A ordem de sequência é um conceito fundamental em diversas áreas do conhecimento, como matemática, ciência da computação e estatística. Trata-se da disposição ou arranjo de elementos em uma determinada ordem, seguindo uma sequência específica. Essa sequência pode ser numérica, alfabética, cronológica, entre outras.
Formalmente, uma sequência é definida como uma função real cujo domínio é o conjunto dos inteiros positivos (ou não-negativos). Podemos definir uma sequência apresentando uma fórmula para o termo geral.
Uma sequência pode ser crescente, descrente, constante ou oscilante. Crescente: quando o termo é sempre menor que seu sucessor. Decrescente: quando o termo é sempre maior que seu sucessor. Constante: quando o termo é sempre igual ao seu sucessor.
A ordem dos algarismos é fundamental para a composição de cada número. Assim, o sistema de numeração decimal é posicional. Cada algarismo possui um “peso” regido por uma potência de 10. As posições que os algarismos ocupam são chamadas de ordens e compõem diferentes classes.
Sequências numéricas são números organizados em ordem. Sequência numérica é uma lista formada por números que possui uma ordem, geralmente, bem definida. Uma sequência contém o que conhecemos como lei de formação, ou lei de recorrência, o que nos permite encontrar os próximos termos do seguimento.
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, ... Esta sequência foi descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci, para descrever o crescimento de uma população de coelhos.
Uma sequência é caracterizada pelo ordem de seus elementos: há um primeiro elemento, um segundo elemento, etc., um último elemento. (Exemplo: a sequência de dígitos de um número de telefone.)
A expressão «em sequência» é usada como locução adverbial para significar «de/em seguida, sem interrupção»: 2. «Classifique os documentos em sequência.» O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista ambas as expressões em subentrada à palavra sequência: «em sequência, loc.
1. Na sequência. O mesmo que dizer "por conseguinte" ou "consequentemente". Forma de mencionar algo que acontece após um outro caso já explicitado, ou de explicar uma ideia que depende de uma outra que foi explicada anteriormente.
Em matemática, uma sequência ou sucessão é uma função cujo domínio é um conjunto contável totalmente ordenado. Define-se o tamanho de uma sequência pelo número de elementos que esta possui, podendo existir sequências infinitas ou finitas.
Analisando revistas de enigmas, João verificou a seguinte indagação: Qual o próximo termo da sequência numérica: 4, 6, 12, 14, 28, 30? Rapidamente, João verifica que a sequência numérica resulta no valor de 42, sendo essa a resposta correta. Parabéns!
É O ATO DE FAZER SUCEDER A CADA ELEMENTO UM OUTRO SEM CONSIDERAR A ORDEM ENTRE ELES. Alguns jogos para trabalhar a sequenciação: Confecção de colar de contas; Enfileiramento de dominós; Enfileiramento de brinquedos e/ou objetos; Confecção de varal de bandeirinhas.