Uma partitura é uma representação escrita ou um sistema de escrita de músicas padronizada mundialmente, formada por 5 linhas e 4 espaços e, símbolos próprios (notas musicais) que são associados a sons (frequências sonoras pré-definidas).
É importante que você entenda que o pentagrama é uma organização das alturas dos sons, ou seja, as notas musicais, e não das cordas do violão. E por isso, a partitura é uma notação musical universal, que funciona da mesma forma para todos os instrumentos.
Uso e contexto: Cifra: Usada principalmente em música popular, por músicos de acompanhamento e em situações de improvisação. Partitura: Utilizada em música clássica, orquestras, bandas, e no ensino formal de música.
Muito utilizada por músicos, a partitura é um sistema de registro e escrita de harmonias, ritmos e melodias, parecido com o alfabeto que utilizamos para escrever as palavras e frases.
O estudo de partitura é fundamental para qualquer músico, já que lhe proporciona liberdade para aprender muita música que está escrita na pauta. A escrita é a nossa memória e também o guia para os músicos tocarem juntos. A pauta musical fornece uma visão “congelada” da música.
Como ler PARTITURAS do ZERO (sem linguagem difícil de entender)
Qual é o objetivo de uma partitura?
A partitura é um sistema de notação musical.
Notação musical é um sistema de escrita que é usado para representar a música. Ele inclui símbolos para notas musicais, ritmos, dinâmicas, articulações, entre outros elementos musicais, que nos permitem, literalmente, ler uma música.
O porta-partituras. Muitas vezes chamado de estante ou suporte, o porta-partituras é elemento praticamente indispensável para os estudantes de piano. É ali em que são apoiadas as partituras e livros para o estudo, permitindo ao pianista ler a pauta de forma confortável e eficiente.
Em seu sentido mais literal, uma melodia é uma combinação de tom e ritmo, enquanto mais figurativamente, o termo pode incluir outros elementos musicais, como cor tonal. É o primeiro plano para o acompanhamento de fundo. Uma linha ou parte não precisa ser uma melodia de primeiro plano.
Você deve tocar uma nota de cada vez, pois esse símbolo representa o “arpejo“. Como a leitura da pauta é feita de baixo para cima, a primeira nota que você terá que tocar nesse arpejo é a nota Sol, depois Si e depois Ré.
Tablatura (ou tabulatura) é uma forma de notação musical, que diz ao intérprete onde colocar os dedos em um determinado instrumento, em vez de informar quais notas tocar. As tablaturas, são representadas por letras ou números.
O “numerador” indica a quantidade de batidas, e o “denominador” indica o valor rítmico da batida (cada figura rítmica é representada por um ritmo). A armadura indica a tonalidade da música. A clave indica quais notas devem ser representadas pelos espaços e linhas na pauta.
Nesta imagem, a única coisa que pode ser chamada de cifra é a letra "F", que é como se nota o acorde de fá maior na escrita cifrada. Partitura: A partitura é uma das formas mais detalhadas e completas de se notar música.
Na música, um acorde é um conjunto harmônico de três ou mais notas musicais que se ouve simultaneamente, mas não têm de ser realmente tocadas juntas: arpejos e acordes quebrados também constituem acordes.
O tom é a nota que dá a sensação de repouso numa melodia ou harmonia. Sensação de repouso? A nota tom de uma música dá uma sensação de relaxamento quando aparece na harmonia.
sendo assim, podemos definir que a partitura nada mais é do que uma representação escrita de uma determinada música. assim como qualquer outro sistema de escrita, ela também vem acompanhada de símbolos (notas musicais) que definem cada som da música.
Partitura é um objeto ou, nos dias de hoje, um arquivo digital que reúne símbolos representando valores físicos do som – altura, duração, intensidade e timbre. Com três finalidades: meio de registro e comunicação atemporal; suporte da criação musical; guia de escuta.
COMPASSOS (simples): são “fórmulas/frações” que agrupam quantitativamente as figuras rítmicas e organizam cada trecho de compasso na partitura. Isso, além de organizar, facilita a leitura musical. São colocados geralmente no início da partitura, logo depois da clave.
A partitura mais antiga já encontrada é uma placa de argila com inscrições cuneiformes produzida na cidade babilônia de Nippur, onde hoje fica o território do Iraque, em 1400 a.C. Ninguém sabe exatamente como interpretar essas inscrições.