A percepção sensorial é uma função do cérebro que envolve os sentidos, coordenação motora, nossa relação com o espaço e a percepção das situações ao nosso redor. Através destes mecanismos sensoriais, interpretamos o mundo e absorvermos conhecimento, expandindo nossa cognição e inteligência.
A percepção sensorial é uma função cerebral que envolve os sentidos — tato, paladar, olfato, audição, visão — o sistema vestibular e o proprioceptivo. Interpretamos o mundo e aprendemos através das sensações, assim como desenvolvemos habilidades cognitivas e afetivas.
As atividades sensoriais são brincadeiras que têm como foco despertar o interesse das crianças em descobrir novas formas, sons, cores e habilidades, estimulando, assim, sua curiosidade.
Qual o objetivo de trabalhar atividade sensorial na educação infantil?
Na primeira infância as atividades que promovem o estímulo sensorial são fundamentais para o processo de desenvolvimento. Isso permite que os pequenos explorem o mundo ao seu redor, aprendam a reconhecer e interpretar diferentes estímulos sensoriais e desenvolvam habilidades importantes para sua vida cotidiana.
Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.
A percepção inclui os cinco sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar. Também inclui o que é conhecido como propriocepção, que é um conjunto de sentidos que nos permite detectar mudanças na posição e no movimento do corpo. Muitos estímulos nos cercam a qualquer momento.
Estimular a percepção sensorial das crianças é colaborar para desenvolver variados tipos de inteligência, facilitando aprendizados, habilidades cognitivas e afetivas, além da forma como elas vão interpretar o mundo.
Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos.
Peça aos alunos para fecharem os olhos e, ao experimentarem diferentes alimentos (azedo, doce, amargo, salgado), adivinharem qual é cada um deles. Neste caso, o educador pode levar algumas opções, mas também pode pedir que cada aluno leve algo comestível para a atividade em grupo.
A primeira percepção infantil é afetiva, a criança interage com o seu meio de forma que sentimento e percepção tornam-se uma unidade indissociável. Este sistema de consciência é muito peculiar, sendo que na relação entre ação e afeto tem-se que a atração de cada objeto se dará pela sua carga afetiva.
Os jogos sensoriais são aquelas atividades que trabalham um ou mais dos sentidos: tato, audição, visão, paladar e olfato. Permite estimular a imaginação, desenvolver habilidades, interagir com o entorno e canalizar a frustração.
Crianças com esse tipo de transtorno percebem os estímulos e regulam suas respostas, mas não podem identificar exatamente a natureza do estímulo ou a localização precisa dele.
Percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos e o ser humano consegue relacionar três níveis de percepção: exterocepção, interocepção e propriocepção.
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.
A percepção sensorial é uma função do cérebro que envolve os sentidos, coordenação motora, nossa relação com o espaço e a percepção das situações ao nosso redor. Através destes mecanismos sensoriais, interpretamos o mundo e absorvermos conhecimento, expandindo nossa cognição e inteligência.
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.
O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
A percepção é responsável por “formar uma imagem da realidade que nos rodeia”. Uma vez sentidos, as mensagens e estímulos passaram a ser percebidos através da percepção. Alguns autores chamam de sensopercepção a união entre os processos de sensação e percepção.
Qual a importância de trabalhar o sensorial na educação infantil?
Além disso, estimular a percepção sensorial com sabores, sons, cheiros e texturas em atividades escolares, favorece o desenvolvimento da criatividade e da inteligência. Também ajuda a identificar possíveis deficiências precocemente, o que é fundamental para o tratamento das mesmas.
Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles visão, audição, tato,paladar,olfato e equilíbrio. Em suma, os sentidos são transdutores do mundo físico para o reino da mente, onde interpretamos a informação, criando nossa percepção do mundo que nos rodeia.
Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina. Eles não precisam ser comprados, são fáceis de fazer e podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza.