Na retórica de Aristóteles, pathos, ethos e logos são os três pilares fundamentais. Ethos apela para ética, pathos ao sentimento ou às emoções, e logos para a lógica. Atualmente, esses três aspectos são considerados formas diferentes de convencer um público sobre determinado tema, crença ou conclusão.
A estrutura prosódica, por exemplo, enquanto logos rítmico (ou qualquer outra dimensão do dizer), é capaz de construir, durante a enunciação, alguma imagem de seu emissor (ethos) e/ou suscitar emoções nos interlocutores (pathos).
Pathos vai trabalhar com empatia e vulnerabilidade, te fazer emocionar. Sabe aquele discurso político ou aquele discurso de vendas que você tem vontade de chorar no final? É um discurso mais orientado para pathos.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
O ethos é a percepção que o público tem sobre a sua autoridade e a sua boa moral. Traduzindo para o nosso mundo: não basta ser bom, leva algum tempo até você fazer os leitores do seu blog entenderem isso.
Enquanto o pathos é um método de persuasão pelo chamado do público à emoção, o ethos retorna sua força de persuasão à integridade do falante. É, frequentemente, pelas paixões que a eloquência triunfa. Para dominá-las, o orador deve conhecer as fontes e os meios que servem para excitá-las ou acalmá-las.
Estão presentes, a princípio, cinco tipos de ethos: ethos pré-discursivo, ethos discursivo, ethos dito, ethos mostrado e o ethos efetivo, conforme quadro 1 a seguir.
De modo geral, os especialistas concordam que, antigamente, êthos (hJoV, com eta) significava o habitat, o lugar, a morada típica de uma espécie animal, enquanto éthos (eJoV, com épsilon) significava os hábitos, os costumes, o modo de proceder característico de um animal, mas também de um homem, ou de um grupamento ...
A idéia de sentimento, afecção, sofrimento, mal, nada ou pouco se encontra ligada ao conceito originário de pathos. Certamente a noção mais habitual em que é utilizado o termo deriva desses sentidos, em especial aquele que toca a noção de doença.
Significa sofrimento, paixão. Patho, derivado de pathos, significa, segundo o mesmo dicionário, afecção, doença (Robert, 1992, p. 1376). Portanto, em Aristóteles, pathos é sinônimo de “paixão”, ambos os termos, em sentido amplo, significando um sofrimento passivo, também em sentido amplo.
Ethos (em grego antigo ἔθος: 'hábito, costume, uso'; ἦθος 'caráter, disposição, costume, hábito') é o conjunto de traços e modos de comportamento que conformam o caráter ou a identidade de uma coletividade. Em Antropologia, é uma espécie de síntese dos costumes de um povo.
Ele funda um novo ethos, no sentido originário da palavra ethos na filosofia grega: a forma como organizamos nossa casa, o mundo que habitamos com os seres humanos e com a natureza. Talvez uma primera abordagem do núcleo central de cuidado se encontre na filologia da palavra.
Ethos é um termo genérico, que designa o caráter cultural e social de um grupo ou sociedade. De uso bastante antigo, significa em grego hábito ou caráter, e relaciona-se intimamente com o termo ética. Ethos passou a designar uma espécie de síntese dos costumes de um povo.
O Ethos desenvolve programas de capacitação e treinamento para empresas (como o de due diligence em direitos humanos, ASG (ESG), gestão de riscos e outros), possui espaços de diálogo e construção coletiva como o Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos que em abril realizou um encontro virtual sobre “Trabalho ...
Em suas palavras, o ethos profissional, [...] É um modo de ser constituído na relação complexa entre as necessidades socioeconômicas e ídeo-culturais e as possibilidades de escolhas inseridas nas ações ético-morais, o que aponta para sua diversidade, mutabilidade e contraditoriedade.
O que é o Triângulo Retórico? O Triângulo Retórico é uma estrutura desenvolvida por Aristóteles para analisar os elementos da escrita e fala persuasivas. Consiste em três elementos-chave: Ethos, Pathos e Logos. Ethos refere-se à credibilidade do orador ou escritor, Pathos apela às emoções e Logos apela à lógica.
Este pesquisador ainda diz que o ethos pode ser entendido como algo relativamente acentuado, evidente, particular e também, coletivo, compartilhado, implícito e palpável.
Para Aristóteles, o logos seria algo mais sofisticado do que um entendimento comum, o logos diferenciaria o ser humano dos outros animais, possibilitando a compreensão do que é bom e do que é mal, do que é benéfico e do que é prejudicial e do justo e injusto no discurso, e pensamentos manifestos neste discurso, em ...
Considerada uma arte, no sentido de ser uma técnica, a retórica é o ato de falar bem, de convencer e de ser eloquente, ou seja, de orquestrar as palavras de um modo que o emissor da fala transmita ao receptor um sentido preciso, organizado, consistente e, consequentemente, convincente.