A polissemia é um fenômeno linguístico que consiste na existência de um termo com mais de um significado. Já a homonímia está relacionada com palavras com mesma pronúncia e/ou mesma grafia; porém, com significados diferentes.
O termo “homônimo” vem do grego e possui dois morfemas, sendo “HOMOS”, que significa igual, e o “ONYMA” que significa nome. Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação.
As palavras homônimas perfeitas são aquelas iguais na grafia e na pronúncia. Confira os exemplos abaixo: Cedo (verbo) e cedo (advérbio de tempo); Caminho (substantivo) e caminho (verbo);
A polissemia é um fenômeno linguístico que consiste na existência de um termo com mais de um significado. Já a homonímia está relacionada com palavras com mesma pronúncia e/ou mesma grafia; porém, com significados diferentes.
As homônimas são as que apresentam identidade de sons ou de formas, mas significados diferentes, por exemplo: conserto e concerto (idênticas no som); mo(ô)lho e mo(ó)lho (idênticas na forma).
Recordando, parônimos são palavras com pronúncia e grafia muito parecidas, mas com significados diferentes. Veja os exemplos a seguir. tribunais superiores. “A determinação do cumprimento imediato do aresto atendeu à expectativa daqueles que clamavam por justiça.”
89-91) diz que, em português, há palavras que se assemelham na forma (pronúncia ou grafia), que têm significados diferentes. São chamadas de homônimas e entre elas distinguem-se as homógrafas das homófonas, e estas das perfeitas.
Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.
A certidão poderá ser retirada pessoalmente, via serviço dos correios ou por e-mail (se o endereço eletrônico constar do formulário). A certidão poderá demorar mais de 05 dias úteis quando a entrega for através dos Correios.
A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo. A homonímia faz referência a vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou grafia.
As palavras polissêmicas são aquelas que têm mais de um significado. Por exemplo: Dama (mulher adulta) – dama (carta do baralho) – dama (jogo de tabuleiro). Banco (entidade financeira) – banco (assento para várias pessoas).
Você sabe o que é polissemia? Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Homônimos perfeitos ou palavras perfeitas possuem os significados diferentes, mas a escrita e sonoridade são iguais. Exemplos: Arma (instrumento de luta ou defesa) e arma (verbo armar); Caminho (itinerário) e caminho (verbo caminhar);
Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.
Qual a diferença entre polissemia, homonímia e paronímia?
Diz-se que há homonínia quando duas palavras são pronunciadas da mesma forma, mas têm sentidos diferentes: acento (sinal gráfico) e assento (cadeira). Polissemia – quando uma palavra é empregada com um outro significado que não é o dela, mas o novo sentido fica perfeito: «Aquela é uma menina de ouro.»
Como falamos acima, as palavras mal e mau são locuções homófonas - que possuem a mesma fonética mesmo possuindo grafias diferentes. Assim são pronunciadas da mesma forma, porém escritas de formas diferentes, com significados diferentes.
Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.