Na filosofia, uma pessoa é uma entidade que tem certas capacidades ou atributos associados a personalidade, por exemplo, em um contexto particular moral, social ou institucional. Essas capacidades ou atributos podem incluir a autoconsciência, a noção de passado e futuro, e a posse de poder deôntico, entre outros.
De um modo geral, ser uma pessoa está associado à existência de racionalidade, consciência de si, controlo e capacidade para agir, etc. Pessoa tem um significado de carácter moral e jurídico, ou seja, é aquele que possui direitos e deveres perante a lei e onde todos os homens têm igual valor.
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Etimologicamente, pessoa deriva do latim persona, ae, “máscara de teatro; por extensão, papel atribuído a essa máscara, caráter, personagem [...]” (1). Indivíduo (do latim individuus, a, um) significa indivisível, uno, referindo-se a um ser biológico cuja existência depende de sua integridade.
No campo da filosofia, uma pessoa é um ser que possui capacidades de pensar, agir, racionalizar, é alguém que tem autoconsciência, moralidade, entre outros. E essa pessoa também conta com sua individualidade física e individualidade espiritual.
#3001 A filosofia como armadilha para o cristão - Colossenses 1 - Mario Persona
Qual é a definição de pessoa?
Na linguagem do dia-a-dia, a palavra pessoa refere-se a um ser racional e consciente de si mesmo, com identidade própria. O exemplo exclusivo costuma ser o próprio ser humano embora haja quem estenda o conceito para outras espécies.
Descrever a personalidade de alguém pode ser feito por meio de palavras, mas também por meio de gestos, expressões faciais, linguagem corporal e outras formas de comunicação não verbal. A personalidade é um aspecto central da identidade de uma pessoa, pois influencia seu comportamento, suas escolhas e suas interações.
Na filosofia, uma pessoa é uma entidade que tem certas capacidades ou atributos associados a personalidade, por exemplo, em um contexto particular moral, social ou institucional. Essas capacidades ou atributos podem incluir a autoconsciência, a noção de passado e futuro, e a posse de poder deôntico, entre outros.
Como posso me definir em uma palavra? Algumas sugestões de palavras podem ser: determinado, criativo, empático, autêntico, resiliente, perseverante, pacífico, corajoso, alegre, entre outras. A escolha final deve ser algo que faça sentido para você e reflita sua identidade e valores.
Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos.
O primeiro motivo que justifica a importância das personas é que elas ajudam a empresa a conhecer o seu público com mais profundidade. Isso é fundamental para que se possa oferecer as melhores soluções e adotar estratégias de marketing mais eficientes.
Em termos bastante práticos, a persona é a representação do cliente ideal de uma marca, ou seja, a descrição e a exemplificação do comprador perfeito. Assim, tem como principal objetivo criar uma aproximação com o público de forma mais efetiva, com abordagens mais humanizadas e afetuosas.
Neste caso, aceita-se que a derivação de persona estaria relacionada ao verbo latino personare, que significa soar, passar através da voz do ator, através da persona, da máscara.
O que é persona? Personas são perfis semi-ficcionais baseados em entrevistas com clientes reais que miram em um “cliente ideal” específico para seu negócio com base no comportamento de compra. Na prática, são como guias de tom e foco para estratégias de marketing, em especial Inbound Marketing e redes sociais.
Há diversos tipos de persona: buyer persona, brand persona e user persona. Cada uma delas tem a ver com o objetivo de uma determinada operação ou estratégia do negócio.
Aquilo que te define como pessoa é quando entendes que o mais importante não é ter sempre razão, mas sim viver em paz. Aquilo que te define como pessoa é seres capaz de ser e fazer melhor, sem precisar de elogios nem recompensas de ninguém.
Então, o que é descrever? Vejamos: de acordo com o dicionário, é o ato de narrar, contar minuciosamente. Então, sempre que você expõe com detalhes um objeto, uma pessoa ou uma paisagem a alguém, está fazendo uso da descrição. Essa última é como se fosse um retrato distinto e pessoal de algo que se vê ou se viu!
O conceito de pessoa surge, assim, como realidade ontológica, única, fechada, incomunicável, sendo a natureza humana racional singularizada na existência concreta de cada ser. Pessoa que pertencendo a si mesmo, é autônomo e independente.
Em filosofia, ser é considerado não só como um verbo (existir) mas também como substantivo ("tudo o que é"). Os termos ser e existência podem ter significados diferentes, embora, na linguagem corrente, possam ser sinônimos ("ser" como "o fato de ser" = existência).
Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.
Como se definir em três palavras? Algumas sugestões de palavras podem ser: determinado, criativo, empático, autêntico, resiliente, perseverante, pacífico, corajoso, alegre, entre outras. A escolha final deve ser algo que faça sentido para você e reflita sua identidade e valores.
“Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.