A pedagogia freiriana defende uma educação que desperta no educando a consciência crítica das situações política, econômica e social em que está inserido, como sendo verdadeiramente uma Educação como Prática da Liberdade (CORTELLA, 2011).
Desenvolvida pelo educador brasileiro Paulo Freire, a proposta pedagógica Freireana utiliza como ponto de partida a linguagem e o diálogo, e se caracteriza por ser dinâmica, que se faz e refaz a partir da interação coletiva (entre professores e estudantes).
Quais são os principais princípios da pedagogia freiriana?
Dois princípios estão diretamente relacionados com as ideias de Paulo Freire (PF) e, por isso, fundamentam a pedagogia freiriana: a politicidade e a dialogicidade do ato educativo (Feitosa, 2003).
O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Na teoria freiriana, professor e aluno são sujeitos na construção do conhecimento, ou seja, não há uma hierarquia, não há uma autoridade. Isso porque, para o método freiriano, o estabelecimento de uma autoridade dificulta o desenvolvimento da criticidade e da conscientização.
Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.
O método Paulo Freire de alfabetização é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização. Na etapa de investigação, aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia.
Atualmente, o Método Paulo Freire, como é conhecido por muitos ao redor do mundo, é utilizado na integração de refugiados na Alemanha, sendo especialmente empregado no ensino do alemão para integração de estrangeiros.
Como Citar. GUERRERO, Miguel Escobar. As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância.
Além do método construtivista e do método tradicional, no Brasil, o método de ensino freiriano e o método de ensino montessoriano também estão entre os principais.
Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.
A abordagem proposta por Paulo Freire para alfabetizar adultos é centrada na conscientização e na leitura crítica do mundo. Ele defende que a alfabetização deve ir além do simples aprendizado de letras e palavras, integrando a reflexão sobre a realidade social e política dos alunos.
Ancorada na obra de Paulo Freire, discuto teoricamente os seguintes princípios: Criticidade; Reflexão crítica sobre a prática; Reconhecimento e assunção da identidade cultural; Apreensão da realidade; Segurança, competência profissional e generosidade; Convicção de que a mudança é possível; Reconhecer que a educação é ...
A doutrina freiriana defende o bom senso e a vigilância das ações, cuja importância é enorme na prática. Adicionalmente, o ato de ensinar está relacionado ao respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando, procurando-se contextualizar a bagagem de conhecimento trazida pelo mesmo.
Ainda para esse pensador, a pedagogia progressista tem se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos, que acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades ...
Assim, Realidade, Universo Vocabular, Opressor/ Oprimido, Tema Gerador, História, Utopia, Sujeito/ Objeto, Inacabamento, Autonomia, Exclusão Social, Cons- cientização, Esperança, Texto/Contexto, entre tantas outras expressões, palavras e conceitos, estão problematizadas no Diconário Paulo Freire.
“Paulo Freire defende o respeito aos indivíduos, a responsabilidade com o outro ser humano e com a natureza, e o estímulo ao pensamento crítico. Isso confronta o período em que vivemos, permeado por um discurso de ódio e de estímulo à violência. De apoio à militarização e à destruição ambiental.
Quais são as três principais obras de Paulo Freire?
Contendo 4 livros, sendo estes “Pedagogia do Oprimido (1968)”, “Educação e Mudança (1979)”, “Pedagogia da Autonomia (19 )” e “Educação como prática da liberdade (1967)” o post busca apresentar obras que trazem como temas centrais sua teoria sobre educação crítica e libertadora.
Conforme Freire (1967), as palavras geradoras podem ser entre 17 a 23 palavras, associadas às experiências dos alfabetizandos, à identificação das famílias silábicas, que resultam de combinações silábicas de sua língua, que se multiplicam e ampliam o vocabulário dos alfabetizandos, assim como a sua capacidade criadora ...
Ele defende uma educação que incentive a criticidade do aluno, indo além do português e da matemática. Suas ideias também possuem ligações com o pensamento marxista e críticas ao capitalismo.
Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado no mundo. Ele tem 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios, como o Educação pela Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco).
As 40 Horas de Angicos alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas, utilizando-se de práticas educacionais orientadas por Paulo Freire, estando presente nas lembranças, nos silêncios e nos esquecimentos dos participantes, que denunciaram a extinção dos vestígios, como a destruição dos espaços que foram círculos de ...
Na proposta freiriana o processo educativo está centrado na relação educador-educando, partindo-se dos saberes dos educandos. Como Paulo Freire aplicou seu método em adultos, ele percebeu que eles acreditavam que não sabiam nada, pois tinham a ideia de conhecimento baseado na “escola tradicional”.
O que Paulo Freire fala sobre alfabetização de adultos?
Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.
Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.