As orientações organizacionais são encaradas como um mecanismo para manter a coerência entre a gestão e o operacional, moldando a forma com que organizações atuam e estimulando comportamentos.
As funções organizacionais são um método de fornecer aos usuários autorizações para os recursos gerenciados. A função organizacional determina quais recursos são fornecidos para um usuário ou para um conjunto de usuários que compartilham responsabilidades semelhantes.
Para Wellstein e Kisser (2011), as práticas organizacionais podem ser concebidas como o conjunto de normas e rotinas que são interpretadas pelos trabalhadores, os quais "bring the rules to live" (p. 709).
Comportamento organizacional é o estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações, seja como indivíduos, seja em grupos. Ele busca identificar as formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz.
CULTURA ORGANIZACIONAL: como FORTALECER a Identidade da sua EMPRESA
O que faz comunicação organizacional?
Já a comunicação organizacional é mais focalizada, pois se restringe à gestão dos relacionamentos e das conexões com os públicos da empresa, desde os próprios colaboradores, aos clientes e stakeholders. Sua função é otimizar estas relações.
O que são objetivos organizacionais? Os objetivos organizacionais são as finalidades de uma empresa, a sua visão de futuro. Estes objetivos irão guiar as ações e o comportamento da companhia para alcançar o seu propósito.
O comportamento organizacional com foco na responsabilidade preocupa-se em garantir o pleno cumprimento de todas as obrigações e demandas de trabalho. Nesse tipo de comportamento, entende-se que as atitudes do colaborador exercem impacto no coletivo, como ao sair desligar as luzes, por exemplo.
A Visão Organizacional é representada por uma declaração em que se estabelece a condição futura que a Organização (entendida como uma empresa, uma universidade, uma ONG ou um setor administrativo) almeja alcançar. Parece complicado, mas é bastante simples!
O propósito da empresa é a razão fundamental pela qual uma organização existe para além do lucro financeiro. Ele costuma responder à pergunta “Por que estamos aqui?” e enfoca o impacto mais amplo que a empresa deseja ter na sociedade, no meio ambiente ou em um determinado setor.
As competências organizacionais referem-se às técnicas utilizadas para destacar uma organização em relação à concorrência. É um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos voltados para a criação de estratégias com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva.
São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.
O que são objetivos organizacionais? Objetivos organizacionais são metas estabelecidas pelas empresas para guiar suas ações e estratégias. Eles representam a direção que a empresa deseja seguir e servem como um ponto de referência para avaliar o desempenho e o sucesso.
A chamada gestão organizacional nada mais é do que a administração de um negócio, empresa ou organização com o objetivo de alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis.
Qual é o principal objetivo do comportamento organizacional?
Busca entender e avaliar as expectativas, objetivos e motivações das ações de cada trabalhador. Desse modo, no nível individual compreende-se a forma de como os colaboradores compõem suas atividades e se adequam as normas e valores da empresa.
Uma maneira de fazer isso é por meio de feedbacks, que podem ser tanto feitos pelo RH quanto pelos membros da equipe entre si, líderes, etc. O ideal é que essa seja uma cultura da empresa, porque ajuda a regular as relações e, portanto, o comportamento organizacional.
Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis para uma única pessoa.
O propósito organizacional nada é mais é que a razão pela qual a sua organização existe e como ela pode transformar positivamente o mundo. Sendo assim, a pergunta chave que norteia o propósito organizacional é: o que inspira a existência da sua organização?
A visão organizacional é a imagem de futuro que a empresa deseja alcançar. Ela representa a aspiração e o objetivo de longo prazo da organização, descrevendo onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo. A visão deve ser ambiciosa e desafiadora, mas também realista e alcançável.
Entre tantas funções da comunicação organizacional, as mais recorrentes são: promover a compreensão interna e externo dos objetivos de uma organização; integrar o público interno; gerenciar crises de reputação; entre outras.
Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.