopicamente (a olho nu) ou apenas detectada microscopicamente (em análises realizadas à urina).
Sede excessiva manifestada por excesso de ingestão de líquidos. É característica de muitas doenças como DIABETES MELLITUS, DIABETES INSÍPIDO e DIABETES INSÍPIDO NEFROGÊNICO. A afecção pode ser psicogênica em sua origem. Sede excessiva manifestada por excesso de ingestão de líquidos.
A disúria é considerada por muitos médicos como sendo um sintoma ou mesmo um sinal de que há algo de errado com o sistema urinário de uma pessoa. Isso porque a disúria é caracterizada como sendo dor e desconforto que ao urinar. A disúria pode ainda causar uma sensação de ardência na região genital.
🔍 Conheça mais um termo técnico usado pela Enfermagem A Pirose é a queimação no estômago após a ingestão de alimentos gordurosos. A condição causa a sensação de calor excessivo, que pode aparecer associada a uma secreção de saliva e uma acumulação de gases.
A poliúria corresponde a um débito urinário > 3 L/dia; deve ser distinguida da frequência urinária, que corresponde à necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou à noite, mas em volume normal ou inferior ao normal. Ambos os problemas incluem noctúria.
É a distensão intensa da bexiga, que ocorre devido ao acúmulo de grande quantidade de urina e impossibilidade de esvaziar a bexiga. Ou seja, o paciente não consegue urinar e acumula progressivamente urina na sua bexiga, que se distende e provoca sintomas intensos.
Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.