O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa. A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício.
O que pode e o que não pode fazer na Sexta-feira Santa?
Último dia da Semana Santa, que ocorre antes da Páscoa, a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é um feriado nacional celebrado este ano em 29 de março. Durante o dia, cristãos adotam práticas como não comer carne vermelha, não varrer a casa e evitar desentendimentos.
A Sexta-feira Santa é considerada um dia de jejum e abstinência mais rigorosos, em que os fiéis são encorajados a se abster de carne como uma forma de sacrifício em memória do sacrifício de Cristo na cruz.
Conforme as orientações da Igreja, o jejum e a abstinência são obrigatórios na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa e estão obrigados ao jejum os que tiverem completado 18 anos até os 59 completos. Segundo as orientações, os outros podem fazer, mas sem obrigação.
O que um católico deve fazer na Sexta-feira Santa?
A Sexta-Feira Santa é marcada pelo jejum de carne, destacadamente carne vermelha e de frango, como parte de uma penitência que deve ser realizada pelos fiéis. Entende-se que a abstenção de carne nesse dia é uma demonstração de respeito dos fiéis com o derramamento de sangue por parte de Jesus.
Três práticas são importantes durante a Quaresma: caridade, oração e jejum. A cultura popular tem regras rígidas para este período e que ainda são observadas no interior. Por exemplo: na Sexta-feira da Paixão não se varre a casa, nem se lava roupa.
A ideia de que não se deve lavar o cabelo na Sexta-feira Santa é uma crença popular em algumas culturas e não tem base em nenhum dogma religioso oficial da Igreja Católica ou de outras denominações cristãs.
Porque não se pode varrer a casa na Sexta-feira Santa?
Então não se varre casa na Semana Santa porque essas pessoas querem não se preocupar com nada apenas com Jesus, é uma atitude de luto”, afirmou. Para a Igreja Católica, a Semana Santa é um período de reflexão no qual os católicos devem pensar em Cristo e se dedicar ao jejum.
Pode cortar cabelo na Sexta-Feira Santa? Embora o ato de cortar o cabelo seja algo simples, esse também não pode ser realizado. É comum que, neste dias, salões de cabelereiras(os) permaneçam fechados. Por isso, se estiver planejando um corte novo ou mudança no visual, faça isso antes ou depois de sexta.
Segundo a Bíblia, a morte de Jesus aconteceu como um sacrifício para a redenção dos pecados e salvação da humanidade. Por isso, a Sexta-Feira Santa é vista como um momento de reflexão, arrependimento e renovação da fé cristã e muitos fieis não trabalham neste dia.
É preciso manter um silêncio interior aliado ao jejum e à abstinência de carne. Deve ser um dia de meditação, de contemplação do amor de Deus, que nos “deu o Seu Filho único para que quem n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
É ideal que a comunidade busque confessar-se até a quarta-feira, para que viva o Tríduo Pascal inteiramente, ou seja, participe integralmente na quinta, sexta e sábado santo de toda a programação litúrgica que a Igreja propõe.
Porque não se pode fazer nada na Sexta-feira Santa?
Além de ser restrito o consumo da carne de animais de sangue quente, algumas pessoas, por costumes mais antigos, têm o hábito de não realizar atividades no dia como varrer a casa e realizar práticas de higiene.
O que não pode ser feito na Sexta-feira da Paixão?
A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.
Na Sexta-Feira Santa, o foco deve ser Jesus, por isso as imagens de outros santos são cobertas nas igrejas católicas. Além disso, a Igreja entende que é um dia de penitência e orienta os seus fiéis a evitarem o consumo de carne, principalmente o de carne vermelha.
O Minuto Popcorn é diferente nesta sexta-feira. A indicação é para rezar e meditar sobre a morte de Jesus, mas, caso queira ver um filme, assista à Paixão de Cristo.
Porque não se pode fazer faxina na Sexta-feira Santa?
Recolhimento. Na Semana Santa, muitas pessoas costumam não ouvir músicas seculares, não varrer casa e não lavar o cabelo, por exemplo. Sobre esses procedimentos, o padre Leonardo Monteiro ressalta que essas ações vêm mesmo antes da Semana Santa. Isso porque o mandamento da Lei de Deus dizia para guardar o Dia do Senhor ...
A professora aposentada Eunícia Ginani lembra das orientações dos mais velhos: “nada pode ser feito na Sexta-feira Santa”. No nada, estão inclusas afazeres básicos como: tomar banho, pentear os cabelos e cortar as unhas, além de limpar a casa e dos jejuns.
O beijo expressa proximidade e gratidão, demonstra querer bem, manifesta perdão, sela pedidos de desculpas. Beijo é reverência nas mãos ungidas do sacerdote. São Paulo recomendava desde as primeiras comunidades: “Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo” (Rm 16,16).