Costela. A costela é um corte mais gorduroso da carne suína, o que significa que é também mais saborosa e fácil de preparar. Os churrasqueiros gostam de fazer a costela assada na grelha – ou até no forno – enrolada em um papel alumínio.
Enquanto alguns chefs apontam o lombo de porco como a parte mais suculenta, outros apostam no tradicional carré com osso. Portanto, se você está em dúvida em qual parte comprar e quer uma bem suculenta, escolha um desses dois pedaços.
Pernil. O pernil suíno é uma opção de carne saborosa e nutritiva. Rico em proteínas, vitaminas e minerais, como ferro e zinco, o pernil suíno contribui para a saúde muscular, fortalecimento do sistema imunológico e bom funcionamento do organismo.
Para aqueles que preferem um corte mais magro, o lombo suíno é a escolha perfeita. Com sua carne macia e suculenta, essa peça é conhecida por sua versatilidade e facilidade de preparo. Você pode fatiá-lo e grelhá-lo, assá-lo inteiro ou até mesmo recheá-lo com uma combinação de sabores irresistíveis.
Picanha. A picanha suína é uma das partes mais nobres do porco, ela é retirada da alcatra inteira e o seu corte assemelha-se ao corte bovino (em menor proporção), com mais maciez e sabor.
O pernil é o corte ideal para cozinhar na pressão e desossar. Além de servir bem como sanduíche, a carne desfiada pode ser o recheio de escondidinhos, a base de farofas e até ser servida com um delicioso purê!
Considerada pelos experts da gastronomia como o corte que mais agrada os apaixonados por carne suína, o lombo não contém ossos e possui muito pouca gordura, por isso, é considerada uma carne nobre.
Ele é o filé mignon do porco. Muito macio, saboroso e com pouca gordura. Ótimo para se fazer um picadinho, strogonoff, frito, empanado, espetinho, de panela e na churrasqueira. O corte contém carne com pouca gordura.
Enquanto o pernil é um corte feito a partir dos membros inferiores de aves ou suínos, o que geralmente dita a quantidade de gordura da carne, que é considerada mais pesada. Segundo o especialista, o lombo, por ser uma carne com menos gordura, é consequentemente mais seca.
Estamos falando de uma carne magra que possui pouca gordura. Retirado do lombo, o filé mignon suíno possui baixo índice de gordura superficial e é considerado um dos cortes mais macios e saudáveis da carne de porco, podendo ser preparado cozido, grelhado ou assado.
É isso que faz do lombo um dos cortes suínos mais conhecidos e uma das melhores carnes para churrasco. Além de saudável, o lombo suíno é um corte extremamente versátil, podendo ser preparado: Na Grelha. Frito.
Paleta. A paleta suína é um corte retirado do pernil dianteiro do porco e também é encontrado em algumas variações, como a sobrepaleta. Boa parte dos açougues costumam fatiar a paleta com o osso e comercializá-la como bisteca do sete. Ela também pode ser vendida desossada, caso seja a preferência do cliente.
Os cortes suínos devem ser bem assados ou bem cozidos, mas nunca torrados. É isso mesmo, ao deixá-los passar do ponto, as fibras da carne ficarão ressecadas, resultando em um corte seco e duro.
O lombo suíno é outro corte magro da carne de porco que apresenta um percentual menor de gorduras totais. Ele é extremamente macio e pode ser preparado de diferentes maneiras, sendo servido inteiro ou em fatias.
Como escolher a carne para o torresmo? Você pode escolher duas opções de carne para o torresmo: a barriga e a panceta. A barriga de porco tem mais gordura e é utilizada para fazer torresmos menores, mais crocantes, que podem servir de petisco ou acompanhar o feijão e até mesmo o virado paulista.
Pernil ou Paleta: Esses cortes são ideais para carne de porco desfiada. Eles têm uma boa quantidade de gordura, o que ajuda a manter a carne suculenta durante o longo período de cozimento. Lombo Suíno: Outra opção o lombo suíno, que pode ser utilizado, embora seja mais magro que o pernil e a paleta.
Segundo a especialista, a carne suína traz na composição vitaminas do complexo B. Quem gosta de comer o alimento todos os dias, deve optar por cortes magros, no caso, lombo, costeleta do lombo e o tipo moído.
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.
Com sabor leve e textura bem macia, o lombo suíno é uma ótima opção para compor lanches ou fazer aquele assado para toda a família. O filé mignon suíno possui um sabor um pouco mais marcante do que o anterior e é perfeito para fazer aquele medalhão com bacon.