Não é necessário desligar o disjuntor geral da casa, é possível desativar apenas o circuito do cômodo onde a troca de tomadas será realizada. Contudo, mesmo desligando esse dispositivo, é importante garantir que nenhuma corrente elétrica esteja passando pela tomada que será trocada.
Desligue a energia: Antes de tudo, desligue a energia elétrica no disjuntor ou fusível correspondente. Remova a tomada antiga: Retire a tampa da tomada elétrica e desparafuse-a do suporte na parede.
Nunca faça a troca da resistência com o chuveiro ou o disjuntor ligados. Isso pode causar choques elétricos graves ou até fatais. Não toque em nenhum fio sem garantir que a energia esteja desligada.
Amperagem da Tomada: 20A. Amperagem do Disjuntor: 25A. Essa caixa de disjuntor e tomada oferece uma conexão elétrica segura e confiável. A tomada possui capacidade de 20A, permitindo a conexão de equipamentos elétricos com maior demanda de energia.
Se você instalar um disjuntor que possui corrente nominal de 10A, por exemplo, ele desarmaria sempre que identificasse uma corrente instantânea de 30A a 50A. Esse tipo de disjuntor é indicado para proteger cargas resistivas com baixa corrente de partida, como chuveiros, lâmpadas incandescentes e tomadas.
Precisa desligar o disjuntor para trocar a resistência?
Desligar o disjuntor do chuveiro
Isso porque tocar em fios energizados pode resultar em choques gravíssimos e até mesmo fatais. Por isso, antes de trocar a resistência do chuveiro, é importante que você desligue o disjuntor do circuito em que ele está ligado.
Sempre antes de iniciar um serviço elétrico, é preciso garantir as condições essenciais de segurança. Para instalar um chuveiro, desligue a energia elétrica da casa. Isso vai evitar possíveis descargas com choques e acidentes na hora de mexer com os fios.
Precisa desligar a energia para trocar o chuveiro?
Desligue a energia
Isso garantirá a sua segurança durante todo o processo, eliminando o risco de choques ou até mesmo de descarga elétrica. Essa dica também vale para qualquer outro trabalho relacionado à eletricidade que você pretenda realizar em casa!
Essa é uma tarefa simples, que você mesmo pode realizar. Você só vai precisar de uma tomada nova, alicate de ponta fina e chaves de fendas. Se sua tomada ainda estiver no padrão antigo, você já pode aproveitar para realizar a substituição pelo padrão atual, que é o de 3 pinos que vão de 4mm a 4,8 mm.
Você vai precisar, basicamente, de uma tomada nova, um alicate desencapador e algumas chaves de fenda de tamanhos diferentes. Em suma, a tarefa de trocar a tomada não é tão difícil quanto pode parecer. No entanto, por estarmos lidando com eletricidade, é importante prestar muita atenção em cada etapa.
Quantos aparelhos podem ser ligados na mesma tomada?
Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo.
O que fazer: Desligue o interruptor e o disjuntor no quadro elétrico referente ao cômodo. Ou desligue todo o quadro de eletricidade, tomando antes o cuidado de desligar e tirar da tomada todos os equipamentos elétricos. Com isso, evita-se o risco de choque elétrico.
Quando é preciso realizar algum trabalho em um circuito elétrico, por exemplo, o disjuntor é bloqueado na posição "desligado". Assim, é possível garantir a segurança durante o trabalho e desenergizar o circuito correspondente. Essa atividade de bloqueio é conhecida como LoTo (Lockout, Tagout).
Fazer a ligação do chuveiro em uma tomada ou em interruptores bipolares também pode desligar o disjuntor e a norma proíbe essa utilização. Isso ocorre porque a ligação apresenta oscilações na rede e o equipamento interrompe a corrente elétrica ao identificá-las.
Além da voltagem do chuveiro, você também precisa prestar atenção no disjuntor. Esse componente é responsável por proteger o sistema elétrico em caso de sobrecarga ou curto-circuito. Para sua proteção, ele deve ser destinado apenas ao chuveiro, sem ser compartilhado com outros produtos elétricos.
Sendo assim, o disjuntor da casa de quem quiser comprar um chuveiro novo com as características do exemplo citado acima precisa ter, no mínimo, 43A, e, no máximo, 50A.
Os disjuntores são um dos principais sistema de segurança contra sobrecargas elétricas ou curto-circuitos. Sua função é cortar a passagem de corrente elétrica, caso a intensidade seja excedida da que foi estipulada, assim, quando há uma sobrecarga, o disjuntor desliga automaticamente.
Precisa desligar a chave para trocar a resistência do chuveiro?
Quais ferramentas são necessárias para trocar a resistência do chuveiro? Você precisará de uma resistência nova, chave de fenda, alicate, fita veda rosca, pano ou toalha, e é fundamental desligar a energia elétrica no disjuntor principal.
As tomadas de uso geral são usadas para aparelhos de TV, rádio, DVD, som, liquidificador, ferro elétrico, secador de cabelos, entre outros. “A seção nominal mínima dos fios e cabos elétricos para os circuitos de tomadas de uso geral é de 2,5 mm², sendo indicada a utilização de disjuntores de 10 A”, orienta Delgado.
- A Régua Padrão 19" com 6 Tomadas 10A e Disjuntor 16A é uma escolha ideal para quem busca uma solução confiável e segura para distribuição de energia elétrica em ambientes corporativos, oferecendo proteção contra sobrecargas e uma organização eficiente de cabos.