Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação. Como você pode ver, o grande diferencial é o foco: na concepção de Lauterborn, o cliente deve ser o centro de todas as estratégias e ações na web.
Através dos 4 C's você define qual é o seu público, por onde eles preferem adquirir o seu produto (se em uma loja física ou digital, por exemplo), se o custo benefício que o cliente tem, fazendo negócios em sua empresa, é positivo e qual a melhor forma de se comunicar com ele.
O conceito dos 4As do Marketing foi criado por Raimar Richers e trata-se das responsabilidades administrativas da equipe de Marketing, assim como a interação da empresa em que atuam ao meio ambiente, e é dividido em quatro funções sendo: análise, adaptação, ativação e avaliação.
Visando uma estratégia que fosse orientada ao cliente, em 1993 Robert Lauterborn propôs um novo conceito dos 4 Cs do marketing para integrá-los ao tradicional método dos 4 Ps. A diferença é baseada, precisamente, na abordagem sobre o consumidor: no modelo dos 4 Ps do marketing, o enfoque central é sempre o do produto.
Quais s 4c's do marketing Quais as principais características de cada um?
O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
Como funciona o sistema dos 4 As criado por Richers?
O conceito dos 4As do Marketing foi criado por Raimar Richers e trata-se das responsabilidades administrativas da equipe de Marketing, assim como a interação da empresa em que atuam ao meio ambiente, e é dividido em quatro funções sendo: análise, adaptação, ativação e avaliação.
Na gestão de serviço segue o mesmo princípio, os quatros “Ps” são representados por: perfil, procedimentos, produtos e pessoas. Todos devem ser planejados de maneira integrada e estratégica, de modo a auxiliar no atingimento das metas. A seguir, vamos explicar cada um deles.
A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção. É por meio do uso desses pilares que a empresa vai divulgar, vender e fortalecer a sua marca.
Dessa forma, os 4Cs, pilares da cultura da empresa até então, que incluíam Cliente, Coragem, Compromisso com as mudanças e Cooperação agora passam a ser i4Cs, com a adição da Inclusão.
Os 4 Ps do Marketing representam os quatro pilares de uma estratégia — Preço, Produto, Praça e Promoção. Eles definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.
O conceito dos 4P's do marketing, também chamado de Mix de Marketing, almeja resumir os quatro elementos básicos que integram a estratégia de marketing da sua empresa. Esses elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Trata-se de Produto, Preço, Praça e Promoção, também conhecidos como marketing mix. Como deve dar para supor, cada um destes 4 Ps corresponde a definições fundamentais que você deve fazer para atingir um determinado público-alvo.
O que são os 4 Ps do marketing? Os 4 Ps do Marketing se configuram como um conceito de pilares básicos para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, envolvendo produto, preço, praça e promoção. Essa estratégia serve como uma estrutura para que a empresa e os seus gestores tomem melhores decisões de marketing.
Público-alvo diz respeito a um grupo específico de pessoas, ou empresas, com maiores chances de se interessar pelo produto e/ou serviço que você tem a oferecer. É considerado por muitos como a representação social, demográfica e econômica de quem tem grandes chances de se tornar seu cliente.
Os 5'as são: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No A de assimilação o consumidor toma conhecimento da marca anunciante e do seu produto ou serviço. Na fase de atração o cliente se sente atraído e deseja obter mais informações.
As variáveis controláveis são aquelas sobre as quais a empresa pode exercer decisão e gerenciamento, resultando em ações táticas que determinem o comportamento no mercado, quais sejam: o produto, a concorrência, o preço, a distribuição, a propaganda e a promoção.
De um lado, os 4 Cs destacam a importância de: Entender quem é seu cliente e o que você pode fazer por ele. Considerar o custo total envolvido na compra e uso do produto. Oferecer soluções convenientes.
Dentro do conceito dos 4 Ps do marketing, preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira como o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor. É o mercado que define o preço, mas é o cliente quem define o quanto está disposto a pagar.