Como exemplo de população, podemos citar os grupos de jacarés encontrados no Pantanal. Todos os jacarés são da mesma espécie, relacionam-se entre si e vivem em determinada área. Outros exemplos de população são os leões na savana africana ou as pessoas que vivem em um determinado município.
Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um determinado momento. Essa área pode ser a distribuição normal desses organismos ou então um limite escolhido por um pesquisador que estuda aquele grupo de seres.
Há dois tipos de população, sendo eles: População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado território. População relativa: é o número total de habitantes divididos pela área do seu território de habitação.
Por exemplo, se você está tentando obter feedback de clientes sobre um produto que lançou no ano passado, a população seria todas as pessoas que compraram, experimentaram ou interagiram de qualquer forma com o produto. Já uma amostra é um subconjunto da população.
Como exemplo de população, podemos citar os grupos de jacarés encontrados no Pantanal. Todos os jacarés são da mesma espécie, relacionam-se entre si e vivem em determinada área. Outros exemplos de população são os leões na savana africana ou as pessoas que vivem em um determinado município.
A estimativa do tamanho da população é obtida dividindo-se o número de indivíduos que recebem um serviço ou o número de objetos únicos distribuídos pela proporção de indivíduos em uma pesquisa representativa que relatam ter recebido o serviço ou objeto.
A principal diferença entre população e amostra é que a população é o conjunto completo de todos os elementos que estão sendo estudados, enquanto a amostra é uma porção selecionada dessa população.
Ou seja, no momento de definir com quem falar durante uma , uma parte da população que possui as características procuradas para explicar determinado fenômeno é estudada. A população é um conjunto de pessoas que possuem características comuns entre si.
O termo população tem, consoante a disciplina a que se refere, distintas definições. Em Biologia, define-se como um conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Em Sociologia define-se como um conjunto de pessoas adscritas a um determinado espaço, num dado tempo.
Atualmente, de acordo com o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2022, a população do Brasil é de 203.062.512 habitantes.
Uma população cresce quando ocorrem nascimentos e imigrações, ou seja, quando novos indivíduos são adicionados por meio da reprodução ou por meio de movimentos migratórios, que trazem novos indivíduos para o grupo. A população diminui, por sua vez, quando ocorrem mortes e emigrações.
Para começar, podemos falar em população absoluta que é o total de habitantes de um certo lugar. Por exemplo, a China possui a maior população absoluta entre os países do mundo, com aproximadamente 1 bilhão e 300 milhões de habitantes.
De acordo com o dicionário Michaelis, população trata de todos os indivíduos que habitam uma localidade, um território, um país, o mundo. Esse conceito pode ser definido como o conjunto de organismos que, juntos, formam uma “categoria”.
Exemplo: geralmente, as amostragens são grupos de pessoas, mas isso varia com a população. No exemplo acima, onde a população era o número total de lojas de roupa de uma cidade, a amostra poderia ser apenas as lojas de roupas para bebês dessa cidade.
A população do Brasil corresponde ao conjunto de pessoas que vive no território brasileiro. De acordo com o IBGE, a atual população brasileira é de 203.062.512 habitantes.
Amostra – São as pessoas dentro da sua população que irão responder à pesquisa. Se a minha população são moradores de uma determinada região, vou selecionar algumas pessoas dentro desse grupo para compor a minha amostra da pesquisa. Portanto, amostra é esse grupo de indivíduos que responderam à sua pesquisa.
Demografia é a ciência responsável pelo estudo das populações humanas fazendo uso de análises estatísticas e conceitos que auxiliam na compreensão da evolução desses grupos. A demografia é responsável pelo estudo das dinâmicas das populações humanas.
Número total de pessoas residentes em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a magnitude do contingente demográfico. Dimensionar a população alvo de políticas públicas de alcance social.
Uma população é definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada área geográfica, estando, portanto, sujeitos aos mesmo conjunto de fatores ambientais. Como dito na aula anterior, estes fatores influenciam o desempenho biológico dos indivíduos.
Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou população relativa, esse índice demográfico representa, portanto, uma média entre a área de um determinado lugar e o total de habitantes que nela se encontram.